Curso Online de CURSO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA
Informática educativa refere -se ao uso do computador e suas ferramentas no âmbito escolar, enquanto recurso pedagógico a ser utilizado ...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
MS ROSI
CURSO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA
-
APRESENTAÇÂO
APRESENTAÇÂO
OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS
ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela -
Informática educativa refere -se ao uso do computador e suas ferramentas no âmbito escolar, enquanto recurso pedagógico a ser utilizado pelo profissional docente. Embora o termo informática não seja o mais atual (comum na década de 80), o termo informática educativa continua sendo utilizado pelos profissionais da educação.
-
No âmbito escolar, também podemos considerar o computador como um dispositivo de tecnologia assistiva e portanto como um facilitador de inclusão escolar e social.
-
Exemplo do Auxílio da informática como recurso pedagógico na educação.
O objetivo da informática educativa é utilizar o computador - para acesso à internet e softwares educativo - enquanto recurso pedagógico para as aulas de diferentes disciplinas, incentivando a descoberta de informações e a construção do conhecimento tanto do aluno quanto do professor. -
Desta forma, cabe ao profissional docente refletir sobre as possibilidade para que as ferramentas computacionais contribuam efetivamente para a construção do conhecimento por seus alunos, e r isso perguntas sobre: "por que", "quando" e "como" usar o computador são fundamentais para auxiliar numa efetiva construção do conhecimento.
-
A depender do espaço físico e da grade curricular nas escolas, os alunos podem ter aulas da disciplina de Informática, ou caso não tenham esta previsão curricular (realidade da maioria das escolas públicas) podem ser realizadas visitas mediadas ao Laboratório de 'Informática' durante as aulas de outras disciplinas ou ainda no contraturno ao que o aluno é matriculado.
-
Geralmente, os Laboratórios de Informática nas escolas possuem um profissional docente responsável, mas dependendo do local pode-se contar com profissionais formados na área de TI.
-
Embora muitas escolas possuam essas tecnologias disponíveis, as mesmas muitas vezes não são utilizadas no potencial que deveriam, ficando muitas vezes os Laboratórios/Salas de Informática trancadas por falta de profissionais habilitados para atuarem na gerência, supervisão, orientação e manutenção das máquinas, assim como por falta de capacitação de alguns docentes para o conhecimento das potencialidades que este recurso pode agregar nas atividades em sala de aula.
-
Dar-nos conta de que a humanidade está em constante processo de transformação e acreditar que os homens constroem e reconstroem novas possibilidades para viver, leva-nos a entender a presença e os efeitos das produções e invenções do homem ao longo da história.
-
Os homens sempre foram mediados por outro objeto ou tipo de tecnologia, mas ao produzirem tecnologia, notadamente de comunicação digital, criaram um novo vínculo na relação homens/coisas, homem/tecnologia. Esse fato contribuiu para modificar o estar, o sentir, o fazer e também o ser dos homens, à medida que temos hoje dispositivos como telefones, computadores, satélites, cabos de fibra ótica, redes e outras invenções que auxiliam o nosso comunicar cotidiano.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- APRESENTAÇÂO
- REFERÊNCIAS
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- REFERENCIAS