Curso Online de Educação inclusiva: as possibilidades dentro das necessidades e ressignificando a realidade.

Curso Online de Educação inclusiva: as possibilidades dentro das necessidades e ressignificando a realidade.

O curso é um conteúdo básico e necessário para enterdermos a efetiva inclusão, além da garantia dos direitos em leis.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso é um conteúdo básico e necessário para enterdermos a efetiva inclusão, além da garantia dos direitos em leis.

Licenciada em Pedagogia e Geografia Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia Psicopedagogia Clínica e Institucional Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Atendimento Educacional Especializado



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Educação Inclusiva

    As possibilidades dentro das necessidades e ressignificando a realidade.

  • FORMAÇÃO PROFISSIONAL

    Licenciatura em pedagogia
    Licenciatura em geografia
    Especialista em metodologia do ensino de geografia
    Especialista em psicopedagogia clinica e institucional
    Educação especial e inclusiva e neuropsicopedagogia
    Atendimento educacional especializado

  • Um pouco sobre mim...

    SOU PROFESSORA DA REDE PÚBLICA HÁ UM POUCO MAIS DE 10 ANOS, já atuei TANTO COMO PROFESSORA COMO COORDENADORA PEDAGÓGICA. ATUALMENTE estou atuando COMO PROFESSORA EFETIVA NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA-BA, CONSIDERADA A SEGUNDA MAIOR CIDADE DA BAHIA. luto diariamente na sala de aula PELA INCLUSÃO E MUDANÇAS DAS PRÁTICAS, DENTRO DA REALIDADE QUE NÓS TEMOS, POIS NÃO É FÁCIL FAZER A INCLUSÃO ACONTECER SOZINHA. Por isso, devemos estar em busca constante por conhecimento, para exigir os direitos que temos garantidos nas leis, para o professor e para o aluno.

  • O curso será dividido nos seguintes tópicos:

    O QUE É DEFICIÊNCIA?
    DECLARAÇÃO DE SALAMANCA;
    ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA
    MARTINHO LUTERO ( REFORMA PROTESTANTE E INQUISIÇÃO CATÓLICA);
    DO SÉCULO XVI AO SÉCULO XXI (MUDANÇAS);
    NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS;
    Educação inclusiva X educação especial;
    Leis QUE asseguram a inclusão;
    Termos utilizados no dia a dia na convivência com pessoas com deficiência;
    Dificuldades de aprendizagem X transtornos de aprendizagem;
    Como incluir na sala de aula?
    Quais os apoios necessários para uma inclusão eficaz ?
    Dicas de livros e artigos;
    Dicas de documentos oficiais da educação.

  • O QUE É DEFICIÊNCIA?

    A lei define que pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo (pelo menos 2 anos) de natureza física, mental, intelectual, ou sensorial. Os impedimentos podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
    De maneira geral, o termo está relacionado com um alto grau de disfunção das funções psicológica, fisiológica ou anatômica do ser humano, uma vez que todos podemos sofrer algum tipo de deficiência no organismo.

  • Pessoa com deficiência (PcD)
    De acordo com a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma pessoa com deficiência, também identificada pela sigla PcD, é aquela que possui impedimentos de longo prazo, sejam eles de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que prejudiquem sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade com as demais pessoas.
    Entretanto, a convenção considera que a deficiência não está na limitação física da pessoa, mas na relação que ela possui com o meio em que convive, que podem impedir sua plena participação na sociedade.
    Desta forma, ela propõe um modelo social baseado na classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF), da Organização Mundial da Saúde (OMS), que descreve situações relacionadas com a funcionalidade e a acessibilidade do ser humano.

  • DECLARAÇÃO DE SALAMANCA

     Declaração de Salamanca é um documento considerado inovador porque proporcionou uma oportunidade única de colocação da educação especial dentro da estrutura de ‘educação para todos’, firmada em 1990, em Jomtien. Promoveu, dessa forma, uma plataforma que afirmou o princípio e a discussão da prática de garantia da inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais, bem como a conquista de seus direitos numa sociedade de aprendizagem.
    O texto concorreu também para a expansão do conceito de necessidades educacionais especiais, incluindo todas as crianças que não estavam se beneficiando da escola, seja por que motivo for. A partir desse documento, a ideia de “necessidades educacionais especiais” passou a implicar não apenas a inclusão das crianças com deficiências, mas de todas aquelas que estejam vivenciando dificuldades temporárias ou permanentes na escola. 
    O Brasil adotou a proposta da declaração de Salamanca , de 1994, e a partir de então, comprometeu-se com a construção de um sistema educacional inclusivo. (brasil,2000).

