Curso Online de O PAPEL DO PSICÓLOGO ENQUANTO PERITO FORENSE
Conhecer a legislação específica que suporta a actividade pericial. Compreender o conceito de objecto de perícia e quesitos. Compreende...
Continue lendoAutor(a): Europalearning
Carga horária: 7 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
02 / 34
-
Enquadramento legal da prova pericial e o papel do psicólogo enquanto perito forense
02 / 34
Enquadramento legal da prova pericial e o papel do psicólogo enquanto perito
forense -
CAPÍTULO 1
03 / 34
CAPÍTULO 1
Enquadramento legal da
prova pericial.Enquadramento legal da prova pericial e o papel do psicólogo enquanto perito forense
-
?
Objectivos:
Conhecer a legislação específica que suporta a actividade pericial.
Compreender o conceito de objecto de perícia e quesitos. Compreender o significado da prova pericial e do seu valor. Conhecer a especificidade do papel do psicólogo enquanto perito forense.Conteúdos:
Enquadramento legal da prova pericial.
O papel do psicólogo enquanto perito forense.Enquadramento legal da prova pericial e o papel do psicólogo enquanto perito forense
4 / 34
-
?
Uma das competências que um perito forense tem de ter, é conhecer a legislação que suporta a sua actividade.
Este conhecimento do Direito é essencial para que haja uma adequada articulação com os tribunais e para que o perito compreenda o que dele é esperado e de que modo pode o seu parecer/relatório servir a justiça.
A perícia, tendo por base o conhecimento científico é, desta forma, um elemento essencial para que o tribunal possa decidir de forma mais fundamentada.
Neste sentido, o perito deve estar consciente das implicações que um parecer ou relatório poderá ter na vida do examinando e não só (Agulhas & Anciães, 2015), na medida em que com frequência existem consequências jurídicas e pessoais.
Outra questão tem a ver com o conhecimento dos seus
direitos e deveres enquanto perito.Enquadramento legal da prova pericial e o papel do psicólogo enquanto perito forense
5 / 34
-
técnicos,
relatórios
Exames, pareceres sociais e perícias
?
O processo penal faz uma distinção entre exames, pareceres técnicos, relatórios sociais e perícias.Um exame (artigo 171.º do CPP) é um meio de obtenção prova, que pode passar pela análise das pessoas (vítimas ou suspeitos), dos lugares (análise dos vestígios) e das coisas (todos os indícios relativos ao modo como e ao lugar onde foi praticado).
Os pareceres técnicosdizem respeito, no caso da Psicologia, a relatórios realizados por psicólogos a pedido de uma das partes do processo.
O seu objectivo é influenciar a decisão judicial, através da autoridade técnica e científica de quem os emite (Latas, 2006).07 / 34
-
?
O relatório social diz respeito à informação sobre a
inserção familiar e sócio-profissional do arguido e, eventualmente, da vítima, elaborada pelos serviços de reinserção social, com o objectivo de auxiliar o tribunal no conhecimento da personalidade do arguido.São considerados uma assessoria técnica e não um meio de prova (Carmo, 2011; Latas, 2006).
Enquadramento legal da prova pericial e o papel do psicólogo enquanto perito forense
08 / 34
-
?
As perícias têm lugar, nos termos, quando a percepção ou apreciação dos factos exigirem especiais conhecimentos técnicos, científicos ou artísticos.
09 / 34
O CC também alude à existência de conhecimentos especiais para a percepção ou apreciação de factos, elementos estes que os julgadores por regra não possuem, como fundamento para a solicitação da prova pericial.
refere-se ainda à necessidade de uma avaliação pericial quando os factos, pela sua natureza, não devam ser objecto de inspecção judicial (atendendo, por exemplo, à reserva da intimidade).
-
?
A prova pericial e o seu valor
Enquadramento legal da prova pericial e o papel do psicólogo enquanto perito forense
10 / 34
Os exames, pareceres técnicos e relatórios sociais estão sujeitos à regra geral de apreciação probatória, ou seja, são apreciadas segundo as regras da experiência e a livre convicção das entidades competentes, nos termos do artigo Quer isto dizer que o tribunal pode apreciar livremente e tem legitimidade para se afastar de um parecer dado, sem que tenha necessariamente de justificar esse afastamento (Lima & Varela, 2010).
Também as perícias realizadas em processo civil são apreciadas livremente pelo tribunal “a força probatória das respostas dos peritos é fixada livremente pelo tribunal” (
-
?
Em processo penal verifica-se uma excepção em relação às perícias.
o juízo técnico, científico ou artístico inerente à prova pericial presume-se subtraído à livre apreciação do julgador.
O juiz deve fundamentar a divergência sempre que a sua convicção diferir do juízo contido no parecer dos
Desta forma, e como refere Carmo (2011) “o juízo técnico, científico ou artístico só pode ser afastado com argumentação igualmente técnica, científica ou artística” (p. 44).Significa isto que o perito, quando realiza uma avaliação pericial em processo penal, tem uma responsabilidade acrescida.
Enquadramento legal da prova pericial e o papel do psicólogo enquanto perito forense
11 / 34
-
Objecto de perícia e quesitos
?
O objecto de perícia é definido no despacho da autoridade judiciária, conforme estipulam, e pode corresponder, de forma simples apenas ao texto da lei, ou ser acompanhado de quesitos
específicos, aos quais o perito tem de responder.Em processo penal, os quesitos podem ainda ser solicitados pelo consultor técnico, mediante requerimento.
Se por qualquer motivo o objecto de perícia não for requerido, os peritos devem obrigatoriamente requerer que o mesmo seja definido
Enquadramento legal da prova pericial e o papel do psicólogo enquanto perito forense
12 / 34
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Enquadramento legal da prova pericial e o papel do psicólogo enquanto perito
- forense
- CAPÍTULO 1
- CAPÍTULO 2
- A avaliação
- 1. Antecedentes pessoais e
- 1. As queixas actuais com vista ao estabelecimento do quadro
- Na posse
- Na conclusão o perito terá de avaliar a existência, ou