Curso Online de Desenvolvimento de talentos nas organizações

Curso Online de Desenvolvimento de talentos nas organizações

Analise os desafios organizacionais e os obstáculos ao engajamento e à produtividade, identificando as melhores soluções. Desenvolva uma ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Analise os desafios organizacionais e os obstáculos ao engajamento e à produtividade, identificando as melhores soluções. Desenvolva uma perspectiva abrangente sobre o processo de gestão de carreira, considerando tanto as necessidades individuais quanto os objetivos da empresa. Aprenda a atrair e desenvolver talentos, visando ao sucesso das equipes e da organização como um todo.

Formado em Administração de empresas Especialista em Psicologia Organizacional Especialista em Docência do ensino superior Atuo como professor universitário Consultor empresarial Palestrante e Escritor



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • 1

  • CONTEÚDO DO CURSO

    Introdução
    Características do novo profissional de RH Gestor de pessoas
    Planejamento em gestão de pessoas Gestão da rotatividade e absenteísmo
    Recrutamento e seleção de pessoas Integração/Socialização
    Gestão de cargos, salários e carreira Programa de treinamento Universidade corporativa
    Gestão do conhecimento Estratégias para atração e gestão de talentos
    2

  • 3
    DICAS DE LIVROS PARA COMPLEMENTAR SEU CONHECIMENTO

    Livro 1 Decifre seu talento https://amzn.to/3SgVvCE

    Livro 2 Estratégias de aprendizagem: Como promove-las? https://amzn.to/48wWpRe

    Livro 3 Mapeamento de competências: Ferramentas, exercícios e aplicações em gestão de pessoas
    https://amzn.to/48O4e5f

    Livro 4 Soft Skills Habilidades do futuro para o profissional do agora
    https://amzn.to/4aTbGgB

    Livro 5 Planejamento de carreira e retenção de talentos https://amzn.to/4aQIPtv

    Livro 6 Os 5 desafios das equipes: Uma história sobre liderança https://amzn.to/3O5tOKp

  • 4
    INTRODUÇÃO
    Talentos são aqueles colaboradores que possuem as principais competências para ser um profissional de sucesso. Eles são fundamentais para o sucesso de uma organização, e por esse motivo são muito disputados. Então se você quiser mantê-los trabalhando na sua organização, uma boa opção é investir na carreira deles por meio do desenvolvimento de talentos.
    Qualquer organização que queira prosperar tem a capacidade de fazê-lo concentrando-se no ativo mais valioso que possui suas pessoas. O desenvolvimento de talentos desenvolver estrategicamente as habilidades dos funcionários com base nos objetivos organizacionais é a base da sustentabilidade de uma organização.
    Esforços contínuos para avaliar lacunas de habilidades, fornecer programas de treinamento e gerenciar o planejamento de sucessão levam a funcionários mais capazes e melhor desempenho organizacional.
    O desenvolvimento de talentos refere-se aos esforços para desenvolver as habilidades dos funcionários. Isso ocorre ao mesmo tempo em que são identificadas novas capacidades e oportunidades para ajudar essas pessoas a atingir as metas organizacionais. Isso garante que uma organização permaneça competitiva no mercado global em constante mudança.
    Uma das estratégias de todo setor de Recursos Humanos, que visa manter a empresa competitiva e inovadora, é, sem dúvidas, a realização da gestão de talentos. O RH o grande responsável por gerenciar os talentos numa organização, mostrando como cada um deles é peça importante no sucesso da empresa.
    Hoje em dia, quem não investe em competências, perde competitividade, afinal, por mais modernos que sejam os recursos tecnológicos usados na organização, quem programa todas as funções ainda é o talento humano.
    Empresas são feitas de pessoas, e são essas pessoas que precisam ser valorizadas, seja por meio de benefícios ou simplesmente pelo fato da organização se importar em ouvir opiniões no ambiente de trabalho. Tudo que demonstre o valor do funcionário, de alguma forma colabora para retê- lo.

  • 5
    Na prática, para gerir os talentos na empresa o gestor de RH precisa, além das tarefas corriqueiras que já realiza, incluir ainda mais ações que mantenham o colaborador alinhado com a organização, como:
    Otimização do processo de recrutamento;
    Oferecer um programa de onboarding para os novos talentos;
    Oferecer incentivos e reconhecimento real aos colaboradores;
    Melhorar os benefícios;
    Ser transparente;
    Investir na capacitação dos profissionais;
    Tornar os processos mais flexíveis.
    Nem sempre um único gestor consegue desempenhar tantas funções, e contar com o auxílio de empresas que oferecem serviços de terceirização de Recursos Humanos, pode ser uma forma de ter uma gestão estratégica de talentos realmente efetiva.
    Partindo da premissa que o capital humano deve ser a principal prioridade nas empresas para que elas possam crescer, é imprescindível entender suas individualidades, por meio do mapeamento de perfil comportamental, oferecendo oportunidades para que ele também cresça junto com o negócio.
    Além disso, quando a gestão proporciona um ambiente de trabalho inspirador para os colaboradores, com boas lideranças, cultura organizacional com objetivos claros, clima organizacional motivador, dentre outras ações, ela proporciona uma experiência única ao profissional.
    Assim, com colaboradores motivados e satisfeitos, esse impacto positivo na equipe refletirá diretamente na satisfação do consumidor final, trazendo os melhores resultados ao negócio.
    Ainda, uma empresa que sabe desenvolver seus talentos, transforma os colaboradores em “garotos-propaganda" da marca. Isso porque, eles falarão bem da sua marca para amigos e familiares, além de propagar em suas redes sociais todas as ações promovidas para o seu bem-estar e desenvolvimento profissional.

  • 6
    FORMAS PARA REALIZAR A GESTÃO DE TALENTOS
    Saber como as empresas devem agir para reter seus talentos é essencial para que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Na prática, o gestor de talentos, na maioria das vezes parte do RH, deve seguir alguns passos para conquistar pessoas com virtudes semelhantes às da empresa.
    Feedback contínuo
    Assim como a empresa gosta de se posicionare apresentar pontos a melhorar para os colaboradores, muitos funcionários também gostariam de ter a oportunidade de falar o que pensam. Estimular o feedback, de ambas as partes na relação patrão e colaborador, pode tornar a retenção de talentos muito mais fácil.

    Avaliações de desempenho
    A empresa precisa avaliar o desempenho dos seus talentos, para entender se as ações de gestão estão surtindo efeito nos resultados. Essa avaliação pode ser feita através do acompanhamento de relatório e métricas de desempenho de cada funcionário.

    Remuneração e benefícios
    Depois que o profissional é estabelecido na empresa, a principal função do RH é reter esse talento na organização. Desenvolver medidas como boa remuneração, benefícios, oferecer um ambiente de trabalho agradável, acompanhar as aspirações profissionais do funcionário, dentre outras podem estimular o trabalhador a continuar na empresa.
    Dica extra: Atentar-se a saúde financeira do profissional pode, além de melhorar os vínculos da organização com o funcionário, tornar o talento mais atento às suas finanças. Menos gastos significa menos estresse financeiro, ou seja, funcionário mais focado e feliz.

  • 7
    Treinamentos e capacitações
    Não basta apenas atrair o bom profissional, hoje em dia é necessário investir no conhecimento desse talento, para que ele se mantenha na empresa que o ajudou a se desenvolver. Além do tradicional treinamento de função, a empresa pode oferecer cursos, treinamentos, palestras, e tudo mais que desenvolva o potencial do seu funcionário.
    Todo investimento em treinamentos e capacitações, tende a fortalecer o crescimento da empresa e do profissional, esse crescimento pode ser notado principalmente nos resultados da organização.

    Comunicação transparente
    A empresa precisa saber se comunicar bem, da forma mais transparente possível com os seus colaboradores.
    Desenvolver uma comunicação assertiva, reduz a possibilidade de ruídos de comunicação causarem problemas. Quanto mais clara for a comunicação, mais maduro e profissional será o relacionamento entre empresa e funcionários.

    Invista em formação profissional
    Outra maneira de desenvolver talentos é incentivar a formação profissional. Graduações, MBAs, cursos avulsos e treinamentos são maneiras de aperfeiçoar o talento. Então, ofereça descontos, benefícios, bolsas de estudo e gratificações para os colaboradores que desejarem se aprimorar nos estudos.
    Dessa forma, o talento traz novos conhecimentos para o negócio e ao mesmo tempo a empresa investe na carreira e nos objetivos individuais do colaborador.

    Invista em soft skills
    Para ser um profissional completo, não basta ter apenas competências técnicas, é preciso que o colaborador tenha habilidades comportamentais, ou soft skills, para garantir a qualidade do trabalho.

  • 8
    Por isso que oferecer treinamentos de soft skills também faz parte do desenvolvimento de talentos.

    Faça planejamento de carreira
    O planejamento de carreira é a forma de alinhar as expectativas do colaborador em relação ao seu trabalho na empresa, e também da empresa em relação a ele. Esse planejamento ajuda o talento a perceber o caminho que precisa trilhar para se desenvolver na organização e assim, os gestores poderem ter uma visão estratégica de futuro.
    Deixar isso claro mostra que a empresa é transparente, se importa com os desejos do colaborador e está disposta a ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Isso contribui para um clima organizacional mais saudável, aumenta a satisfação e evita expectativas frustradas de ambos os lados.
    A maneira mais comum de fazer isso é utilizando um Plano de Desenvolvimento Individual, ou PDI. Ele é um documento no qual você registra o planejamento de carreira do colaborador e a evolução dele até chegar nesses objetivos. É a forma mais clara e organizada de visualizar o aperfeiçoamento do profissional.
    ALGUMAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE TALENTOS
    A gestão de talentos exige boas práticas para que os resultados positivos sejam alcançados. Veja alguns fatores que influenciam em uma gestão eficaz.
    Crescimento recíproco
    Para uma empresa crescer, é essencial ter planos de desenvolvimento interno, que permitam aos colaboradores avançar na hierarquia. Se uma pessoa se sente presa na mesma posição há anos e não recebe incentivos à progressão, é provável que procure outras alternativas fora da empresa.
    É importante que os profissionais se sintam motivados por planos de desenvolvimento individuais que lhes permitam desenvolver qualidades e

  • 9
    habilidades, além contar com ferramentas de aprendizagem atualizadas e competitivas.

    Satisfação no trabalho
    Não há nada pior do que negócios onde predomina um clima social negativo. O desempenho das pessoas é muito menor, pois sua atenção costuma ser dividida entre suas obrigações com suas funções e tarefas e a distração ou preocupação com o aparecimento de tensões ou conflitos.
    Promover uma convivência saudável, fortalecer os laços da equipe e eliminar ambientes ou situações adversas é vital para criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam felizes e possam realmente trabalhar juntas.

    Cultura organizacional
    Missão, visão, valores e filosofia de uma empresa são os elementos que compõem a cultura organizacional, mostram o lado humano da organização e devem ser conhecidos e compartilhados entre seu capital humano.
    Os objetivos da empresa devem estar atrelados aos objetivos de seus colaboradores e vice-versa. Da mesma forma, a empresa deve permitir que seus funcionários compartilhem seus objetivos pessoais, a fim de gerar uma harmonia entre o cotidiano e a filosofia empresarial.

    Cargos e salários
    Os colaboradores têm diferentes funções, habilidades e responsabilidades. É por isso que devemos pensar em gerar um sistema de remuneração personalizado, que ofereça benefícios e ferramentas aos funcionários com base em seu papel e desempenho.
    Por meio de compensações justas, os trabalhadores se sentirão mais motivados a se esforçar pela equipe e pela empresa e ser a melhor versão de si mesmos.
    O trabalho do RH deve sempre estar focado em encontrar e manter os talentos mais adequados para cada cargo, bem como para o desenvolvimento a longo prazo de suas habilidades.

