Curso Online de Dificuldades de Aprendizagem: Intervenção em Sala de Aula
Não se espera deste curso esgotar as possíveis estratégias e ações produzidas pelo sistema de ensino, nem tampouco efetuar críticas nos p...
Continue lendoAutor(a): Ione Barbosa
Carga horária: 2 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 20 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
“Intervenção em Sala de Aula” -
Conteúdo Programático
Conteúdo Programático
Quais são as Dificuldades de Aprendizagem;
Diferenças entre as Dificuldades de Aprendizagem; de Transtornos/Distúrbios de Aprendizagem;
Orientação aos Professores e Pais;
Intervenções com Crianças com Dificuldades;
Atividade Lúdica como meio de Intervenção -
As informações divulgadas baseiam-se nas teorias de Piaget, Magda Soares e Skinner, uma vez que, o primeiro é precursor do desenvolvimento infantil, a segunda do conceito de alfabetização e letramento e o último é o pioneiro da definição de comportamento aprendido, bem como, da influência que o meio tem na relação com o outro.
-
O objetivo principal deste curso é abordar os métodos atuais utilizados no processo de ensino aprendizagem que envolvem a leitura e escrita para séries iniciais, bem como, as dificuldades encontradas no período da alfabetização e os possíveis problemas que resultam no fracasso escolar.
-
Não se espera deste curso esgotar as possíveis estratégias e ações produzidas pelo sistema de ensino, nem tampouco efetuar críticas nos procedimentos adotados por estes, mas propor uma reflexão sobre a responsabilidade dos envolvidos em identificar o melhor caminho para que o sujeito tenha sucesso ao aprender.
-
Qualidade no Processo de ensino Aprendizagem:
Como avaliar?Não é de hoje que este tema é discutido e conforme Soares (2011), a qualidade em alfabetizar esbarra em duas perspectivas, sendo que a primeira refere-se à busca de fatores determinantes da qualidade de ensino, tais como: metodologia aplicada, formação dos educadores e o meio em que a criança está inserida, bem como a dinâmica familiar. Já a segunda está relacionada com a compreensão de como se dá o processo de ensino aprendizagem com base nos resultados quantitativos, obtidos através de avaliações que buscam avaliar o desempenho da criança.
-
Porque a criança não Aprende?
-
Cada vez mais a alfabetização vem sendo motivo de estudos por diversos pesquisadores, especialmente no que diz respeito aos métodos que envolvem a aprendizagem da leitura e da escrita nas séries iniciais. De acordo com Soares (2011) nem sempre as crianças compreendem os códigos da escrita, uma vez que, cada idade tem o seu tempo de entendimento e apresentar uma mensagem que esteja além da capacidade da criança pode torna-se um problema. Contudo, em alguns casos o insucesso escolar pode gerar danos que o indivíduo carregará ao longo de sua vida. Por outro lado, é comum ouvir dos responsáveis pela educação que o sujeito não aprende porque não quer ou porque é preguiçoso.
Outrossim, o papel do professor é provocar desafios, promover ações reflexivas e permitir o diálogo e a interação entre pares. O educador deve estimular o interesse e o desejo do aluno para que este tenha vontade e prazer em aprender. É fundamental que os professores percebam o tamanho de sua responsabilidade, não somente na educação diária, mas também na forma de repassar o conteúdo, saber lidar com as diferenças, estabelecendo vínculo afetivo.
-
Contudo, pressupõem-se que, se
a aprendizagem não acontecer
de forma favorável poderá acarretar prejuízos ainda maiores na vida futura
do aprendente,
Tais como: baixa auto estima, insegurança, sentimentos de incapacidade, desmotivação para os estudos, entre outros -
Principais problemas de aprendizagem.
Os problemas de aprendizagem encontrados por alunos, pais e professores no processo ensino-aprendizagem durante a alfabetização são inúmeros e muitas vezes desconhecidos. É comum no âmbito escolar, muitas pessoas confundirem o termo “dificuldade” com “distúrbio” de aprendizagem. Desta forma, faz-se necessário entender a diferença entre estes dois conceitos.Segundo Colello (2010), “dificuldade na aprendizagem“ está relacionada a um estado indesejável, caracterizado como algo passageiro, passivo de resolução rápida, mediante intervenções específicas e mudança adequada de comportamento de acordo com a conduta escolar. Em contrapartida, “distúrbio de aprendizagem“, refere-se a um transtorno de ordem neurológica que pode afetar qualquer área do desempenho escolar e que tende a se agravar, exigindo, portanto, iniciativas mais especializadas.
-
Diferença entre Dificuldade
e
Distúrbio de aprendizagem
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Conteúdo Programático
- Contrate Nossas Palestras e Cursos: