Curso Online de Auxiliar de Dedetização

Curso Online de Auxiliar de Dedetização

O curso de Auxiliar de dedetização tem o intuito de compilar informações para que os interessados sobre a temática possam aprimorar seu c...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso de Auxiliar de dedetização tem o intuito de compilar informações para que os interessados sobre a temática possam aprimorar seu conhecimento sobre as principais características da área, tais como: equipamentos de proteção individual; limpeza e desinfecção de superfícies; conceito de dedetização.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Auxiliar de Dedetização

  • Seja bem vindo

    Ao curso

    Auxiliar de Dedetização

  • O curso de Auxiliar de dedetização tem o intuito de compilar informações para que os interessados sobre a temática possam aprimorar seu conhecimento sobre as principais características da área, tais como: equipamentos de proteção individual; limpeza e desinfecção de superfícies; conceito de dedetização.

  • HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA DE RESERVATÓRIOS

    A higienização de reservatório deve ser realizada de 6 em 6 meses para que as sujeiras e problemas possam ser resolvidos e não venham a deixar a água armazenada com uma má qualidade. Mesmo fechada, a caixa d'água pode conter resíduos vindos da rede pública de abastecimento de água, formando lodo no recipiente.

  • Levando em conta também alguns estudos da língua, que indicam que o “par mínimo” altera a grafia de uma palavra conforme o som a partir de uma já existente dentro daquela língua, é importante ter em mente que a palavra detetizar não existe no português, sendo assim, somente a palavra dedetizar é correta, já que a outra variação não consta oficialmente na nossa língua.
    O termo “desinsetização” se tornou mais popular nos últimos tempos, pois com a proibição do DDT, muitos pesquisadores e empresas preferiram relacionar o controle de pragas e à prática de eliminação de insetos, ao nome “desinsetização” e desassociar o serviço ao nome do produto proibido. Atualmente, outros nomes são usados para os tipos de serviços oferecidos pelo ramo, cada uma focada em algo específico, como se pode ver abaixo:
    Dedetização (também chamada erroneamente de “detetização”) trata-se do serviço de controle de pragas focado na eliminação de insetos. Não utiliza-se mais a substância que gerou seu nome, mas ainda é popularmente chamada assim.
    Desinsetização  assim como a dedetização, o foco é eliminação de insetos. São o mesmo serviço, mas ainda é bem comum que não seja chamado da mesma forma. Trata-se, resumidamente, do controle de pragas/insetos com o uso de inseticidas especializados.
    Desinfecção de ambientes  é um serviço novo no ramo, pois tem o intuito de desinfectar os ambientes focando em bactérias, vírus, e outros microrganismos normalmente não vistos a olho nu. Porém, o termo “desinfecção” já foi usado também para se referir ao controle de pragas, o que atualmente não é mais empregado.
    Desratização  termo usado para o controle de roedores, onde são utilizados produtos específicos para eliminação de ratos.

  • Manejo de morcegos  esse serviço segue as regras estabelecidas pelo Ibama, pois são protegidos pelo instituto brasileiro responsável, onde indicam que esses animais não podem ser controlados e nem mortos, e sim, retirados por uma empresa especializada que levará os indivíduos para o local apropriado.
    Manejo de pombos  assim como com os morcegos, os pombos precisam ser tratados por uma empresa especializada, e por isso é indicado que uma empresa especializada no serviço seja acionada em casos de necessidade.
    Remoção de enxame  como nos dois casos anteriores, abelhas também são protegidas por lei, o que faz com que sua remoção, manejo e etc, sejam permitidos somente por uma empresa especializada, que saberá para onde levar após o serviço.
    Desde o início do combate às pragas principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial o controle e manejo integrado de pragas tem se modernizado, utilizando produtos mais eficientes e menos poluentes, assim como inserindo leis ambientais a fim de tornar o manejo de animais coerentes com suas necessidades, sendo eficaz para o cliente, e sem prejudicar o meio ambiente.
    Ainda assim, você poderá ver em alguns anúncios e postagens (inclusive nas páginas da Unicontrol), artes, banners e outras peças publicitárias com o termo “dedetização”. Isso ocorre porque, apesar de preferirmos a versão moderna (e correta) do termo para o controle de insetos (desinsetização), na cabeça do consumidor, e do público em geral, a expressão mais comumente utilizada ainda é “dedetização”, razão pela qual esta palavra ainda é muito mais pesquisada no Google do que qualquer outra variação do gênero.
    Dessa forma, por razões mercadológicas, e buscando levar nossos serviços e conteúdos ao maior número possível de pessoas, a Unicontrol (e outras empresas do segmento) ainda anunciam serviços de “dedetização”, mesmo que nenhum de seus processos utilize o químico DDT.