  • 10
    PROCESSOS QUE POSSUEM VÍNCULOS COM A GESTÃO DE TALENTOS
    Mas como construir uma boa estratégia de Gestão de Talentos a partir do zero? Não vamos enganá-los, as empresas que não deram importância à gestão de pessoas têm muito trabalho pela frente.
    Qualquer estratégia de sucesso na gestão de talentos tem que ter esta série de passos:
    Gestão de talentos com planejamento estratégico
    Nada acontece por acaso. É possível que determinadas variáveis melhorem de uma maneira aparentemente casual, mas na maioria das vezes este crescimento é o resultado de um trabalho bem planejado.
    Ter um plano estratégico de gestão de talentos é o primeiro passo para implementar esta filosofia de Recursos Humanos em qualquer empresa. Ser conciso e adaptar às características da empresa e seus objetivos coorporativos é fundamental.

    Gestão de talentos no recrutamento
    O processo de recrutamento é o primeiro momento para colocar em prática a Talent Management. É importante enfrentar cada processo deste tipo com o intuito de atrair os melhores talento e, que além disso, eles permaneçam na empresa por muito tempo.

    Identificação de talentos internos
    Atrair os melhores talentos é uma opção para crescer e incorporar novas habilidades à empresa. Mas por que não promover os funcionários que também têm as competências que a empresa precisa? A identificação de talentos pode acelerar o preenchimento de novos cargos e, ao mesmo tempo, é um reforço muito positivo para a motivação de toda a força de trabalho.
    Detectar corretamente os talentos internos requer levar em consideração diferentes parâmetros (produtividade, grau de resolução em vários campos,

  • 11
    treinamento), o que pode ser uma carga de trabalho pesada para a área
    de RH.

    Treinamento de talentos na empresa
    Uma das tendências mais importantes nesta área é a formação continuada. De acordo com esta visão, todos os profissionais são obrigados a atualizar ou ampliar periodicamente seus conhecimentos e habilidades.
    EXEMPLOS DE GESTÃO DE TALENTOS
    Intel, gestão de talentos baseada na escuta ativa
    A gigante dos microprocessadores Intel é atualmente uma das empresas mais desejadas pelos trabalhadores em todo o mundo, devido a suas ótimas políticas de gerenciamento de talentos.
    A Intel se destaca por seu uso inteligente das pesquisas de satisfação no trabalho. Por exemplo, em 2012, a empresa lançou a famosa iniciativa “Bring-Your-Own PC Employee Stypend”, cujo objetivo era estudar que tipos de benefícios eram mais apreciados por seus colaboradores.
    Ná época, a Intel entrevistou mais de 5.000 trabalhadores em todo o mundo e reformulou completamente sua política de global benefits.

    Gestão de talentos na Estée Lauder
    A empresa de produtos de beleza Estée Lauder, com mais de 1.600 funcionários em todo o mundo, é outro bom exemplo de gestão de talentos humanos. A empresa está consciente da importância de seus colaboradores e, portanto, apostam em cuidar deles da seguinte maneira:
    Convênios com restaurantes, ginásios e outros estabelecimentos.
    Presente de determinados produtos de marca para que eles possam usá-los e se tornar embaixadores para clientes ou amigos.
    Benefícios sociais tais como seguro de vida, prêmios de férias, planos de pensão, etc.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Introdução
  • Características do novo profissional de RH
  • Gestor de pessoas
  • Planejamento em gestão de pessoas
  • Gestão da rotatividade e absenteísmo
  • Recrutamento e seleção de pessoas
  • Integração/Socialização
  • Gestão de cargos e salários
  • Programa de treinamento
  • Universidade corporativa
  • Gestão do conhecimento