Curso Online de ESTUDO BÍBLICO I
Neste Curso veremos alguns Estudos Bíblico para o nosso crescimento espiritual.
Continue lendoAutor(a): Leopoldo Ladeira
Carga horária: 6 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 350 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
A MORTE DE JOÃO BATISTA
A MORTE DE JOÃO BATISTA
Mt 14.1-12
-
APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO
Esta historia é uma pagina do livro dos mártires que Deus guarda no seu amor. O conflito entre as densas trevas e a gloriosa luz, entre a pureza dos céus e a imundície do inferno, nunca foi mais destacado do que no caso de Herodes e João Batista.
Este Herodes, é o Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande (4aC a 39dC). Casou-se com Herodias, a esposa de seu irmão Filipe. Era chamado Tetrarca, governador de uma quarta parte da Província, se usava também em sentido geral para designar o governante de uma pequena região. -
A RAZÃO DE SUA PRISÃO
A RAZÃO DE SUA PRISÃO
A fama de Jesus penetrou o palácio do rei (14.1) em Tiberíades, e Herodes estava em continua perplexidade. Dois aguilhões feriam a sua consciência: o assassino de João Batista; e o medo de haver ele ressuscitado, Herodes pensou tratar-se de João (14.2). O paralelo que havia entre Jesus e João estava na sua mensagem profética, pois João não realizava milagres (Jo 10.41). A razão dele pensar assim é que “Herodes tinha prendido a Joao por causa de Herodias (14.3).
-
A causa do aprisionamento, foi o de ter Joao Batista falado com autoridade divina, a verdade contra os atos pecaminosos de Herodes Antipas que se havia casado com a filha de Aretas, rei dos árabes nabateanos. Porém em sua visita a Roma, se hospedou na casa de sei irmão Filipe. Se encantou de sua esposa e a levou consigo para a Galileia. Herodes acrescentou aos seus muitos pecados e maldades mais este: o de não entender a justa repreensão que o pregador da justiça divina lhe dirigia em nome de Deus. O historiador Josefo, diz que Herodes guardou João preso na fortaleza de Maqueros, no litoral do Mar Morto.
-
Parece haver um contraste entre Mt 14.5 (Herodes queria matá-lo) com Mc 6.19-20: “E Herodias o espiava, e queria matá-lo, mas não podia; porque Herodes temia a João, sabendo que era varão justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o e, de boa vontade o ouvia”. Tal diferença desaparece se considerarmos que Mateus apresentava somente uma declaração geral. Sem dúvida, parecia ao público que Antipas desejava a execução de Joao.
-
O TRÁGICO BANQUETE
O TRÁGICO BANQUETE
Quão trágica foi a festa natalícia deste rei. Homens, mulheres, luxo, mundanismo, bebidas alcoólicas, musicas profanas e danças, pecados e Satanás como emissários... Tudo estava ali presente, menos o temor de Deus.
A jovem dançarina era Salomé, filha de Herodias. Herodes já dominado pela bebida alcoólica, excita-se ao vê-la dançar, e tomado por um verdadeiro delírio, diz a jovem: “Pede-me o que quiseres...” -
Essa dança, era uma dança licenciosa, perante pessoas embriagadas, à maneira dos romanos. Vê-se nesse caso de Herodes, como o pecado primeiramente atrai, em seguida inflama e, por fim, escraviza.
Herodes declarou-se pronto a conceder metade do seu reino, só por ver uma dança imoral. Porém quantos estão prontos a trocar a própria alma, e mais saúde, a prosperidade, a paz, sim, todo reino do céu, pelo preço insignificante de um copo de vinho, pela gratificação de seu orgulho? A raça de Esaú é numerosa; continua-se a vender a primogenitura por um guisado. -
A filha perguntou a sua mãe. “O que pedirei”. Um lampejo de ódio satânico fuzilou a mente e coração de Herodias. “A cabeça de João Batista”, respondeu a mãe. A jovem não titubeou, obedeceu incontinente. Quando o pedido veio, para que lhes fosse dada a cabeça de Joao Batista num prato, Herodes verificou que havia caído numa armadilha. Certamente sentiu um forte remorso. Lembrou-se do juramente que fizera, e não queria ser desmoralizado diante de seus amigos e convivas no banquete.
-
E, num ato sumamente iniquo, enviou logo um soldado de sua guarda com ordem de trazer a cabeça de Joao. O fraco rei honrou o seu juramento, e fez com que Joao fosse decapitado, embora a lei judaica proibisse a execução, sem um julgamento prévio, e não permitisse a decapitação.
-
O FIM DE HERODES E HERODIAS
O FIM DE HERODES E HERODIAS
Assim se calou aquela voz que clamava no deserto, apagou-se a candeia que ardia e alumiava. Caiu aquele profeta, o Elias do Novo Testamento; como sacrifício de uma mulher arrogante e adultera, a Jezabel do Novo Testamento. Joao Batista, contudo, mesmo depois de morto, ainda fala pela sua mensagem, exemplo e testemunho. Os discípulos de Joao tomaram o seu corpo e o sepultaram; e foram anuncia-lo a Jesus (v.12).
-
Herodias foi banida para Lugdumin onde pereceu; e Salomé, sua degenerada filha, casou-se com tio seu, tetrarca de Traconíde, mas logo ficou viuva e desapareceu da historia,. Indo ambas mãe e filha, para o seu próprio lugar e aguardando o grande e terrível julgamento. Herodes também foi banido para Lião, pelo Imperador Galígula, em 39 dC, onde morreu.
A fidelidade de Joao quanto a missão que recebera do Senhor custou-lhe a vida, mas o seu exemplo de fidelidade permaneceu para sempre, glorificando a Deus e a seu mui amado, Jesus Cristo.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- A MORTE DE JOÃO BATISTA
- APRESENTAÇÃO
- A RAZÃO DE SUA PRISÃO
- O TRÁGICO BANQUETE
- O FIM DE HERODES E HERODIAS
- VERIFICAÇÃO
- A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES
- APRESENTAÇÃO
- A COMPAIXÃO DE CRISTO
- OS PREPARATIVOS PARA O MILAGRE
- OS PASSOS PARA O MILAGRE
- O QUE FIZERAM COM AS SOBRAS
- VERIFICAÇÃO
- JESUS ANDA POR SOBRE O MAR
- APRESENTAÇÃO
- O MESTRE RETIRA-SE PARA ORAR
- JESUS ANDA POR CIMA DAS ÁGUAS
- PEDRO ANDA SOBRE AS ÁGUAS
- JESUS EM GENEZARÉ
- VERIFICAÇÃO DA LIÇÃO
- A TRADIÇÃO DOS ANCIÃOS
- APRESENTAÇÃO
- A TRADIÇÃO DOS ANCIÃOS
- MANDAMENTO OU TRADIÇÃO
- A RELIGIÃO INTERIOR
- VERIFICAÇÃO DA LIÇÃO
- A MULHER CANANÉIA
- APRESENTAÇÃO
- UMA FÉ SUPLICANTE
- UMA FÉ PERSEVERANTE
- UMA FÉ TRIUNFANTE
- VERIFICAÇÃO
- A SEGUNDA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E PEIXES
- APRESENTAÇÃO
- O MESTRE CURA OS ENFERMOS
- O MESTRE ALIMENTA A MULTIDÃO
- AS SOBRAS DO MILAGRE
- VERIFICAÇÃO
- OS FARISEUS E OS SADUCEUS
- APRESENTAÇÃO
- PEDE-SE UM SINAL DO CÉU
- O FERMENTO DOS FARISEUS E SADUCEUS
- VERIFICAÇÃO
- A PERGUNTA DO SENHOR JESUS
- APRESENTAÇÃO
- QUEM DIZ O POVO SER O FILHO DO HOMEM?
- MAS VÓS QUEM DIZEIS QUE EU SOU?
- A ROCHA E A PEDRA
- A IGREJA DE CRISTO
- VEREFICAÇÃO
- A GRANDE REPRIMENDA E O GRANDE DESAFIO
- APRESENTAÇÃO
- A GRANDE REPRIMENDA
- A RENÚNCIA DOS DISCÍPULOS DE CRISTO
- A VINDA DE CRISTO
- VERIFICAÇÃO
- A TRANSFIGURAÇÃO
- APRESENTAÇÃO
- A TRANSFIGURAÇÃO
- HÁ EM MINIATURA NA CENA DA TRANSFIGURAÇÃO TODOS OS ELEMENTOS QUE SE MANIFESTARÃO NO REINO QUE HÁ DE VIR:
- MOISÉS E ELIAS
- A PALAVRA DO PAI
- A VINDA DE ELIAS
- VERIFICAÇÃO