Curso Online de Planejamento e organização de eventos de lazer - No formato de uma estória fictícia (LANÇAMENTO)
Todos nós sabemos da agitação que existe em todos os lugares desta nação, seja no trabalho, no trânsito e dentro de casa; contribuindo pa...
Continue lendoAutor(a): Roger Victor De Oliveira
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 200 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 3 no total
- Dilmara Calixto Maciel
- Rafael Vander Dos Santos Silva
- Fatima Costa
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
seja bem vindo!
sou o roger victor de oliveira e preparei este curso para informar o setor de eventos de lazer, das condições básicas e necessárias para o planejamento e organização de um acontecimento deste tipo.
neste curso você vai aprender as técnicas para a realização de um evento de lazer através de uma estória fictícia, que se passa numa cidade municipal, cujo objetivo é associar a imagem da cidade para com os eventos de lazer, e assim atrair o público de todo o país.
em cada capítulo haverá a explicação técnica e a estória que você deverá fazer parte também.
coragem, vontade e perseverança para este novo desafio, siga em frente e estude. mãos a obra!
-
O QUE FAZER PARA ATRAIR OS TURISTAS?
o que fazer para atrair os turistas?
mentópolis é uma cidade que tem atrativos naturais belíssimos que não são conhecidos pelo povo brasileiro em sua totalidade, possue também uma boa estrutura para receber qualquer tipo de visitante. o município vive um caos no turismo, pois os empresários deste segmento estão à beira da falência, sem demanda para suas ofertas. uma reunião entre o prefeito, seus assessores e empresários da cidade, foi realizada a fim de encontrar uma solução para reverter esta estória. decidiram fazer uma série de acontecimentos que atraíssem os turistas, mas não sabia como e nem o que fazer. criaram uma assessoria de eventos que tentariam resolver este problema.
inúmeras reuniões aconteceram até encontrar uma possível saída para esse problema. levantamentos foram feitos sobre o município para averiguar a sua atual infraestrutura. além de ter um clima agradável, encontram-se 03 restaurantes de comidas variadas, 02 hoteis-fazenda; 03 pousadas; 01 albergue; 02 hotéis de estrada; 02 clubes; 01 parque natural; 01 bosque com trilhas; 01 boate; 01 espaço de lazer na beira do rio garrafinha; 02 academias; 02 agências bancárias; 02 supermercados; 01 rodoviária; 01 estação ferroviária; 01 terminal fluvial; um bom sistema de transporte e saúde; comércio sortido e telecomunicações; uma delegacia e grande efetivo de policiais.
dos atrativos da cidade todos os moradores já tem conhecimento. mas como fazer para que outras pessoas descubram as belezas deste município? propagandas? o que fazer para atrair os turistas? promoções em hotéis? anúncios em jornais? blitz nas rodovias que passam próximo ao município de mentópolis? qual o caminho a seguir para transformar esta cidade num centro turístico? qual a característica de mentópolis? -
mais reuniões acontecem com exaustivas discussões, brainstorming, apresentações de propostas de empresas de eventos, pesquisas e outros. resolvem fazer um levantamento das condições gerais do município e das possibilidades de novas ações. fizeram uma exposição da classificação de eventos quanto à dimensão, frequência, participação, objetivo, localização, alcance do público, área de interesse, escopo geográfico e tipologia.
a comissão de eventos do município de mentópolis é composta por 05 pessoas: josué, marcos, andré, betina e lúcia. começaram a trabalhar arduamente para desenvolver o primeiro evento que trará um grande desenvolvimento para o município e reconhecimento nacional. -
VAMOS OFERECER UM EVENTO ESPORTIVO?
vamos oferecer um evento esportivo?
