Curso Online de Auxiliar em Saúde Animal
Neste curso você aprenderá a importância do auxiliar em saúde animal e suas responsabilidades e contribuições.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Auxiliar em Saúde Animal
1
M.V. Tamille Prado -
MÓDULO 1: A atuação do auxiliar em saúde animal
O auxiliar em saúde animal é responsável, principalmente, por:
Observar a condição de saúde dos animais e do rebanho;
Comunicar qualquer suspeita de alteração ou doença grave identificada nos animais.Essas atividades são fundamentais para agilizar o sistema de vigilância e de defesa sanitária animal.
-
A atuação do auxiliar em saúde animal:
Para ser um auxiliar, é necessário realizar curso de capacitação para compreender, conhecer e notificar diversas doenças em animais de várias espécies.
O auxiliar em saúde animal é fundamental para que o sistema de vigilância e de defesa sanitária animal esteja sempre ativo.
Dessa forma, a pessoa precisa ter um perfil ágil e habilidoso para poder adotar as boas práticas sanitárias na propriedade de maneira preventiva.
Existem diversas enfermidades dos animais que trazem grandes prejuízos sanitários e econômicos para o país. -
A atuação do auxiliar em saúde animal:
Enfermidades: doenças.
Zoonoses: doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas.
Para dar conta do recado, o auxiliar deve ter uma participação ativa, em união com os técnicos e demais colaboradores da propriedade, na prevenção, no controle ou na erradicação de doenças dos animais.
-
É muito importante para o equilíbrio da saúde das pessoas tomar cuidados no ambiente de trabalho no campo e em geral, minimizando as situações de risco às quais o trabalhador está exposto.
Para isso, algumas ações simples podem ser realizadas:
Higiene pessoal : Cuidados com a própria higiene, como tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos são ações fundamentais, especialmente quando convivemos com outras pessoas. Isso evita cheiros desagradáveis e previne a contaminação de diversas doenças.
Ambiente limpo e organizado: Ninguém gosta de estar em ambientes sujos e desorganizados, certo? Lembre-se de que você compartilha o espaço com outras pessoas, por isso é fundamental fazer a sua parte, organizando e limpando o local sempre que terminar as suas atividades. Não deixe bagunça nem sujeira para outras pessoas. -
Respeito ao próximo: Um bom relacionamento com os colegas, baseado em respeito, educação e cordialidade, é fundamental para o nosso bem-estar, não é mesmo? O sucesso do trabalho em equipe depende diretamente de respeitarmos uns aos outros antes de qualquer coisa.
Colaboração: A colaboração e a preocupação em manter a harmonia, tanto no ambiente de trabalho quanto no ambiente familiar, contribuem para a manutenção saudável das relações.
6
-
Cuidados durante os trabalhos em campo
Nas atividades do agro, não é diferente: há várias ações importantes para manter a saúde e a segurança de todos e prevenir acidentes.
Manter o ambiente de trabalho com higiene e conforto.
Fazer uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) adequados para cada atividade.
Manter o ambiente de trabalho com higiene e conforto. -
MÓDULO 2:Conhecendo sobre a sanidade animal
8
-
Sanidade Animal
A sanidade animal está relacionada a higiene, salubridade e normalidade, ou seja, significa que deve ter boas condições para que apresente uma boa saúde.
Esse é um trabalho que envolve prevenção, planejamento e cuidados com a qualidade de vida dos rebanhos, para que a produção seja maior e melhor. “Sanidade animal” é o pilar da produtividade no campo.
Ela está diretamente relacionada ao desempenho na criação de animais de produção, é independente da espécie e, consequentemente, influencia a rentabilidade da atividade ou negócio. -
Sanidade Animal
Existem diversas doenças animais no mundo todo que geram preocupação aos governantes, pois se tornam um risco aos próprios animais e às pessoas. Portanto, ações devem ser tomadas para diminuir as perdas econômicas e garantir a saúde da população.
A Organização Mundial da Saúde Animal OIE é uma organização intergovernamental, responsável por medidas de prevenção, controle e erradicação das doenças animais no mundo.
-
Impactos econômicos
A ocorrência de enfermidades de notificação obrigatória nos rebanhos acarreta perdas de produção, produtividade, barreiras econômicas e fechamento de mercados.
Portanto, é fundamental que os membros da cadeia produtiva notifiquem a existência de animais doentes ao serviço de defesa sanitária oficial estadual ou federal, o mais rápido possível. A essas entidades cabe a adoção de medidas para contenção e erradicação de focos de doenças dos animais.
12
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Auxiliar em Saúde Animal
- MÓDULO 1: A atuação do auxiliar em saúde animal
- A atuação do auxiliar em saúde animal:
- Respeito ao próximo: Um bom relacionamento com os colegas, baseado em respeito, educação e cordialidade, é fundamental para o nosso bem-estar, não é mesmo? O sucesso do trabalho em equipe depende diretamente de respeitarmos uns aos outros antes de qualquer coisa.
- Colaboração: A colaboração e a preocupação em manter a harmonia, tanto no ambiente de trabalho quanto no ambiente familiar, contribuem para a manutenção saudável das relações.
- Cuidados durante os trabalhos em campo
- MÓDULO 2:Conhecendo sobre a sanidade animal
- Sanidade Animal
- Impactos econômicos
- Alimento seguro
- Zoonoses
- Legislação Sanitária Animal
- Módulo 3: Febre Aftosa
- A Febre aftosa no Brasil
- Histórico da Febre Aftosa no Brasil
- Febre Aftosa no Brasil
- Febre Aftosa na América do Sul
- Plano estratégico do PNEFA
- O que é a Febre Aftosa?
- Sinais Clínicos
- Transmissão
- ATENÇÃO !!
- Módulo 4: Brucelose e Tuberculose
- Módulo 5:Complexo Teníase Cisticercose
- Módulo 6: Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias
- Módulo 7:Principais Doenças na Suinocultura
- Módulo 8:Principais Doenças na Avicultura
- Módulo 9:Principais Doenças em Equídeos
- Módulo 10:Principais Doenças em Caprinos e Ovinos
- Módulo 11:Principais Doenças na Apicultura
- Módulo 12: Principais Doenças na Aquicultura
- Obrigada !