Curso Online de PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIO (Conhecimentos básico)
IMPORTÂNCIA DO PPR; OBRIGAÇÕES LEGAIS - MTE; RESPONSABILIDADES EMPREGADOR & EMPREGADO; TIPOS DE RESPIRADORES E RISCOS AMBIENTAIS.
Continue lendoAutor(a): Izaias De Souza Aguiar
Carga horária: 3 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 30 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Leticia Silva Da Costa
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
PPR
PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIOIzaias de Souza Aguiar
-
O PPR é um conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas por toda empresa onde for necessário o uso de respirador.
O propósito do PPR é proporcionar o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores. Além disso, faz se necessária recomendações para elaboração, implantação e administração de um programa de como selecionar e usar corretamente os equipamentos de proteção respiratória.PPR
CONHECIMENTO
PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIAIzaias de Souza Aguiar
O PPR pode, e deve ser um instrumento de crescimento profissional para quem o faz e um poderoso auxiliar na prevenção de doenças ocupacionais que prejudicam tantos trabalhadores no Brasil.
Portanto, quando a Instrução Normativa n. 1 de 4 de abril de 1994, começou a vigorar, criou – se no Brasil o Programa de Proteção Respiratória (PPR), -
Se você pagar demais, vai perder um pouco de dinheiro e isso é tudo.No entanto, se você pagar barato demais, poderá perder muito, pois o que foi adquirido poderá não ser capaz de cumprir satisfatoriamente a função para a qual foi pensado;
As Leis da Economia impedem que se obtenha algo de muito valor por pouco dinheiro. Ao optar pela menor oferta, você deverá adicionar aos seus cálculos o custo dos riscos que você vai correr;
E se você assim o fizer, certamente também terá dinheiro suficiente para comprar algo que seja melhor e lhe ofereça mais segurança.
Izaias de Souza Aguiar
PARA REFLETIR
-
Há poucas coisas neste mundo que alguém não possa fazer um pouco pior para poder vender um pouco mais barato;
As pessoas que se orientam tão somente pelo preço para adquirir o que necessitam, acabam se tornando vítimas do mais barato;
Não é uma atitude inteligente pagar demasiado por algo, porém, é muito pior pagar pouco.
Izaias de Souza Aguiar
PARA REFLETIR
-
O reconhecimento da necessidade de proteger as vias respiratórias dos trabalhadores é fato muito antigo. Plínio AC * menciona o uso de bexiga animal como cobertura das vias respiratórias sem vedação facial para proteção contra a inalação do óxido de chumbo nos trabalhos dentro das minas. Outros autores AC também citam o uso de outros respiradores feitos com bexiga de animais para uso por mineiros.
Izaias de Souza Aguiar
BREVE HISTÓRIA DA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
-
Leonardo da Vinci (1452-1519), antecipando de alguns séculos a história, recomendou o uso de um pano molhado contra agentes químicos no caso de guerra química. Também se refere à substância misteriosa "Alito" que permitiria ao usuário respirar sem uma fonte externa de ar.
Outra de suas idéias foi o uso de um "snorkel" ligado a um tubo longo que flutuava na superfície da água permitindo mergulhos demorados.
BREVE HISTÓRIA DA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Izaias de Souza Aguiar
-
Bernardino Ramazzini (1633-1714) apresenta uma revisão crítica sobre a inadequada proteção respiratória dos mineiros de seu tempo que trabalhavam com arsênico, gesso, calcário e de trabalhadores que manipulavam tabaco, cereais em grão, ou cortadores de pedra.
Izaias de Souza Aguiar
BREVE HISTÓRIA DA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
-
Nos anos de 1700 a 1800 a condição primordial para ser "Bombeiro", era ser portador de uma barba grande e densa. No combate a um incêndio, a barba era encharcada com água e tomada entre os dentes.
O efeito filtrante certamente não era o melhor, mas provavelmente ocorria a retenção das partículas maiores de fuligem e cinza.
BREVE HISTÓRIA DA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Izaias de Souza Aguiar
-
No início da Revolução Industrial, aparece a primeira descrição do ancestral da máscara autônoma de circuito aberto e fechado, e da máscara de ar natural.
Na área de Equipamentos autônomos, havia na Europa, por volta dos fins de 1700 a meados de 1800, um equipamento feito de saco de lona e borracha. Nos Estados Unidos foi patenteado entre 1863 e 1874 algo semelhante.
Consistia de uma saco de múltiplas camadas de lona impermeabilizada com borracha da Índia que era enchido de ar por meio de uma bomba.
BREVE HISTÓRIA DA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Izaias de Souza Aguiar
-
O saco era portado nas costas e um sistema de tubos conduzia o ar à boca, o nariz era fechado com uma pinça nasal e a língua fazia as funções de uma válvula no controle do fluxo de ar. O ar era inalado a partir do saco e ao exalar, era assoprado de volta para o saco onde se "regenerava". A autonomia era de 10 a 30 minutos.
Na fase mais intensa da Revolução Industrial, entre 1800 a 1850, começou-se a fazer diferença entre os contaminantes particulados e gasosos, anteriormente reconhecidos somente como "poeira".
BREVE HISTÓRIA DA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Izaias de Souza Aguiar
-
Em 1825 John Roberts desenvolveu o "filtro contra fumaça" para bombeiros, um capuz de couro com um tubo preso na perna do usuário que captava o ar menos contaminado que estava próximo ao solo. A extremidade do tubo que ficava próxima ao solo tinha um funil voltado para baixo contendo pedaços de tecido para filtrar partículas, e uma esponja molhada para remover gases solúveis na água. (*) Antes de Cristo
Izaias de Souza Aguiar
BREVE HISTÓRIA DA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA ? PPR
- *INTRODUÇÃO;
- *CONHECIMENTO DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA;
- *BREVE HISTÓRIA DA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA;
- *EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA ? EPIS;
- *OBRIGATORIEDADE ? MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO;
- *INSTRUÇÕES NORMATIVAS E PROCEDIMENTOS;
- *SECRETARIA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ? SSST;
- *CONTROLE DE DOENÇAS OCUPACIONAIS;
- *PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS ? PPRA;
- *COMO PODEMOS SABER SE É NECESSÁRIA A IMPLANTAÇÃO DO PPR;
- *CUIDADOS NA IMPLANTAÇÃO DO PPR;
- *COMO ELABORAR E IMPLANTAR O PPR NA EMPRESA;
- *REQUISITOS MÍNIMOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PPR;
- *CUIDADOS EM CASOS DE ACIDENTES COM PRODUTOS QUÍMICOS
- *PRIMEIROS SOCORROS;
- *TIPOS DE RISCOS AMBIENTAIS NO PPR E QUAIS SUAS FORMAS DE CONTROLE.
- Izaias de Souza Aguiar - Técnico em Segurança do Trabalho Reg.MTE nº 25.482/MG