Curso Online de Eletricidade de Automóveis -
Eletricidade de Automóveis -
Continue lendoAutor(a): Fênix Cursos Ltda
Carga horária: 10 horas
Por: R$ 49,99
(Pagamento único)
Mais de 40 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Ugliberto Remigio De Freitas
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Eletricidade de Automóveis
Eletricidade de Automóveis
-
Histórico Conceito de energia elétrica Tensão Corrente Resistência Lei de Ohm Potência Fusíveis Interruptores Circuito elétrico Massa Potencial Elétrico 2° Lei de Ohm Efeito Joule Magnetismo Eletromagnetismo Bobina Motor e Gerador Motor de Corrente Contínua Alternador Bateria Sistemas e Diagnóstico Básico
Histórico
Conceito de energia elétrica
Tensão
Corrente
Resistência
Lei de Ohm
Potência
Fusíveis
Interruptores
Circuito elétrico
Massa
Potencial Elétrico
2° Lei de Ohm
Efeito Joule
Magnetismo
EletromagnetismoBobina
Motor e Gerador
Motor de Corrente Contínua
Alternador
Bateria
Sistemas e Diagnóstico BásicoHistórico Conceito de energia elétrica Tensão Corrente Resistência Lei de Ohm Potência Fusíveis Interruptores Circuito elétrico Massa Potencial Elétrico 2° Lei de Ohm Efeito Joule Magnetismo Eletromagnetismo Bobina Motor e Gerador Motor de Corrente Contínua Alternador Bateria Sistemas e Diagnóstico Básico
-
Introdução
Módulo 01- aula 1 de 1
Inserir alguma imagem que represente eletricidade. Ex: Lâmpada piscando.
-
Histórico
Módulo 02- aula 1 de 1
Inserir as informações da tela depois da locução e de acordo com o ano, estilo linha do tempo. Sugestão: colocar uma lâmpada piscando para clicar e aparecer a informação.
600 AC
Há mais de 2600 atrás, Thales de Milet, na Grécia, observou que , esfregando a extremidade de uma barra de âmbar com um pano de lã, conseguia atrair partículas de substâncias leves e secas.
Como o âmbar amarelo em grego se denomina “Elektron”, este fenômeno ainda inexplicável foi depois chamado de “Eletricidade”.
1800
Benjamin Franklin identifica esta eletricidade com o raio e inventa o pára-raios. Mais tarde Alessandro Volta inventa a pilha que leva seu nome. Mas o século XIX se iniciava e quem teve aplicações efetivas foi o gerador elétrico.
1869
No século XIX, as aplicações se desenvolvem e o progresso se acelera, como notadamente o invento do dínamo por Gramme.
-
Histórico
Módulo 02- aula 1 de 1
1889
É criada a primeira lâmpada incandescente com filamento de carbono por Thomas Edison.
Início do século XX
No início do século XX, estudos mais aprofundados se sucedem e levam a considerar a eletricidade como uma forma de energia criada pelo deslocamento de partículas infinitamente pequenas no seio da matéria.
Entramos na era atômica! -
Conceito de Energia Elétrica
Módulo 03- aula 1 de 1
As informações aparecem ao clicar no ícone.
A menor parte de um corpo existindo em estado livre que mantém suas características de matéria é chamada molécula.
A molécula é constituída de um ou vários átomos de natureza idêntica ou diferentes.A representação ao lado mostra uma das moléculas contidas numa gota d’água.
Esta molécula é constituída de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Sua fórmula química é H2O.
TEORIA ATÔMICA
MOLÉCULA
-
Conceito de Energia Elétrica
Módulo 03- aula 1 de 1
Átomo vem do grego “ Átomos”, palavra designando um corpo simples e indivisível.
Por muito tempo, o átomo foi considerado o menor elemento da matéria, mas já sabemos que existem três partículas que o constituem:
“ o elétron, o próton e o nêutron”. Os elétrons tem cargas negativas e gravitam em diferentes órbitas (camadas) ao redor do núcleo. O núcleo é formado por prótons, de cargas positivas, e por nêutrons de cargas neutras.
Fazendo uma analogia ao sistema solar, os planetas se assemelham aos elétrons e o sol ao núcleo.Prótons(+) – vermelho
Nêutrons(neutro) – azul
Elétrons(-) - pretoÁTOMO
-
Um átomo , quando em equilíbrio, tem o mesmo número de elétrons e de prótons, portanto podemos afirmar que ele está “ equilibrado” elétricamente. Porém, por diversos fenômenos tanto físicos quanto químicos , alteram-se as quantidades de elétrons do átomo. Quando isso acontece, o átomo fica desequilibrado.
Se elétrons são retirados, o átomo fica predominantemente positivo (faltam cargas negativas para o equilíbrio). Já, se elétrons forem adicionados, o átomo fica predominantemente negativo (excesso de cargas negativas).
Como normalmente a natureza “tenta” sempre manter os corpos em equilíbrio, os átomos que tem falta de elétrons (positivos) têm tendência a recebê-los. Já os átomos que tem excesso de elétrons tendem a doá-los. Portanto, chamamos de Energia Elétrica, a energia que faz com que os átomos tentem equilibrar-se doando ou recebendo elétrons.
Conceito de Energia Elétrica
Módulo 03- aula 1 de 1
ENERGIA ELÉTRICA
-
Energia pode ser definida como a capacidade de qualquer sistema físico produzir um determinado Trabalho.
Podemos definir o Trabalho como toda e qualquer força aplicada em um corpo, necessária para alterar a sua forma, posição e natureza.
Módulo 03- aula 1 de 1
Conceito de Energia Elétrica
ENERGIA/
TRABALHO -
Tensão
Módulo 04- aula 1 de 3
Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois corpos.
É o quanto um corpo está desequilibrado elétricamente em relação ao outro. Esse desequilíbrio é o que faz com que os elétrons se movimentem.Potencial Positivo
Potencial Negativo
Símbolo de tensão: U ou V
Unidade de medida: Volt (V)
Aparelho de medição: Voltímetro -
Corrente
Módulo 04- aula 2 de 3
Corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons que passa por um condutor. É criada quando há uma diferença de potencial entre dois corpos. Os elétrons saltam de um átomo para outro do condutor até chegarem ao outro corpo. O condutor é o caminho que os elétrons utilizam para conseguir o equilíbrio elétrico entre os corpos.
Símbolo de intensidade: I
Unidade de medição: Ampère (A)
Aparelho de medição: AmperímetroPotencial Positivo
Potencial Negativo
Pagamento único