Curso Online de BOLOS
Se você busca um rumo para a vida profissional, saiba que investir em um curso de Bolos pode ser uma excelente opção. De fato, esse merca...
Continue lendoAutor(a): Escola Victorious
Carga horária: 59 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Lidriele Coelho Barbosa
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CURSO DE BOLOS
-
MODULO 1 HISTORIA DA CONFEITARIA
A palavra confeitaria vem do latim “confectum” e significa aquilo que é confeccionado com especialidade. Trata-se de um único prato com recheio e formatos diferenciados, com um toque especial do confeiteiro ou personalizado de acordo com o gosto do cliente ou a finalidade que deve atingir.
-
Frase 1- Não há fontes concretas sobre a data e local de seu surgimento. Muitos dizem que surgiu através da culinária romana, onde se preparavam bolos e tortas com farinha, aveia, vinhos e até creme de leite, os quais resultavam em deliciosas iguarias.
Frase 2- Outros alegam que podem ter surgido, muito antes ainda, 1175 a.C., na corte do faraó Ramsés III.
Frase 3- Porém, foram nos mosteiros e conventos que muitos doces passaram a ser produzidos à base de mel, dando origem ao primeiro pão de mel da história e, posteriormente, a outras guloseimas, como o chocolate
-
Frase 4- No Brasil, a história da confeitaria tem início, após a Segunda Guerra Mundial, com a chegada de confeiteiros vindos da França, famosa por ser o centro gastronômico dos doces requintados, e confeiteiros vindos da Áustria, apresentando aos brasileiros, doces como o Stollen, o Apfelstrudel e outras delícias. Como naquela época, ainda não existiam docerias especializadas, estes confeiteiros tiveram que trabalhar em padarias, fazendo com que os brasileiros conhecessem a técnica de manuseio do chantilly, da massa folhada, do fondant e muitos outros.
-
É claro que os franceses e austríacos não foram os únicos a influenciar a nossa cultura de confeitaria que persiste até os dias atuais. Houveram outras influências como os italianos, alemães e portugueses, que ajudaram a criar doces verdadeiramente nacionais, como o quindim, baba de moça, bolo de fubá, queijadinha, entre tantos outros.
-
Os alimentos doces surgiram inicialmente com objetivo de servirem para comemorar eventos vinculados a datas festivas. Os primeiros registros apontam que no século I a.C o grande filósofo Cícero citou ter provado na Sicília, na Itália, um “tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, ou seja, deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite, o famoso cannolo siciliano.
-
Posteriormente, existem informações de receitas de cremes feitas com ovos, farinhas e adoçadas com mel, pois o açúcar, inicialmente usado como remédio, ainda não havia sido descoberto como alimento. Outro hábito bastante comum era caramelizar amêndoas e castanhas, o que hoje conhecemos como o mais próximo do nosso famoso pé de moleque.
-
O mais curioso é que esses alimentos eram ingeridos antes ou junto às refeições salgadas, pois além de ainda não existir o conceito de sobremesa, as pessoas também acreditavam que os doces “abriam” o apetite será o primórdio do Biotônico Fontoura? Foi somente em 1.200 d.C que surgiu a ideia de sobremesa, fazendo com que fosse então incorporado este novo hábito na cultura da sociedade.
-
Lá em meados de 1740, com o açúcar já utilizado como alimento, porém ainda restrito a um público mais seleto, foi descoberta a possibilidade de extrair da beterraba o mesmo teor de açúcar que se conseguia na cana, começando ali uma nova fase mais acessível para os confeiteiros da época. Naquele momento as pessoas iniciaram a transição de sair das cortes e abrir os negócios próprios, período este em que nasce o famoso e tão amado sorvete de massa.
-
Já no século XIX, com o início das viagens das embarcações marítimas em busca de especiarias como o açúcar, a canela, o cravo da índia, a noz-moscada e o arroz, aconteceu um dos grandes marcos para a história da confeitaria, pois a produção de pratos diferentes deu um salto considerável.
-
Logo após esse período de ascensão da atividade gastronômica foi criado o Bolo Genovês, conhecido hoje como o nosso pão de ló. E a partir desta receita foram desenvolvidos diversos outros tipos e sabores de bolos, surgindo os mais fofos, os aerados, mas todos ainda muito distantes dos bolos atuais.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- MODULO 1 - HISTORIA DA CONFEITARIA
- MODULO 2 - A HISTÓRIA DO AÇUCAR: O OURO BRANCO
- MODULO 3 - A HISTÓRIA DA FARINHA
- MODULO 4 - O PROFISSIONAL CONFEITEIRO
- MODULO 5 - O MERCADO DE TRABALHO PARA O CONFEITEIRO
- MODULO 6 - A HISTÓRIA DA CONFEITARIA
- MODULO 7 - NOÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
- MODULO 8 - CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS
- MODULO 9 - NOÇÕES SOBRE BPF (BOAS PRÁTICAS DE FABRIACAÇÃO)
- MODULO 10 - CONCEITOS DE HIGIENE PESSOAL, HIGIENE DAS HISTAL-
- AÇÕES E EQUIPAMENTOS
- MODULO 11 - ARMAZENAMENTO E CUIDADOS COM AS MATÉRIAS-PRIMAS NA CONFEITARIA
- MODULO 12 - A ARTE DE FAZER BOLOS
- MODULO 13 - DIVERSAS RECEITAS DE BOLO (+ de 70 receitas de Bolos)
- ALGUMAS DAS RECEITAS:
- -Bolo de Chocolate com Leite Ninho e Morangos
- -Bolo Ferrero Rocher com Brigadeiro Cremoso e Nutella
- -Bolo Frapê
- -Bolo Piscininha
- -Bolo Engorda Maria
- -Bolo Trufado de Chocolate
- -Bolo Pelado (NAKED CAKE)
- -Bolo Zebra
- - ENTRE OUTRAS