Curso Online de Educação Infantil - Contadores de História

Curso Online de Educação Infantil - Contadores de História

SEJA BEM VINDO AO CURSO Educação Infantil - Contadores de História

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 14 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

SEJA BEM VINDO AO CURSO Educação Infantil - Contadores de História

Desenvolvimento de cursos online. São mais de 1200 cursos apresentados em diversas áreas de formação.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Educação Infantil - Contadores de História

  • Seja bem vindo

    Ao curso

    Educação Infantil - Contadores de História

  • Curso livre

    Modalidade online.

    O curso Educação Infantil Contadores de História tem o intuito de compilar informações para que os interessados sobre a temática possam aprimorar seu conhecimento sobre as principais características da área, tais como: a contação de histórias como arte performática na era digital: convivência em mundos de encantamento; a arte dos contadores de histórias; história em quadrinhos na sala de aula.

  • A IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIAS

    Nos tempos antigos, era comum as pessoas se reunirem ao redor do fogo para contar histórias. Até hoje, podemos encontrar nas calçadas, nas praças, na casa dos parentes e vizinhos e durante as festividades, pessoas contando e repetindo histórias, preservando velhas tradições e costumes. Em muitas culturas africanas, por exemplo, o hábito de contar e escutar histórias é uma atitude que se mantém valorizada e ensinada de pais para filhos. Cada história carrega consigo uma lição, um ensinamento, que as crianças devem aprender e respeitar ao longo de suas vidas. 

  • É também contando e ouvindo histórias que resgatamos nossas memórias culturais e afetivas, fundamentais para descobrir quem somos e como lidamos com os outros. Diz-se muito que as pessoas que desenvolvem bem a habilidade de ouvir se tornam pessoas mais capazes de lidar com as diferentes questões do cotidiano. É aprendendo com as experiências dos outros que construímos melhores experiências no futuro. 

  • Em nosso dia a dia, sempre estaremos em contato com o ato narrativo, seja em casa, na escola, no trabalho ou em outros lugares. Sempre vamos, em algum momento da vida, ser ouvintes ou agentes ativos da criação de uma narrativa. 
    No Espaço do Conhecimento UFMG, na exposição Demasiado Humano, você pode conhecer um pouco mais desse universo narrativo nas ações educativas que acontecem nas Cosmogonias onde estão representadas as histórias de origem de diversas culturas do Brasil e do mundo que nos convidam a voltar a nos sentar “em volta da fogueira do relato”. 

  • Existem alguns elementos e técnicas que contribuem para que uma história fique cada vez mais interessante. Por exemplo, é importante ler bastante a história antes de contá-la, para entender bem o conteúdo que está sendo contado e dar informações precisas para quem está ouvindo. Outra técnica importante é sempre manter “contato visual” com o ouvinte, para que ele se sinta mais próximo da história e de você também.  Abuse da expressão corporal, como expressões faciais e movimentos com o corpo e procure mudar as entonações vocais. Pense em que voz dar para as personagens, de acordo com a sua personalidade. Se ela é bravo (voz grave), se é meiga (voz aguda), ou se é mais velha ou criança, assim você vai aumentar as características e criar mais detalhes para a história. Essas são as ferramentas fundamentais que permitem que se mantenha a atenção e o interesse do ouvinte na história contada.

  • Narração de histórias (também conhecido como Contação de histórias) é a atividade que consiste em transmitir eventos na forma de palavras, imagens, e sons muitas vezes pela improvisação ou embelezamento. Histórias ou narrativas foram compartilhadas em cada cultura e em toda a terra como um meio de entretenimento, educação, preservação da cultura e para incutir valores morais. Elementos cruciais de histórias e narrativas incluem enredo e personagens, bem como o ponto de vista narrativo.
    Segundo a National Storytelling Network (NSN), dos Estados Unidos, a definição de storytelling (narração de histórias em inglês) é esta: “storytelling é uma forma de arte muito antiga e uma valiosa forma de expressão humana usada de diversas maneiras.”

  • A narrativa é anterior à escrita, pois as primeiras formas de contar histórias eram geralmente orais combinadas com gestos e expressões. Além disso, alguns arqueólogos acreditam que a arte rupestre pode ter sido um meio de contar histórias de e para muitas culturas antigas.
     Os aborígenes australianos, por exemplo, pintavam símbolos nas paredes das cavernas como um meio de guiar o contador de histórias a se lembrar da narrativa. Sendo assim, a história foi então contada usando uma combinação de narrativa oral, música, arte rupestre e dança, uma vez que trazem a compreensão e o significado da existência humana por meio da lembrança e da encenação de histórias. Ademais, as pessoas usavam também os troncos esculpidos de árvores vivas e outros elementos da natureza, para registrar histórias em imagens, por escrito, ou ainda por através da tatuagem também, com informações sobre genealogia, afiliação e status social.[4]
    Com o advento da escrita e o uso de mídias estáveis e portáteis, as histórias foram gravadas, transcritas e compartilhadas em amplas regiões do mundo. Essas narrativas foram esculpidas, riscadas, impressas ou pintadas em madeira, bambu, marfim, ossos, cerâmica, tabuinhas de argila, pedra, livros de folha de palmeira, peles (pergaminho), tecido de casca de árvore, papel, seda, tela e outros tecidos , gravado em filme e armazenado eletronicamente em formato digital. As histórias orais continuam a ser criadas, de forma improvisada por contadores de histórias, bem como comprometidas com a memória e passadas de geração em geração, apesar da crescente popularidade da mídia escrita e televisiva em grande parte do mundo.

  • A narrativa moderna possui um amplo alcance, através das suas formas tradicionais (contos de fadas, contos populares, mitologia, lendas, fábulas etc.), e narrativa pessoal, comentário político e normas culturais em evolução. Contar histórias contemporâneas também é amplamente usado para abordar objetivos educacionais e informacionais, uma vez que carregam uma cultura consigo, uma informação, vivência de um grupo ou de grupos, sejam eles antigos ou mais atuais.
    Novas formas de mídia estão criando novas maneiras para as pessoas registrarem, expressarem e consumirem histórias. Ferramentas para comunicação de grupo assíncrona podem fornecer um ambiente para que os indivíduos reformulem ou reformulem histórias individuais em histórias de grupo, visto que essas histórias são frutos de memórias, que possuem um contexto definido, fazem parte da história da humanidade, que é coletiva.

  • Há também jogos e outras plataformas digitais, como as usadas em ficção interativa ou narrativa interativa, que podem ser usados para posicionar o usuário como um personagem em um mundo maior, como em uma narrativa em primeira pessoa. Documentários, incluindo documentários interativos na web, empregam técnicas narrativas de contar histórias para comunicar informações sobre seu tópico. Histórias auto reveladoras, criadas para seu efeito catártico e terapêutico, estão crescendo em seu uso e aplicação, como no psicodrama, terapia dramática e no teatro de reprodução. Portanto, contar histórias também é usado como um meio para precipitar mudanças psicológicas e sociais na prática das artes transformadoras.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Educação Infantil - Contadores de História
  • A IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIAS
  • A ARTE DOS CONTADORES DE HISTÓRIAS
  • ASPECTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA L.D.B.
  • HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
  • OS GENEROS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
  • O CONTADOR DE HISTÓRIAS: UMA NOVA PROFISSÃO?
  • INTRODUZINDO O GÊNERO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS
  • A IMPORTÂNCIA DO SABER CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
  • A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ARTE PERFORMÁTICA NA ERA DIGITAL: CONVIVÊNCIA EM MUNDOS DE ENCANTAMENTO
  • APRENDER PELA ARTE A ARTE DE NARRAR: EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS