Curso Online de Cristianismo de Matriz Africana
O Curso Cristianismo de Matriz Africana à Distância visa oferecer subsídios para a promoção do pensamento da matriz africana do cristian...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
a influência africana na origem do cristianismo ao longo do nilo são pontos muito importantes que vamos conhecer no curso cristianismo de matriz africana.
objetivo do curso
o curso cristianismo de matriz africana à distância visa oferecer subsídios para a promoção do pensamento da matriz africana do cristianismo.
o curso
hernani francisco da silva
-
objetivo
ao final desta aula, você:
saberá que a religião tradicional africana é monoteísta.
conhecerá a visão de deus e do mundo, segundo os afrodescendentes.
bons estudos!
1ª módulo: negritude e experiência de deus
-
1ª MÓDULO: Negritude e experiência de Deus
1ª módulo: negritude e experiência de deus
deus em áfrica é um ser relacional que é conhecido através de vários níveis de relacionamento com a criação. em relação à humanidade, deus é o grande ancestral da raça humana.
quando falamos de áfrica, neste contexto, nos referimos a áfrica ao sul do deserto do saara.o norte pertence mais ao mundo mediterrâneo e da religião do islã é bem estabelecida nessa parte da áfrica.
religião tradicional africana
-
salvação e plenitude dos povos africano
um estudo das crenças e práticas dos povos africano leva à observação teológica que a religião tradicional africana é uma religião de salvação e plenitude. uma análise cuidadosa mostra uma ênfase na salvação deste mundo e plenitude. porque os africanos acreditam que a vida é uma teia complexa de relações que podem aumentar e preservar a vida ou diminuir e destruí-la, o objetivo da religião é o de manter as relações que protege e preserva a vida.
1ª módulo: negritude e experiência de deus
-
a concepção de deus no mundo africano
os povos africanos são profundamente religiosos e concebem a experiência com o sagrado como norma de vida. o modo de expressar a fé em deus é bastante diversa, mas há um consenso, entre os pesquisadores e entre os próprios africanos de que sua religião é monoteísta e de que, quando se fala em panteão africano, não se entende necessariamente uma assembléia de deuses como os egípcios, os assírio-babilônicos, nem como os gregos e romanos, mas como “conjunto das entidades supraterrestres invocadas pelos diversos povos da áfrica”.
1ª módulo: negritude e experiência de deus
-
o africano acredita num deus único
o africano acredita num deus único incriado e criador que está além de nós e tem a força e o poder por si mesmo. é ele quem dá a existência e o crescimento aos outros seres, mantendo-os na existência. um deus supremo que mora no céu, mas que assegura a vida, a terra e tudo o que nela existe; o fato de as tribos africanas serem isoladas culturalmente, e com dialetos próprios, fez com que cada uma lhe atribuísse um nome diferente, de acordo com a experiência de cada tribo. é um deus inacessível à manipulação humana, do qual não se tem nenhuma imagem; assim como nos recorda a bíblia, no antigo testamento.
1ª módulo: negritude e experiência de deus
-
a centralidade da comunidade
uma das convicções do africano é a de que o ser humano é parte integrante do universo. esta verdade constitui o núcleo de sua espiritualidade, por isso é que se diz que a cosmovisão africana é profundamente religiosa. nessa participação e comunhão com o universo, o africano encontra um dos fundamentos do viver e isso é possível por conceber a terra como um ser vivo, maternal e fecundo. mas essa participação só é possível, se ele está integrado a um grupo. a corrente vital só acontece de fato na comunidade, através da experiência familiar. essa experiência se refere à família ampliada.
1ª módulo: negritude e experiência de deus
-
não entra na mentalidade africana a questão do individualismo tão presente nos grandes sistemas baseados na competitividade e no subjetivismo. o africano fora da família, da comunidade, se desorienta. ele tem necessidade de viver amparado, sentir o calor humano e a solidariedade do grupo, sem os quais perde a razão de viver.
o calor humano e a solidariedade
1ª módulo: negritude e experiência de deus
-
a experiência religiosa afro-brasileira
quanto aos negros vindos para o brasil: culturas sudanesas; culturas guineano-sudanesas islamizadas; culturas bantos. pessoas de tradições muito diferentes umas das outras, de religiosidade totalmente diversas; alguns com uma capacidade enorme de organização, outros, nem tanto; alguns vindos de reinos, outros de apenas uma organização tribal. restava somar forças contra um inimigo comum, buscando uma melhor maneira de se reorganizar, a fim de manter vivas, as raízes da mãe-áfrica, resgatando valores e tradições.
1ª módulo: negritude e experiência de deus
-
rejuvenescimento dos valores religiosos africano
o tráfico de escravos no brasil não cessava, também não cessava a contínua renovação das fontes de vida, “estabelecendo um contato permanente entre os antigos escravos ou seus filhos e os recém-chegados em cujas fileiras vinham, com freqüência, sacerdotes, adivinhos, médicos-feiticeiros, o que fez com que houvesse, durante todo o período escravista, um rejuvenescimento dos valores religiosos”.
1ª módulo: negritude e experiência de deus
-
a experiência de deus
a experiência de deus que estes povos africanos vivenciavam era tão forte e marcante em suas vidas que, mesmo sendo de tribos rivais entre si, ao serem ajuntadas, em vista do cativeiro, não se destruíram mutuamente; muito pelo contrário, perceberam que era necessário unir as forças e resgatar os valores de suas culturas e, em especial, aquilo que era razão de sua existência e que lhes trazia uma identidade comum: a experiência de deus.
1ª módulo: negritude e experiência de deus
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- 1ª MÓDULO: Negritude e experiência de Deus
- 2ª MÓDULO: O Negro e a Bíblia
- 3ª MÓDULO: Cristianismo de matriz africana