Curso Online de CURSO APRENDIZAGEM POR PROBLEMATIZAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA
Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados,...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
NA ESCOLA INCLUSIVA
CURSO APRENDIZAGEM POR
PROBLEMATIZAÇÃO -
APRESENTAÇÂO
OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS
ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela
-
Aprendizagem
Aprendizagem
Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.
Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais. -
Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicologia, psicologia, educação e pedagogia.
-
Aprendizagem como um estabelecimento de novas relações entre o ser e o meio ambiente tem sido objeto de vários estudos empíricos em animais e seres humanos. O processo de aprendizagem pode ser medido através das curvas de aprendizagem, que mostram a importância da repetição de certas predisposições fisiológicas, de "tentativa e erro" e de períodos de descanso, após o qual se pode acelerar o progresso. Esses estudos também mostram o relacionamento da aprendizagem com os reflexos condicionados.
-
Algumas pesquisas começam a revelar que os sonhos têm um papel muito importante na aprendizagem e na formação de memória. Por exemplo, alguns cientistas observaram que, durante o sono o cérebro recorda coisas que aprendeu recentemente. Durante o sono de ondas lentas, a mente recorda novas memórias. Em seguida, no sono REM - em que acontecem os sonhos -. o cérebro trabalha para guardar essas memórias por um longo prazo.
-
Problematização
Problematização
Pedagogia da problematização um modelo de ensino contemplado no chamado Método Paulo Freire, onde a chamada a educação libertadora, a qual valoriza o diálogo e desmistifica a realidade é posta em prática.
Com isso, objetiva-se a transformação social por meio de uma prática conscientizadora e crítica. Neste contexto problematizar não se restringe a apenas apresentar questões, ultrapassando estas até chegar à discussão dos conflitos que fazem parte e mantém o problema apresentado. -
Problematização
Problematização
Problematizar é trazer a baila, ou a tona uma abordagem contextualizada . Neste sentido a palavra interdisciplinaridade cabe bem aqui. Isto nos faz pensar que os educandos tem conhecimentos prévios sobre determinados assuntos e o problematizar é fazê-los ver o conhecimento de um outro ângulo.
Um ensino-aprendizagem em que ambos educador educando aprendem juntos numa troca simultânea. -
Contextualizar é problematizar. É uma forma de abordar o conteúdo. Em uma sala de aula, por exemplo, é importante que o conteúdo não seja apresentado apenas de forma expositiva e descritiva pelo professor. O tema deve ser introduzido por alguma atividade em que se resgatem os conhecimentos prévios e as informações que o aluno traz, criando-se, assim, um contexto que irá dar um "significado" ao tema em questão, justificando ainda o fato de que ele será estudado a seguir.
-
Problematizar o assunto que irá ser tratado, convidando os alunos à reflexão. Perguntas bem colocadas, sem dúvida, promovem o interesse do aluno, que se sente desafiado a mobilizar seus conhecimentos para resolvê-las e, mais importante, estimulado a aprender mais a respeito a fim de construir explicações satisfatórias.
No processo todo, o estudante provavelmente irá abandonar, complementar ou reformular suas hipóteses iniciais, substituindo-as por outras mais adequadas. -
Está claro que a problematização não se restringe apenas ao início das atividades. A coleção Ciências: entendendo a natureza proporciona, ao longo do texto, várias oportunidades em que o aluno é desafiado e estimulado a pensar e a resolver problemas. Ensinar um aluno escrever tijolo é uma coisa, mas quando se mostra um tijolo e mostra-se sua funcionalidade estamos contextualizando e problematizando este elemento.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Aprendizagem
- Problematização
- AS QUESTÕES
- O que a escola deve trabalhar com seu aluno surdo?
- Níveis de Adaptações Curriculares:
- Linguagem da Libras
- Aprendizagem de Português (L2):
- Pressuposto básico para a Aprendizagem de uma L2
- Ponto principal antes de preparar sua proposta de Ensino a Língua Portuguesa para Surdos
- Ensino de uma L2:
- O problema
- Desse modo, devemos considerar a Língua Portuguesa:
- Estratégias de ensino de L2
- A Escolha de um texto deve explorar o Conteúdo Real
- A leitura de uma L2: (Quadros, 1997:97)
- Referências https://pt.wikipedia.org/wiki/Metodologia_ativa