Curso Online de Cuidador de Idosos - A profissão que mais cresce em todo o mundo
Um cuidador de idosos é a pessoa responsável por ajudar nos cuidados de uma pessoa idosa, geralmente contratado por uma família que não t...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Cuidador de Idosos
-
Cuidador de Idosos
Para manter a qualidade de vida de um idoso alguns cuidados especiais são necessários, porém, muitas vezes a própria família não consegue manter esses cuidados, ai que o profissional cuidador entra em vigor com suas téncicas e conhecimentos.
Esse profissional cuida da alimentação, higiene, agenda de medicamentos, das consultas médicas, além de observar e relatar qualquer mudança no comportamento do idoso.
Caso queira o restante do material desse curso (PDF+VIDEO AULAS) : (92) 992939817 -
Índice
01 O PROCESSO DO ENVELHECIMENTO ...........................................5
02 - O ESTATUTO DOS IDOSOS ...........................................................7
03 - QUEM É O CUIDADOR DE IDOSOS..............................................12
04 - CUIDANDO DO CUIDADOR.........................................................14
05 - VENCENDO O MEDO DE ENVELHECER ........................................24
06 - A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO CUIDADOR DE IDOSOS .............27
07 - HIGIENE ....................................................................................30
08 - ALIMENTAÇÃO...........................................................................35
09 - ALIMENTAÇÃO POR SONDA .......................................................40
10 - ELIMINAÇÕES............................................................................43
11 - DISPOSITIVOS PARA ELIMINAÇÃO EXTERNOS..........................46
12 - IDOSO ACAMADO ......................................................................50
13 - EXERCÍCIOS PARA IDOSOS .......................................................55
14 - ESTIMULANDO O CORPO E SE VESTINDO ..................................57
15 - COMUNICAÇÃO ..........................................................................60
16 - PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS COMUM NOS IDOSOS...................62
17 - USO CORRETO DE MEDICAMENTOS ...........................................67
18 - MAUS TRATOS AOS IDOSOS ......................................................71
19 - PRIMEIROS SOCORROS EM DOMICÍLIO.....................................74
20 - ÓBITO (ABORDAGEM DE FINITUDE)..........................................79 EXERCÍCIOS TEÓRICOS ....................................................................82
EXERCÍCIOS REFERENTES ÀS LIÇÕES DE 01 A 05 ............................................. 82
EXERCÍCIOS REFERENTES ÀS LIÇÕES DE 06 A 10 ............................................. 85
EXERCÍCIOS REFERENTES ÀS LIÇÕES DE 11 A 15 ............................................. 88
EXERCÍCIOS REFERENTES ÀS LIÇÕES DE 16 A 20 ............................................. 91 -
Cuidador de Idosos
501 O Processo do Envelhecimento
Todo organismo vivo envelhece. O processo de envelhecimento é contínuo, gradual de alterações naturais que começam na idade adulta, onde muitas funções corporais começam se declinar.
Não envelhecemos em uma idade específica, cada organismo tem seu “tempo”. Costumamos designar a idade de 65 anos como começo da velhice, pois na Alemanha, o primeiro país a estabelecer aposentadoria como política de governo, foi a idade escolhida.
Idade Cronológica: aqui baseamos somente no passar do tempo, é a idade das pessoas em anos. Ainda que isso não influencia muito nas características da saúde, embora quanto maior idade, maior a probabilidade da pessoa ter problemas de saúde. Aqui ainda temos um aspecto legal, pois depois dos 65 anos, a maioria dos países desenvolvidos dão benefícios às pessoas.
Idade Biológica: aqui nos referimos às alterações biológicas que vem com a idade cronológica. Entretanto essas doenças podem aparecer em diferentes pessoas, em idades cronológicas diferentes. Essas alterações da idade biológica entre pessoas de idades cronológicas similares se dá por diferentes estilos de vida.
