Curso Online de NOÇÕES BÁSICAS DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS (conforme NR11- e NR-18)
Este curso tem como objetivo orientar as equipes de trabalho que atuam em paralelo com a equipe de movimentação de cargas, melhorando a c...
Continue lendoAutor(a): Adimilson Soares Gomes
Carga horária: 16 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
NOÇÕES BASICAS DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
(conforme NR-11 e NR-18) -
Orientações básicas para movimentação de cargas com guindastes e equipamentos similares
MINISTRADO POR :
ADIMILSON SOARES GOMES
Eng. Mecânico
Eng. Segurança do Trabalho -
RESPONSABILIDADE CRIMINAL NO ACIDENTE DE TRABALHO
Até 1993, um acidente no trabalho era responsabilidade apenas da empresa, isto é, só existia a responsabilidade civil. Quando acontecia um acidente que causasse morte ou lesões corporais, era considerado apenas acidente de trabalho, uma fatalidade. A partir dessa data, um acidente de trabalho passou a ter responsabilidade criminal. O que isso significa? Significa dizer que em caso de acidente, não só a empresa responderá pelo acidente, mas também o operador/sinaleiro, responderá criminalmente. A responsabilidade da empresa é civil enquanto a do operador/sinaleiro é criminal. -
RESPONSABILIDADE CRIMINAL NO ACIDENTE DE TRABALHO
O trabalho tem como objetivo, a nossa participação no grupo produtivo e busca de melhor qualidade de vida para nos e nossa família. Em busca dessa qualidade é que oportunamente estamos agregando mais valor ao nosso profissionalismo como treinamento, bom desempenho que nos exercício de nossas funções, ao invés de acrescentar valores, venhamos a perde-los com demissões, processos criminais e outras consequências que um acidente de trabalho pode gerar. -
NORMA REGULAMENTADORA
As normas regulamentadoras, da portaria Nº3214 do ministério do trabalho, regulamentando o dispositivo no artigo 200 da C.L.T, com a redação dada pela lei Nº6514, prevê algumas condições especiais para operação de ponte rolante. -
NR-11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS
11.1-Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.11.1.1- Os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, solidamente, em toda a sua altura, exceto as portas ou cancelas necessárias nos pavimentos.
11.1.2 Quando a cabina do elevador não estiver ao nível do pavimento, a abertura deverá estar protegida por corrimão ou outros dispositivos convenientes.
-
11.1.3- Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores elevadores de carga, guindastes, monta-carga, ponte-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho.
11.1.3.1- Especial atenção será dada aos cabos de aço, cordas, correntes, roldanas e ganchos que deverão ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se as suas partes defeituosas.
11.1.3.2- Em todo o equipamento será indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.
11.1.3.3- Para os equipamentos destinados à movimentação do pessoal serão exigidas condições especiais de segurança.
-
11.1.4- Os carros manuais para transporte devem possuir protetores das mãos.
11.1.5- Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento especifico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.
11.1.6- Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitado e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portar um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível.
11.1.6.1- O cartão terá a validade de um ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador.
-
11.1.7- Os equipamentos de transporte motorizado deverão possuir sinal de advertência sonora (buzina).
11.1.8- Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas.
11.1.9- Nos locais fechados ou pouco ventilados, a emissão de gases tóxicos, por máquinas transportadoras, deverá ser controlada para evitar concentrações, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissíveis.
11.1.10- Em locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados.
-
NR-18 CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO
-
NR-18 MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS
18.14.1- Os equipamentos de transporte vertical de materiais e de pessoas devem ser dimensionados por profissional legalmente habilitado.18.14.1.1- A montagem e desmontagem devem ser realizadas por trabalhador qualificado.
18.14.1.2- A manutenção deve ser executada por trabalhador qualificado, sob supervisão de profissional legalmente habilitado.
18.14.2- Todos os equipamentos de movimentação e transporte de materiais e pessoas só devem ser operados por trabalhador qualificado, o qual terá sua função anotada em carteira de trabalho.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- RESPONSABILIDADE CRIMINAL NO ACIDENTE DE TRABALHO
- NORMA REGULAMENTADORA
- NR-11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS
- NR-18 – CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO
- NR-18 – MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS
- NR-18.14.24- Guindastes
- NR-18.22 Máquinas, equipamentos e ferramentas diversas
- NR-18.36 – DISPOSIÇÕES GERAIS
- NR-18.36 .6- QUANTO À MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS:
- NR-18.37- HABILITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
- RESPONSABILIDADES
- PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA
- EQUIPAMENTO DE IÇAMENTO
- CAPACIDADE DE CARGA
- INSPEÇÕES
- RELATÓRIOS DE INSPEÇÃO PARA IÇAMENTOS CRÍTICOS
- RIGGER / SINALEIRO
- ORIENTAÇÃO BÁSICA DE SINALIZAÇÃO E ESTROPAGEM
- PROIBIÇÕES NO IÇAMENTO DE CARGAS
- MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
- CORDAS GUIAS
- TRAVAMENTOS
- VENTOS FORTES
- SERVIÇOS PXÓXIMOS A LINHAS DE TRANSMISSÃO AÉREA
- PATOLAMENTO
- CONDIÇÕES GERAIS DO AMBIENTE
- OPERAÇÃO CONUNTA COM OUTROS EQUIPAMENTOS
- ÁREA DE CARREGAMETO
- CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA QUALQUER ATIVIDADE COM GUINDASTE E EQUIPAMENTOS SIMILARES
- OPERAÇÃO DE GIRO, ÁREA DE GIRO
- LOCAL DE DESCARGA, ÁREA DE MONTAGEM.
- MUNCKS
- INSTRUÇÕES E ORIENTAÇÕES
- ISOLAMENTO, SINALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO DURANTE AS OPERAÇÕES DE IÇAMENTO
- UTILIZAÇÃO DE CABOS DE AÇO, CINTAS, ESTROPOS, GANCHOS E ESLINGAS.
- NORMAS DE CABOS DE AÇO E CINTAS
- ENCERRAMENTO