Curso Online de O que fazer ao procurar emprego?
Este material traz dicas para você que precisa de ajuda na hora de procurar emprego.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Procurando emprego
Procurando emprego
-
CURRÍCULO
CURRÍCULO
A palavra currículo significa “pista de corrida”, ou seja: caminho, percurso, jornada, trajetória. Existem diversos tipos de currículos, utilizados em distintos contextos. No entanto, o enfoque deste curso é sobre o “curriculum vitae” – aquele documento que agrega, resumidamente, as experiências escolares/acadêmicas e profissionais de uma pessoa.
-
O currículo é um documento que auxilia as empresas na hora em que necessitam contratar um funcionário.
Geralmente, as pessoas interessadas em trabalhar numa determinada empresa, ou cargo, enviam o seu currículo para a pessoa que irá contratar o novo funcionário. Esta pessoa pode ser denominada de “selecionador”. -
O selecionador, então, tem diante de si alguns currículos. Talvez tenha 1, 10 ou até mais de 1000! Na maioria dos casos a empresa tem pressa na contratação, por isso, precisa se organizar e administrar bem o seu tempo.
Então, cabe ao selecionador ver cada currículo e decidir quem serão as pessoas que possuem as características que mais se adéquam à necessidade da empresa. Ele vai avaliar o conhecimento que a pessoa construiu, através de sua vida escolar, os cursos que realizou e também observará quais as atividades profissionais que a pessoa já desempenhou. -
Mas, antes de analisar minuciosamente o seu currículo,
ele geralmente dá uma olhada rápida na apresentação gráfica, ou seja, a “carinha” do seu currículo. Se for um currículo de 10 páginas, com letrinhas minúsculas, ele pode descartá-lo imediatamente. O mesmo pode acontecer com os currículos escritos à mão, cheios de borrões ou com letras indecifráveis.
Currículos cheios de pompa, com adesivos e letras
coloridas, podem ter o mesmo destino. E agora, afinal, qual é o tipo de currículo que pode agradar o selecionador – a primeira vista? É o que você verá a seguir. -
PRIMEIRO PASSO: COLETAR DADOS
PRIMEIRO PASSO: COLETAR DADOS
Antes de qualquer outra coisa, tenha em mãos seus diplomas/certificados, sua carteira de trabalho e seus contratos de estágio/empregos. Você precisa de um tempo para achar tudo isso na sua casa? Tudo bem, provavelmente, não é a primeira pessoa que tem esta papelada espalhada...
Mas é um comportamento que pode ser modificado, a partir de hoje, se você realmente quiser. -
É aconselhável que você adquira uma pasta de arquivo – semelhante aquela que as garotas utilizavam para guardar sua coleção de papéis de carta, na década de 1990. Ou seja, aquela pasta preta, cheia de folhas de plástico. Seja zeloso com a sua história. Assim que encontrar as papeladas relacionadas à sua vida acadêmica e profissional, vá guardando tudo ali.
-
Separe uma parte da sua pasta para arquivar seus diplomas, em ordem cronológica. Também separe outra para colocar seus contratos de estágio/trabalho em ordem cronológica.
Para que fazer isto? Provavelmente, você precisará disto em algum momento da sua vida. -
É aconselhável que leve tudo isto quando for convidado a participar de uma entrevista de emprego. Por quê? Há empresas que solicitam estes documentos já na entrevista, e alegam que eles foram esquecidos em casa, ou que estão perdidos nas gavetas da sua residência, pode não passar uma imagem positiva a seu respeito. Vá preparado, é melhor você levar tudo e não precisar, do que precisar e na hora não dispor deles.
-
Praticamente todas as empresas solicitam estes documentos no ato da contratação, e infelizmente, não é raro que as pessoas extrapolem o prazo que a empresa dá para o funcionário arrecadar todos os documentos necessários e agrupá-los. Há ainda instituições de cadastramento de currículos que exigem a comprovação de tudo o que você relatar em seu currículo. Esta “pasta” lhe ajudará na hora de realizar o seu próprio currículo, facilitando o seu trabalho.
-
Talvez você tenha mais facilidade de organizar seus documentos com pastas sanfonadas, ou digitalizando os documentos e salvando-os em um pen drive. Há diversas maneiras de organizar seus documentos escolares/ profissionais, procure aquela que mais combina com o seu estilo. O que importa é que você consiga deixar tudo pronto, para se acaso for chamado a uma entrevista em cima da hora, já esteja com tudo em ordem. Isto poderá passar a impressão de que é uma pessoa organizada, preparada e proativa. Assim que você reunir toda a papelada, estará preparado para o próximo passo.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Procurando emprego
- CURRÍCULO
- PRIMEIRO PASSO: COLETAR DADOS
- SEGUNDO PASSO: PLANEJAR
- TERCEIRO PASSO: ESCREVER O CURRÍCULO
- Faça um exercício
- Entenda isso...
- Atenção!!!
- QUARTO PASSO: FORMATAR O CURRÍCULO
- Atenção!!!
- QUINTO PASSO: REVISAR A GRAMÁTICA, A ORTOGRAFIA E O CONTEÚDO
- Atenção!!!
- Posso ser criativo?
- Referências