Curso Online de NOÇÕES BÁSICAS AQUARISMO
Curso introdutória sobre Aquário
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- “Socorro Imediato para seu Aquário”
-
NOÇÕES BÁSICAS AQUARISMO
Bel. Diego Hernandez Castro
“Aquarismo Consciente” -
Biodiversidade
RAVEN (1992) conceitua biodiversidade como sendo o total de genes, espécies e ecossistemas de uma região, dividindo-a, portanto, em três categorias hierárquicas: genética, de espécie e de ecossistema.
-
Diversidade biológica, ou biodiversidade, pode ser definida como “a variedade de vida e seus processos”. Além das três categorias descritas por RAVEN (1992) podemos acrescentar mais uma: a “landscape diversity” ou “diversidade de paisagem”, que é uma variação espacial dos vários ecossistemas dentro de uma grande área (100 Km2 a 10.000 Km2) (WINTER & HUGHES, 1997).
-
Sustentabilidade
Segundo SACHS (1990), sustentabilidade constitui-se num conceito dinâmico que leva em conta as necessidades crescentes das populações num contexto internacional em constante expansão. Para o autor, a sustentabilidade tem como base cinco dimensões principais, que são a sustentabilidade social, a econômica, a ecológica, a geográfica e a cultural. A sustentabilidade social está vinculada a uma melhor distribuição de renda com redução das diferenças sociais.
-
A sustentabilidade econômica está vinculada ao fluxo constante de inversões públicas e privadas, além da destinação e administração correta dos recursos naturais. A sustentabilidade ecológica está vinculada ao uso efetivo dos recursos existentes nos diversos ecossistemas e, como um dos resultados, mínima deterioração ambiental. A sustentabilidade geográfica está ligada a uma espacialização rural-urbana mais equilibrada. A sustentabilidade cultural procura a realização de mudanças em harmonia com a continuidade cultural vigente.
-
Aquariologia
A aquariofilia ou aquarismo é a técnica de criar peixes, plantas ou outros organismos aquáticos com finalidade ornamental ou para estudo. Esta prática antiga é realizada, geralmente, em recipientes translúcidos (aquários ou caixas) ou pequenos lagos. Figuras de peixes encontradas em vasos egípcios, relatos da manutenção de peixes em banheiras na Roma antiga, tanques para peixes de água doce e salgada encontrados no zoológico de um imperador asteca e a criação de carpa colorida em tanques no oriente, são alguns exemplos.
-
Historia de Aquariofilia (aquárismo)
A história da Aquariofilia, chamada por alguns escritores de Aquariologia, está correlacionada com as ciências naturais da Biologia como um todo, tendo como ciências de origem a Ictiologia (gr. ichthys ou ichthus peixes + logos discurso / estudo), parte de Zoologia que estuda os peixes e a Ecologia (gr. oiko lugar + logos discurso / estudo) que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente. Dessa fusão foi criada a Piscicultura (lat. piscis peixe + cultura), criação de peixes em tanques ou viveiros escavados ou revestidos de alvenaria, e posteriormente a aquariofilia moderna (BOTELHO, 2009).
-
A criação de peixes em cativeiro começou com os Sumérios por volta de 3.000 A.C., que construíam açúdes às margens dos rios Tigre e Eufrates para alimentação.
No antigo Egito por volta de 1.700 A.C., além de alimentação, eram feitos estudos observando o comportamento dos peixes em tanques de argila cozida com frente em vidro.
-
Representação em pedra de um peixe do gênero Oxyrrhynchus, considerado o peixe que representa a virilidade do Deus Osiris. Fonte: egyptologist.org
-
Mas o Aquarismo como o concebemos nasceu realmente na China durante a Dinastia Tang, entre os anos de 618 a 917 D.C., enquanto a Europa padecia sob as pestes, as guerras entre as centenas de feudos e as cruzadas, sobre os destroços do império romano.
No final do século XIV, os kinguios já eram bastante difundidos até mesmo entre a plebe. Surge o primeiro livro de Aquarismo, o Chi Shayu Pu, “O livro do peixe vermelho”, escrito por Chang Chi’en Te, publicado em 1596.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- ?Socorro Imediato para seu Aquário?
- NOÇÕES BÁSICAS AQUARISMO
- Biodiversidade
- Sustentabilidade
- Aquariologia
- Historia de Aquariofilia (aquárismo)
- Tipos de aquários
- Água Doce
- Água Salgada
- Água Salobra
- Água
- Parâmetros de qualidade da água
- pH (potencial Hidrogeniônico)
- Dureza
- Tabela de Dureza
- NH4 (amônia)
- Temperatura
- Luz
- Filtração
- Oxigênio
- Gás Carbônico
- EQUIPAMENTOS
- Aquário
- Controle de Temperatura (T)
- Filtros
- Aeração
- Luz (iluminação)
- Decoração
- Testes
- Condicionadores