  • Por ter som parecido, algumas pessoas confundem na hora de escrever esse substantivo feminino e ficam na dúvida entre dedetização e detetização. No entanto, a grafia correta é dedetização. A confusão é ainda maior no momento de escrever o verbo, que gera dúvida entre dedetizar ou detetizar. A forma correta é dedetizar.23 de mar. de 2020

  • A origem do termo dedetização surgiu de um neologismo, ou seja, de uma palavra nova, que nesse caso foi o DDT (dicloro-difenil-tricloroetano), que é um produto aplicado para eliminar pragas, muito utilizado na Segunda Guerra Mundial para proteger os soldados contra insetos, muito útil também para combater o tifo difundido pelos piolhos e também indiscriminadamente pela população.

  • A partir do produto, as pessoas começaram a falar dedetização ou dedetizar para o ato de aplicar o próprio inseticida.
    Esse produto, conhecido desde 1.873 pelo químicos e iniciada a sua utilização no controle de pragas a partir de experimentos no final de 1.939, começou a ser mais usado no Brasil na década de 1960, mas, há muitos anos, tem o seu uso proibido aqui no país e na maioria dos países, porque o DDT (dedetê) é considerado um produto químico muito prejudicial (tóxico) tanto ao meio ambiente, quanto às pessoas.

  • Dedetização é o ato ou efeito de dedetizar, aplicar inseticida e raticidas para eliminar pragas como baratas, moscas, ratos, insetos, cupins e formigas.
    Outra palavra comumente relacionada à dedetização é a desinsetização ou desinsetizar, que é o ato de livrar o ambiente de insetos.
    Dependendo da praga-alvo a ser controlada, os termos corretos dos produtos utilizados seguem a mesma grafia da palavra. Ex: Inseticida para baratas baraticida; formigas formicida; cupins cupinicida; roedores raticida.
    Essa ação é realizada por empresas especializadas, que usam produtos exclusivamente permitidos de serem aplicados em ambientes urbanos (domissanitários).

  • Por ter som parecido, algumas pessoas confundem na hora de escrever esse substantivo feminino e ficam na dúvida entre dedetização e detetização. No entanto, a grafia correta é dedetização.A confusão é ainda maior no momento de escrever o verbo, que gera dúvida entre dedetizar ou detetizar. A forma correta é dedetizar.No momento da escrita, basta lembrar-se da origem da palavra, que veio do DDT, e assim fica mais fácil saber qual a sequência correta das letras D e T.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Auxiliar de Dedetização
  • HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA DE RESERVATÓRIOS
  • LEGISLAÇÃO
  • TÉCNICAS DE LIMPEZA E DE HIGIENIZAÇÃO
  • SEGURANÇA
  • EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
  • LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES
  • CONCEITO DE DEDETIZAÇÃO
  • CONCEITO DE CONTROLE DE PRAGAS URBANAS
  • referência
  • PRODUTOS PARA CONTROLE DE PRAGAS URBANAS
  • BIOLOGIA DAS PRAGAS URBANAS
  • agradecimento