Curso Online de NR35 ALPINISMO INDUSTRIAL - INTRODUÇÃO
Em 26 de março de 2012, foi publicada a Portaria SIT nº 313, que veiculou a NR-35, Norma Regulamentadora para Trabalho em Altura, e criou...
Continue lendoAutor(a): Escola Virtual Online
Carga horária: 11 horas
Por: R$ 24,90
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Alpinismo Industrial NR35 - Introdução
1
Escola Virtual Online -
Introdução
Em 26 de março de 2012, foi publicada a Portaria SIT nº 313, que veiculou a NR-35, Norma Regulamentadora para Traba-lho em Altura, e criou a Comissão Nacio-nal Tripartite Temática da NR-35, com o objetivo de acompanhar a implementa-ção da Norma e, dentre outros, propor alterações ao texto regulamentar.
2
Escola Virtual Online -
O texto da NR-35 foi concebido como uma norma geral de gestão para trabalho em altura, que é complementado nas suas lacunas por normas técnicas oficiais, que, por sua vez, na sua ausência ou omissão, se complementam com normas internacionais aplicáveis. Os temas ou trabalhos específi-cos envolvendo trabalho em altura podem ainda ser complementados com anexos à parte geral da Norma.
3
Escola Virtual Online -
Quando da produção da NR-35, ficou estabelecido que o primeiro anexo seria dedicado à atividade de Acesso por Cor-da, que já é prevista em duas normas técnicas NBR.
4
Escola Virtual Online -
Dando continuidade à elaboração da NR-35, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Departamento de Segurança e Saú-de do Trabalho - DSST, criou uma Subcomis-são Tripartite formada por profissionais de vários ramos de atividade, representantes do Governo, dos Trabalhadores e dos Emprega-dores, que se reuniram durante o ano de 2013 para a elaboração do Anexo de Acesso por Cordas.
5
Escola Virtual Online -
Na elaboração do Anexo participaram, além dos representantes da Subcomissão Tripartite, representantes das associações nacionais e internacionais de acesso por corda, de organismos de certificação de pessoas e de setores econômicos que uti-lizam esta técnica, bem como especialis-tas no acesso por corda e fabricantes de equipamentos e cordas.
6
Escola Virtual Online -
De acordo com o procedimento pre-visto na Portaria MTE n.o 1.127, de 02 de outubro de 2003, a proposta de tex-to do Anexo de Acesso por Cordas foi submetida à Comissão Tripartite Paritá-ria Permanente - CTPP, que se manifes-tou favoravelmente na reunião de no-vembro de 2013.
7
Escola Virtual Online -
O Anexo foi veiculado pela Portaria MTE n.o 593, publicada em 30 de abril de 2014, que estabelece o cumprimen-to imediato dos dispositivos, com exce-ção dos itens 2.1, alínea “b”, e 3.2, que se referem à certificação de pessoas e equipamentos auxiliares, cujo prazo pa-ra vigência é de seis meses a partir da publicação.
8
Escola Virtual Online -
Com a crescente utilização no Brasil da técnica de Acesso por Corda na últi-ma década, conhecida também como “Alpinismo Industrial”, a elaboração de normas técnicas nacionais foi uma con-sequência natural, visto a necessidade de estabelecer requisitos de segurança, qualidade e desempenho.
9
Escola Virtual Online -
A adoção da técnica de Acesso por Corda, quando avaliada no planejamen-to de trabalho, pode ser uma opção mais segura se comparada a outras al-ternativas, tais como, andaimes, balan-cins, escadas, plataformas elevatórias, etc. Os pontos fortes que têm levado à expansão do seu uso são:
10
Escola Virtual Online -
a) permitir acesso a locais que apresen-tem restrições de acesso por outros métodos;
b) ser uma opção quando outros méto-dos resultarem em risco maior aos tra-balhadores direta ou indiretamente en-volvidos.
11
Escola Virtual Online
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Alpinismo Industrial NR35 - Introdução
- Introdução
- Histórico do Acesso por Corda
- Histórico do Acesso por Corda no Brasil
- Comentários ao anexo Acesso por Corda da NR35 Trabalho em Altura
- Execução das atividades
- Equipamentos e cordas
- Resgate
- Condições impeditivas
- Glossário