Curso Online de Educação de Jovens e Adultos
A educação de jovens e adultos é fundamentalmente considerada como parte integrante da história da educação no Brasil, como uma das áreas...
Continue lendoAutor(a): Interagindo Com O Futuro
Carga horária: 40 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 300 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 9 no total
- Julivan De Matos Serafim
- Natália Santos Pimentel
- Diana Carvalho Assmar
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Curso
Educação
de Jovens e
Adultos
Certificado
40 h0ras -
Antes de dar inícios aos estudos quero-lhes primeiramente agradecer pela participação e qualquer dúvida sobre o conteúdo apresentado, poderá entrar em contato diretamente comigo ‘’autor’’ através da opção logo abaixo desta tela de estudos em
‘’Pergunte ao Autor’’.Em casos de dúvidas sobre o funcionamento do site,
certificados , apostilas e outros poderá entrar em
contato diretamente com a Buzzero.com pelo e-mail
buzzero@buzzero.comDesejo-lhe , bons estudos!
-
Educação
de Jovens
e Adultos -
Conteúdo programático neste tema:
Introdução Estrutura Organizacional Pedagógica Suporte legal da Educação de Jovens e Adultos Funções da educação de jovens e adultos Filosofia e Princípios Didático-Pedagógicos da Educação de
Jovens e Adultos Currículo: Língua Portuguesa Currículo: Artes Currículo: Língua estrangeira Moderna - Inglês Currículo: Matemática Currículo: Ciências Currículo: História Currículo: Geografia Currículo: Educação Religiosa O perfil do professor da EJA Atribuições do Coordenador da Educação de Jovens e Adultos Processos de Avaliação Anexos Bibliografia/Links Recomendados -
Introdução
1. RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
A educação de jovens e adultos é necessariamente considerada como parte integrante da história da educação no país, como uma das arenas mais importantes aonde vem se empreendendo esforços para a democratização do acesso ao conhecimento. Nesse sentido se faz necessário iniciar o presente curso fazendo uma revisão histórica das políticas educacionais que marcaram o seu desenvolvimento, discorrendo sobre os principais fatos que ocorreram nas décadas , a começar pela de 30 , até os dias atuais.
-
1.1. As Políticas Educacionais voltadas para a Educação de Jovens e Adultos
A educação básica de adultos começou a delimitar seu lugar na história da educação no Brasil a partir da década 30, quando finalmente começa a se consolidar um sistema público de educação elementar no país. Neste período a sociedade brasileira passava por grandes transformações, associada ao processo de industrialização e concentração populacional em centros urbanos, a oferta do ensino básico gratuito estendia-se consideravelmente, abrangendo setores sociais cada vez mais diversos.
-
A ampliação da educação elementar foi impulsionada pelo governo federal, mais precisamente a partir da experiência encabeçada por Anísio Teixeira, segundo explica PAIVA(1987, p. 172)
...a educação de adultos começa assumir importância desde o início dos anos vinte (20), embora englobada no problema mais geral da difusão do ensino elementar. A primeira manifestação importante que anuncia o desvinculamento da educação elementar é o Convênio Estatístico de 1931 no qual se inclui a categoria ensino supletivo. Por outro lado, a experiência do Distrito Federal chamou atenção para importância desse campo de atuação educativa.
-
A partir dessa experiência o Governo Federal passou a traçar diretrizes educacionais para todo o país, determinando as responsabilidades dos estados e municípios. Tal movimento inclui esforços articulados nacionalmente de extensão do ensino elementar aos adultos, especialmente nos anos 40.
Com o fim da ditadura de Vargas em 1945, o país vivia a efervescência política da redemocratização. A segunda guerra mundial recém terminara e a ONU - Organização das Nações Unidas – alertava para a urgência de integrar os povos visando à paz e a democracia.
-
Tudo isso contribuiu para que a educação de adultos ganhasse destaque dentro da preocupação geral com a educação elementar comum. Era urgente a necessidade de aumentar as bases eleitorais para a sustentação do governo central, integrar as massas populacionais de imigração recente e também aumentar a produção. Esse fato está de acordo com a afirmação de VIEIRA(1987, p. 77):
... a educação em cada fase da evolução histórica é sempre um produto cultural da sociedade, reflete os interesses nela dominantes, o que (para a sociedade onde há diversas classes) significa: preponderantemente os interesses daqueles que tem a direção da comunidade.
-
Nesse período a educação de adultos define sua identidade tomando a forma de uma campanha nacional de massa, a Campanha de Alfabetização de Adolescentes Adultos - CAAA, lançada em 1947. Pretendia-se, numa primeira etapa, uma ação extensiva que previa a alfabetização em três meses, e mais a condensação do curso primário em dois períodos de sete meses. Conforme PAIVA(1987, p. 189-190), seguiria depois uma “ação em profundidade”, voltada à capacitação profissional e ao desenvolvimento comunitário. Nos primeiros anos , sob a direção do professor Lourenço Filho, a campanha conseguiu resultados significativos, articulando e ampliando os serviços já existentes e estendendo-os às diversas regiões do país. Num certo período de tempo, foram criadas várias escolas supletivas, mobilizando esforços das várias esferas administrativas de profissionais e voluntários.
-
O clima de entusiasmo começou a diminuir na década de 50, iniciativas voltadas à ação comunitária em zonas rurais, tentadas através da Campanha Nacional de Educação Rural – CNER, não tiveram o mesmo sucesso e a campanha se extinguiu no final da década, caracterizando-se fundamentalmente pelo seu aspecto extensivo. Ainda assim, sobreviveu uma rede de ensino supletivo por meio dela implantada assumida pelos estados e municípios.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- Estrutura Organizacional Pedagógica
- Suporte legal da Educação de Jovens e Adultos
- Funções da educação de jovens e adultos
- Filosofia e Princípios Didático-Pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos
- Currículo: Língua Portuguesa
- Currículo: Artes
- Currículo: Língua estrangeira Moderna - Inglês
- Currículo: Matemática
- Currículo: Ciências
- Currículo: História
- Currículo: Geografia
- Currículo: Educação Religiosa
- O perfil do professor da EJA
- Atribuições do Coordenador da Educação de Jovens e Adultos
- Processos de Avaliação
- Anexos
- Bibliografia/Links Recomendad