  • A deficiência na antiguidade e na idade média

    ANTIGUIDADE-
    NADA DE CONCRETO EXISTE QUANTO Á VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS FÍSICAS OU MENTAIS, DO VELHO E DO DOENTE NOS PRIMEIRoS NEBULOSOS E MUITAS VEZES ENIGMÁTICOS MILÊNIOS DA VIDA DO HOMEM SOBRE A TERRA. [...] (SILVA, 1987,P.28).
    PRATICAMENTE NÃO EXISTEM REGITROS TAMBÉM , A RESPEITO DA DEFICIÊNCIA NA ANTIGUIDADE. Entretanto, podemos encontrar, em alguns livros da época , assim como na bíblia, alguns dados que permitem deduzir quais os procedimentos adotados com os deficientes.
    A literatura da roma antiga relata que as crianças com deficiência, nascidas até o princípio da era cristã, eram afogadas por serem consideradas anormais e débeis. Na Grécia antiga, Platão relata no seu livro. A REPÚBLICA QUE AS CRIANÇAS MAL CONSTITUÍDAS OU DEFICIENTES ERAM SACRIFICADAS OU ESCONDIDAS PELO PODER PÚBLICO.( BRASIL,2002,P. 7).

  • IDADE MÉDIA
    A PARTIR DA IDADE MÉDIA , EM FUNÇÃO DE IDEIAS CRISTÃS, AS PESSOAS DEFICIENTES NÃO PODIAM MAIS SER EXTERMINADAS, PORQUE PASSARAM A SER CONSIDERADAS CRIATURAS DE DEUS. ENTRETANTO, ERAM ABANDONADAS À PRÓPRIA SORTE, DEPENDENDO DA BOA VONTADE E DA CARIDADE DE OUTRAS PESSOAS PARA GARANTIR SUA SOBREVIVÊNCIA.
    FOI NESSE PERÍODO, POR VOLTA DO SÉC.XIII, QUE COMEÇARAM A SURGIR ALGUMAS INSTITUIÇÕES PARA ABRIGAR OS DEFICIENTES, PRINCIPALMENTE OS MENTAIS.

  • A INQUISIÇÃO CATÓLICA

    O PODER ADQUIRIDO PELA IGREJA CATÓLICA FOI AUMENTANDO NO DECORRER DOS ANOS, CAUSANDO UMA SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL DE ABUSO E DE MANIFESTAÇÃO DO PODER. O DISCURSO RELIGIOSO ERA BAStanTE DIFERENTE DAS AÇÕES DE GRANDE PARTE DO CLERO. DIANTE DESSA SITUAÇÃO, COMEçARAM A SURGIR DISCORDANTES TANTO DENTRO DA IGREJA, ASSIM COMO FORA DELA. ESSES DISCORDANTES PASSARAM A SE MANIFESTAR CADA VEZ MAIS, COLOCANDO EM RISCO O PODER POLITÍCO E ECONÔMICO DA IGREJA. COmO FORMA DE SE PROTEGER DAS MANIFESTAÇÕES, A IGREJA INICIOU UM PERÍODO TRISTE DE PERSEGUIÇÃO, CAÇA E EXTERMÍNIO DE SEUS DISSIDENTES, SOB O ARGUMENTO DE QUE ERAM HEREGES OU “ ENDEMONINHADOS”.( BRASIL,2000,P.10).
    A indignação chegou a tal ponto que culminou na divisão da própria igreja. Martinho Lutero liderou um grupo, que formou uma nova igreja, a qual, desde seu início , caracterizou-se por padrões opostos aos que se haviam tornado práticas comuns. Esperava-se que com a reforma protestante, a situação das pessoas com deficiências melhorasse.

  • Biografia de Martinho Lutero
    Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI, que contestava o poderio da Igreja Católica, o comércio de cargos eclesiásticos, a venda de dispensas, de indulgências e de relíquias sagradas.
    O monge agostiniano reconheceu as deformações religiosas de sua época e afirmou que a salvação do homem seria apenas conquistada pela fé e, negou todo tipo de autoridade por parte de Roma.

    Na antiguidade a pessoa diferente era considerada sub-humana, já na idade média, a ideia de deficiência passou a ser considerada como metafísica (que leva as pessoas a pensarem em deficiência como castigo divino) de natureza religiosa e sobrenatural.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Educação Inclusiva
  • FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • Um pouco sobre mim...
  • O curso será dividido nos seguintes tópicos:
  • O QUE É DEFICIÊNCIA?
  • DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
  • A deficiência na antiguidade e na idade média
  • A INQUISIÇÃO CATÓLICA
  • O SÉCULO XVI AO XXI (MUDANÇAS)
  • Vamos entender a diferença entre educação inclusiva e educação especial?
  • O que os teóricos dizem sobre a educação inclusiva:
  • 5 princípios da educação inclusiva
  • Quais as Leis que asseguram a inclusão?
  • Termos utilizados no dia a dia na convivência da pessoa com deficiência
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM X TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
  • Tipos DE transtornos de aprendizagem
  • Como identificar se é transtorno ou dificuldade?
  • O que são Adaptações curriculares?
  • E o que é currículo?
  • Adaptações curriculares de grande e pequeno porte.
  • A inclusão na sala de aula
  • Adaptações de sistema de avaliação
  • Adaptações de temporalidade
  • Uso da tecnologia com alunos com necessidade educacionais especiais
  • Quais os apoios necessários para que a inclusão de fato aconteça?
  • Dicas de livros para leitura
  • Dicas de filmes
  • Dicas de leitura de documentos oficiais
  • Vídeo sobre inclusão
  • Vamos revisar?
  • Teste de conhecimento
  • Referências
  • Muito grata por ter comprado este curso!!! Contato: darlinepereira24@Hotmail.com me sigam no instagram: @darline.espacoinclusivo