o prefeito estava empolgado e perguntava a comissão: vamos oferecer um evento esportivo? todos responderam: vamos sim senhor prefeito. imediatamente decidiram candidatar mentópolis a cidade-sede do campeonato brasileiro dos esportes de aventura daquele ano que também se preparava para ser conhecido como maior centro de atrativos naturais do país. o campeonato nacional era um evento de grande porte e a candidatura ficou para fortaleza, porque além de suas belezas naturais, tinha uma enorme infraestrutura para receber um evento de grande porte, o que mentópolis ainda não possuía.
o prefeito da cidade não conseguiu entender por que o seu município não tinha condições de promover um evento de grande porte. ele acreditava que quanto maior for o evento maior será o faturamento da prefeitura e comércio local.
marcos e andré, integrantes da comissão de eventos optaram em desenvolver algo que oferecesse lazer. betina concordou, pois o município é rico em belezas naturais, que é ótimo para a realização de qualquer tipo de lazer. josué fala que o lazer é o uso do tempo livre que sirva para “desopilar” a mente de todo nós e nos forneça mais energia para enfrentarmos o nosso cotidiano, completa lúcia.
o prefeito fica mais confuso, então a comissão de eventos cria o nome de um evento, que transmita lazer e explica ao administrador de mentópolis como os eventos são classificados para que as dúvidas sejam sanadas.
-
pode parecer complicada essa classificação, mas é bastante simples. veja, por exemplo, como classificar o campeonato brasileiro dos esportes de aventura e o festival de caminhadas noturnas nas trilhas serranas de mentópolis, o primeiro evento criado pela comissão de eventos da prefeitura de mentópolis.
campeonato brasileiro dos esportes de aventura
-
festival de caminhadas noturnas nas trilhas serranas de mentópolis
o que aconteceu até agora foi à concepção do evento (incorporação da ideia) que faz parte do pré-planejamento.
-
POR QUE OFERECER UM EVENTO DE LAZER?
por que oferecer um evento de lazer?
o prefeito de mentópolis pergunta por que oferecer um evento de lazer? betina, fala: senhor prefeito, já que o município é repleto de atrativos naturais, vamos oferece algo que misture natureza, paz, alegria e diversão; ou seja, lazer! josué também diz que mentópolis é o lugar ideal para a prática do lazer em diversos tipos de eventos. marcos, andré e lúcia, buscaram mais conhecimentos sobre o uso do lazer, pois teriam que caracterizar o município de mentópolis com o objetivo proposto.
os eventos tiveram início no século xix, visando à divulgação comercial ou cultural de um local.
os primeiros indícios dessa tendência foram às feiras e mostra de equipamentos e materiais na alemanha e estados unidos. somente no pós-guerra é que as ideias e conceitos de eventos realmente se afirmaram. naquele período, os homens de negócios passaram a buscar meios para divulgar e comercializar seus produtos. assim, grupos de interesses em comum começaram a reunir-se para vender seus produtos a baixos custos. uma receita simples para a conquista de um público cada vez maior.
o sucesso foi enorme e deu origem a mais ideias e novos locais para eventos. para que essas ideias pudessem ser concretizadas, algumas pessoas deveriam reunir-se para escolher o local, determinar regras e formas de montagem e definir os meios de divulgação. era preciso planejar toda a sua estrutura e organização, além de tomar diversas outras medidas para a implantação e operacionalização da ideia, entenda-se uma empresa de eventos. segundo a escritora e mestre em turismo ilka paulete svissero tenam, evento é sinônimo de acontecimento não rotineiro, fato que desperta a atenção, um eclipse, um nascimento ou uma descoberta. já cristina giácomo, doutora em comunicação e profissional da área, considera evento como um mix da comunicação, que tem por objetivo minimizar esforços, fazendo uso da capacidade sinérgica da qual dispõe o poder expressivo no intuito de engajar pessoas numa ideia ou ação. -
o mercado de eventos é muito expansivo, pois existem várias áreas de interesses, como: social, esportivo, religioso, cívico, moda, empresarial, técnico-científico, promocional, cultural, gastronômico, lazer, turístico, folclórico, dentre outros. o evento deve atender as expectativas daqueles que nele participam, pois tudo são novidade e momento de alegria e novas descobertas. o evento pode ser uma forma de lazer para diversos tipos de pessoas que ousam usar o tempo livre de forma organizada através de um conjunto de ações previamente planejadas, com objetivos semelhantes daqueles ao seu redor, seguindo uma sequência lógica de preceitos e conceitos administrativos.
