Curso Online de O sentimento de Culpa
Uma abordagem psicanalítica a respeito do sentimento de culpa e de que maneira é instaurado no sujeito.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Sentimento de Culpa
Sentimento de Culpa
Uma visão psicanalítica.
-
Sigmund Freud demonstrou em algumas de suas obras que o sofrimento Psíquico é de certa forma criado e cultivado pelo indivíduo como se fosse necessário.
-
‘’ É minha intenção representar o sentimento de culpa como o mais importante problema de desenvolvimento da civilização, e de demonstrar que o preço que pagamos por nosso avanço em termos de civilização é uma perda de felicidade pela intensificação do sentimento de culpa’’. (FREUD, S. 1976).
-
Por definição da Psicanálise, a culpa inconsciente é representada como onipotência, um sentimento oposto a vivência de responsabilidade pessoal
-
Assim, sofremos quando o mundo externo se recusa a satisfazer nossas necessidades. Como defesa, através do superego, controlamos nossos instintos. No conceito freudiano, o superego representa nossa moralidade. “O superego é, resumindo, o máximo assimilado psicologicamente pelo indivíduo do que é considerado o lado superior da vida humana” (Freud, 1933, p. 67)
-
O sentimento inconsciente de culpa baseia-se na ideia de que é consciência de algo, de um ato, de um pensamento, ou que surge em face de alguma coisa que fizemos ou deixamos de fazer; em outras palavras nós seríamos os causadores daquilo que nos leva, depois, a nos sentirmos culpados. (GUEDES, Paulo Sérgio Rosa. 2009)
-
Por definição da Psicanálise, a culpa inconsciente é representada como onipotência, um sentimento oposto a vivência de responsabilidade pessoal. Neste caso, culpa e responsabilidade pessoal são auto-excludentes.
-
Se por um lado a culpa nos deixa impossibilitados de adquirir liberdade, o sentimento de responsabilidade pessoal quando se torna consciente nos possibilita um controle de nossos atos e pensamentos.
-
Nos conceitos filosóficos, a liberdade é caracterizada como a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Também, principio fundamental para que o ser humano possa ser julgado acerca da responsabilidade de seus atos.
-
Condição sine qua non para a psicanálise, a liberdade de pensamento é o que torna possível para Freud o tratamento psicanalítico
-
Consciência e Culpa
Consciência e Culpa
Nietzsche (2009) faz uma apresentação da consciência como um processo de castração, em que domamos nossos instintos sob a defesa da memória e da culpa, elementos essenciais para a construção do homem.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Sentimento de Culpa
- Consciência e Culpa
- Inconsciente
- Sentimento Inconsciente de Culpa
- Referências Bibliográficas