Curso Online de APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Neste curso você aprenderá sobre: BNCC e o Currículo na Educação Infantil Avaliação na Educação Infantil O papel do Brincar Organizaçã...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Aperfeiçoamento em Educação infantil
-
BNCC E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo da Aula
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
Identificar as proposições curriculares para a educação infantil
Entender o processo de organização do trabalho pedagógico na educação infantil. -
A comunicação ocupa um papel de destaque na Educação infantil. É na interação com
outras pessoas que acontece a comunicação.
Segundo Vygotsky, isso ocorre porque a principal função da linguagem é a interação social,
pois traduz-se como um sistema simbólico básico entre os grupos sociais.
Neste sentido, desenvolver práticas educativas de Educação Infantil, implica e desenvolver
situações de aprendizagem em que as crianças se percebam como sujeitos ativos nas atividades
que envolvam oralidade, leitura e escrita.
-
Ainda, de acordo com Vygotsky no que se refere às concepções de aprendizagem e desenvolvimento, afirma que são processos interrelacionados desde o início da vida da criança.
É a interação da criança com seus pares e com adultos que possibilita a geração de novas experiências e conhecimentos.
-
BNCC E SUAS PROPOSIÇÕES PARA O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi aprovada no final de 2017, como um documento normativo, de caráter obrigatório, que contempla as diretrizes de aprendizagem.
Estas diretrizes são baseadas em competências e habilidades consideradas necessárias para o desenvolvimento infantil.
A BNCC tem como foco o desenvolvimento de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, vinculados à concepção de educar e cuidar.As práticas orientadas pela BNCC devem oportunizar experiencias envolvendo:
Práticas culturais de cuidado e autocuidado;
Afetividade e relações com o outro;
Apropriação de conhecimentos produzidos pelo seu grupo cultural e pela humanidade.
-
Brincadeiras e currículo
As crianças constroem e se apropriam de conhecimentos através de situações que envolvem o brincar e o interagir como experiencia. Estas experiencias possibilitam as aprendizagens, o desenvolvimento e a socialização.
Já a BNCC afirma que “a interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças”. (BRASIL,2017, P.37) -
Kishimoto (2010, p.01) afirma que quando optamos pela brincadeira na Educação Infantil, garantimos a cidadania da criança e ações pedagógicas de maior qualidade.
Vygotsky assinala que a brincadeira cria a zona de desenvolvimento iminente, impulsionando a criança para além do estágio de desenvolvimento que ela já atingiu. Afirma, ainda, que o brincar libera a criança das limitações do mundo real, permitindo que ela crie situações imaginárias.
No brincar se aprende, a educação é um ato intencional, sendo imprescindível a ação docente em todo o processo. -
Os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento (BRASIL,2017, p.36)
com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
diariamente, de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com seus pares e com adultos, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiencias emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
de todas as atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como escolhas de brincadeiras, materiais e ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
Brincar
Participar -
Cont.
como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidado, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Este direito permite que as crianças explorem o mundo ao seu redor, de forma envolvente e significativa, através de descobertas.Conhcecer-se
Explorar
-
Estes, se estruturam a partir de saberes e conhecimentos fundamentais para garantir a aprendizagem e desenvolvimento das crianças, os mesmos estão associados às suas experiências.
Os campos de experiências são arranjos curriculares que acolhem as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. (BRASIL,2017, p.40)
Campos de Experiências
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- BNCC e o Currículo na Educação Infantil
- Avaliação na Educação Infantil
- O papel do Brincar
- Organização do trabalho Pedagógico na Educação Infantil
- Leitura e Escrita na Educação Infanti