o lazer é um direito social assegurado no artigo 6º da constituição da república federativa do brasil. mesmo sendo legalmente garantido a sua consecução encontra-se distante da realidade, principalmente por três fatores determinantes, que são: a falta de acesso da maior parte da população, a pequena oferta de ações de educação para e pelo lazer e a escassez de profissionais capacitados para a organização dessas atividades. o conceito de lazer já exige maiores reflexões na sua interpretação, dado o seu caráter interdisciplinar e de enfoque multiprofissional, cujo entendimento dependerá da vertente predominante das linhas antropológicas, sociológicas e psicológicas. -
após a década de 70, os conceitos de lazer têm gravitado em torno de três eixos básicos; do tempo de não trabalho, do espaço de sua vivência e da atitude do indivíduo.
o lazer é realizado no tempo livre de cada um e que possui, em sua essência, o livre arbítrio, ou seja, também são denominadas atividades discricionais. esta denominação é utilizada principalmente porque tais atividades não trazem em si qualquer sentido de obrigatoriedade ou uma relação restrita.
é o uso que se faz do tempo liberado. é um meio privilegiado para a manifestação de hábitos, culturas e expressão das mais diferentes formas. hoje, é um dos temas mais discutidos no âmbito das atividades de eventos, uma vez que se torna uma necessidade básica das sociedades urbanas.
de acordo com a minha experiência no mercado de eventos e de observá-lo constantemente; evento de lazer é uma ferramenta de diversão que acontece de forma ordenada e organizada, atraindo pessoas com objetivos semelhantes, para fugir das alienações do cotidiano. -
entramos na etapa do pré-evento, na fase principal do planejamento do evento, nos levantamentos escolhidos, pois já saímos da concepção. vamos analisar o que foi escolhido e no final criaremos um check-list para nos orientarmos e não nos esquecermos de nada, pois temos que planejar corretamente este evento.
objetivo
para o primeiro evento oficial de mentópolis, a comissão quer desenvolver uma programação festiva, exótica e enérgica, no formato de um evento de lazer durante a madrugada, com nível de exigência nacional.
será uma recreação. a linguagem usada deve ser resumida, clara e direta, para o fácil entendimento da população.
tipo de evento
a área de interesse deste evento será de lazer. o município oferece diversos atrativos naturais que contribuem para o relaxamento pessoal, através de qualquer acontecimento que gere disposição de usar o tempo livre. o tipo de evento será social e demonstrativo. a tipologia de eventos é ampla, pois abaixo segue um quadro explicativo.temos que planejar corretamente este evento.
-
local
o evento será realizado nas montanhas que se situam aos arredores do município de mentópolis. existem dez trilhas temáticas com vistas exuberantes e que exigem um bom preparo físico. o evento será fixo.
devem ser consideradas as facilidades de acesso e as atrações, as condições de hospedagens, o trânsito local, o abastecimento de água e energia, as condições climáticas, a telecomunicação viável, os meios de transportes das principais cidades da região ao local do evento e os espaços físicos para instalações de stands.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- O QUE FAZER PARA ATRAIR OS TURISTAS?
- VAMOS OFERECER UM EVENTO ESPORTIVO?
- POR QUE OFERECER UM EVENTO DE LAZER?
- AGORA VAMOS ORGANIZAR O EVENTO PLANEJADO
- VAMOS DIVULGAR O EVENTO
- COMEÇOU O ESPETÁCULO!
- TERMINOU O ESPETÁCULO!
- O ESQUEMA DE SEGURANÇA DO EVENTO FOI EXCELENTE.
- QUAL SERÁ O PRÓXIMO EVENTO PESSOAL?
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS