Curso Online de Noções Básicas de Toxicologia
Este curso tem o proposito de transmitir informações básicas aos profissionais que atuem na área de toxicologia.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
1
Curso Noções
básicas de Toxicologia -
Objetivo
Objetivo
2
Apresentar noções de toxicologia, seus principais conceitos, caracterizar o processo de riscos e de gerenciamento, categorizar os tipos de efeitos tóxicos e os produtos tóxicos mais significativos e os seus processos de disseminação no meio ambiente.
-
3
Tópicos
Definição de toxicologia e ramos de estudo;
Riscos químicos e riscos ambientais;
Caracterização do processo de geração de riscos;
- Formas de exposição: ingestão, dérmica, inalação;
Classificação dos efeitos: imediatos, retardados, reversibilidade;
Caracterização de Toxidade;
A Função Dose-Resposta;
Alguns produtos tóxicos significativos:
Orgânicos: POPs
Metais Pesados -
4
Toxicologia
- Toxidade é a capacidade relativa de uma substância provocar um dano a um sistema biológico. Já a toxicologia é o estudo dos efeitos nocivos de substâncias estranhas sobre os seres vivos.
- A toxidade de uma substância é determinada por meio de exaustivos estudos envolvendo organismos biológicos e não pode ser determinada diretamente utilizando-se os recursos típicos de laboratórios químicos.
Em geral, os efeitos toxicológicos são estudados mediante a administração oral ou injeção das substâncias em animais, observando-se como a saúde deles é afetada.
Estudos epidemiológicos são diferentes. Eles derivam de pesquisas realizadas com grupos de indivíduos específicos expostos a determinados poluentes, em função de seu local de moradia ou seus hábitos de consumo. -
5
-
6
• Xenobiótico
Substância estranha, capaz de induzir efeitos deletérios sobre os organismos.
• Tóxico
Xenobiótico causador de efeitos deletérios.
• Veneno
Tóxico causador de graves efeitos, por vezes mortais.
• Toxina
Substância natural (biotoxina) que provoca efeitos tóxicos.Periculosidade
É um fator intrínseco ao xenobiótico que mede a sua capacidade de induzir efeitos adversos nos sistemas biológicos.Conceitos Básicos
-
7
O toxicologia ambiental estuda os danos provocados aos organismos pela exposição a xenobióticos presentes no meio ambiente.
O objetivo principal da toxicologia ambiental é avaliar os impactos na saúde pública decorrentes da exposição de uma população a um local contaminado.
É conveniente enfatizar que os efeitos são estudados sobre os seres humanos, embora eles possam ser provocados também aos microorganismos, plantas, animais, etc.
Um xenobiótico é qualquer substância que não foi produzida pelo biota, tal como os produtos industriais, drogas terapêuticas, conservantes alimentícios, produtos inorgânicos, etc.Conceitos Básicos
-
8
O que são riscos?
O que são riscos químicos ambientais?
A palavra risco deriva do italiano antigo risicare, que por sua vez origina-se do baixo-latim risicu, riscu, a qual significa "ousar" (BERNSTEIN,1997). Seu significado gera controvérsias, pois é muito comum a utilização dos vocábulos risco e perigo como sinônimos.
Risco Real - é o estatisticamente medido e calculado, caso se disponha de todos os dados que conduzem a ocorrência de determinado evento indesejado. Também é denominado risco objetivo.
Algumas pessoas apresentam maiores riscos de desenvolver doenças respiratórias do que outras. O tráfego urbano (fonte de perigo) representa uma ameaça a elas, pois quando expostas continuamente a poluição intensa (perigo), podem apresentar asma ou bronquite. -
9
Risco Percebido - é o percebido pelo indivíduo, independente ou não dos valores encontrados pela análise científica.
Perigo - Conforme GRATT (1987), expressa uma exposição relativa a uma fonte de perigo.
Fonte de Perigo - Partindo da definição estabelecida no OXFORD (1995), “é algo que pode ser perigoso ou provocar danos, ou o que pode expor alguém ao perigo”, ou ainda, segundo REJDA (1995), uma condição que gera ou aumenta a possibilidade de riscos.Fonte de Perigo Riscos
Probabilidade x Conseqüência
RISCO
-
10
As fontes de perigo, em função do processo de exposição, têm potencial para provocar conseqüências danosas sobre aqueles que a elas se expõem.
A magnitude (extensão) e a severidade (gravidade) dos danos provocados dependerão das condições da exposição, da resistência física e da sensibilidade do ente exposto à fonte de perigo.Riscos químicos ambientais são os derivados da dispersão de poluentes no meio ambiente, os quais podem promover efeitos deletérios sobre os seres vivos.
-
Gerenciamento de Riscos
11
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Objetivo