Idade Psicológica: é a idade baseada no que a pessoa sente e age, por exemplo, uma idosa de 80 anos que trabalha, faz planos, espera eventos futuros e participa de muitas atividades, podemos considerar psicologicamente jovem. -
6
Cuidador de IdososCom essas diferenças de caracterização podemos usar a definição de Envelhecimento Normal, onde são alterações biológicas que ocorrem com a idade cronológica, na maioria das pessoas, por exemplo, com o passar do tempo o cristalino do olho engrossa e endurece, deixando a pessoa com dificuldades para focar em coisas perto. A idade cronológica onde as alterações acontecem, mudam de pessoa para pessoa, mas ela vai acontecer, mais cedo ou mais tarde, por isso chamamos de envelhecimento normal.
Entre as alterações biológicas do envelhecimento normal, como um todo, podemos colocar a perda da hidratação corpórea, que tem um efeito profundo no corpo, a pele fica mais fina, ocorre o aparecimento de rugas, os dentes caem, os ossos ficam mais quebradiços, os rins e o fígado começam a falhar, o processo de cicatrização começa a piorar, aparecem doenças metabólicas, como Hipertensão, Diabetes, Obesidade e Hipercolesterolemia (colesterol alto); doenças mentais, como Depressão, Ansiedade e Demências; e ainda, uma das mais agressivas, o câncer.
Os fatores que podem levar as alterações acontecerem mais cedo ou mais tarde, são os estilos de vida da pessoa. Se a pessoa fuma, consome bebidas alcoólicas, não pratica exercício físico, consome comidas gordurosas com excesso de sal, entre outros fatores, darão mais rapidez ao processo do envelhecimento.
Além do fator biológico, temos os fatores econômicos em nosso país. A maioria dos idosos encontram-se em estado de pobreza, seja por falta de planejamento para este momento da vida, seja por condições socioeconômicas, por exemplo, uma mulher idosa, viúva que nunca trabalhou fora de casa e recebe pensão do marido; ou então, abandono, por parte da família e da sociedade.
Há casos também, onde a família do idoso “lava as mãos” ao entregar a responsabilidade da tutela do idoso ao profissional cuidador, ou então, à casa de repouso.
Envelhecer em nosso país não é fácil, muitas vezes o dinheiro da aposentadoria vai embora em medicamentos, não sobrando muita -
Cuidador de Idosos
7coisa para outras necessidades básicas, se a pessoa ainda paga aluguel, pior fica.
Por isso, para você que está começando o curso de cuidador de idosos, fica a dica para observar a clientela que você está disposto a cuidar. São pessoas de muita experiência, cheias de histórias para contar, carentes, pois seu círculo de amizade não está mais aqui, seus filhos e netos quase não lhe dão muita atenção, seu corpo já não responde como antes, seus rendimentos podem faltar no final do mês, ficando grande parte dele nas Farmácias e Drogarias; muitas vezes quem vai pagar o salário do cuidador é um filho e/ou neto, podendo gerar um conflito com o idoso sobre ele saber se cuidar sozinho, ou seja, pode ser que ele venha a maltratar você.
Você terá o entendimento e a paciência para compreender aquele ser humano que estará a sua frente, que muitas vezes o tratará mal? Que muitas vezes descontará a sua frustração, o seu desespero, e a sua raiva em você, a pessoa mais próxima?
02 - O Estatuto dos Idosos
Em nosso país, no ano de 2003 foi elaborada, aprovada e sancionada uma lei que protege os idosos de nosso país. Esta lei foi apelidada de -
8
Cuidador de IdososEstatuto dos Idosos e tem como objetivo assegurar os direitos dessa parcela da população.
A população idosa no país vem aumentando consideravelmente e entre 2012 a 2017 houve um aumento de 18%, ultrapassando a casa dos 30 milhões, em contraste com os 15 milhões de idosos em 2003.
Com isso em mente, é um dever da sociedade garantir os direitos dessa parcela da população, sendo uma obrigação do Estado em a efetivação de políticas que garantem esses direitos, para tanto, o Estatuto dos Idosos, aborda questões familiares, da saúde, discriminação e violência contra os idosos.
O artigo 2º do Estatuto dos Idosos diz:
“Art. 2º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.”
Garantindo no artigo 3º o:
direito à vida;
direito à saúde;
direito à alimentação;
direito à educação;
direito à cultura;
direito ao esporte; -
Cuidador de Idosos
9Ainda
direito ao lazer;
direito ao trabalho;
direito à cidadania;
direito à liberdade;
direito à dignidade;
direito ao respeito;
direito à convivência familiar e comunitária.
falando no artigo 3º, ele garante aos idosos, o direito à
prioridade nos mais diversos atendimentos. Onde:
eles têm preferência aos atendimentos em órgãos públicos e privados;
formulação e execução de políticas públicas;
a viabilização de formas alternativas de participações sociais;
a priorização do atendimento familiar ao idoso, em detrimento ao atendimento asilar;
a capacitação dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia;
estabelecer mecanismos que favoreçam as divulgações de informações de caráter educativo sobre os aspectos
biopsicossociais do envelhecimento;
garantir o acesso às Redes de Saúde do SUS;
prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.
Agora que falamos dos direitos dos idosos vamos ressaltar como a lei descreve os crimes relacionados aos idosos. No artigo 95º ressalta a ação penal pública incondicionada, ou seja, não necessita da representação da vítima ou do seu representante legal, justificando a responsabilidade do Estado na garantia dos direitos dos idosos. -
10
Cuidador de IdososO artigo 98º do Estatuto fala:
“Art. 98. Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado:
Pena detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa.”
Trocando em miúdos, significa que, apesar de ser comum na sociedade o recolhimento dos idosos em Instituições como Hospitais e Asilos, isso não justifica o abandono desse idoso nessas Instituições, sendo configurada como negligência, pois não promove o zelo e a convivência familiar e social.
Já o artigo 99º fala da exposição do idoso ao perigo da sua integridade física, psíquica e de saúde, privando-o de cuidados indispensáveis, alimentos, medicamentos ou expondo-o a condições desumanas ou degradantes.
Por fim, os artigos 102º e 104º falam em relação aos bens dessas pessoas. Portanto configura abuso quando incorre delito quando alguém se apropria, desvia ou dá aplicação diversa a sua finalidade a bens, proventos, pensão ou outro rendimento do idoso, incluindo cartão magnético e controle da conta bancária do indivíduo.
Por fim, nos seus 118 artigos, de maneira resumida podemos inferir que a lei diz:
Nas aposentadorias, reajuste dos benefícios na mesma data do reajuste do salário mínimo, porém com percentual definido em regulamento; a idade para requerer o salário mínimo estipulado pela Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS cai de 67 para 65 anos;
Assegura desconto de pelo menos 50% nas atividades culturais, de lazer e esportivas, além da gratuidade nos transportes coletivos públicos;
No caso do transporte coletivo intermunicipal e interestadual, ficam reservadas duas vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos e desconto de 50% para os idosos da mesma renda que excedam essa reserva; -
Cuidador de Idosos
11Prioridade na tramitação dos processos e procedimentos dos atos e diligência judiciais nos quais pessoas acima de 60 anos figurem como intervenientes;
Os meios de comunicação também deverão manter espaços ou horários especiais voltados para o público idoso, com finalidade educativa, informativa, artística e cultural sobre o envelhecimento;
Os currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal deverão prever conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, a fim de contribuir para a eliminação do preconceito, sendo que o poder público deverá apoiar a criação de universidade aberta para pessoas idosas e incentivar a publicação de livros e periódicos em padrão editorial que facilite a leitura;
Quanto aos planos de saúde, a lei veda a discriminação do idoso com a cobrança de valores diferenciados em razão da idade, determinando ainda ao poder público o fornecimento gratuito de medicamentos, assim como prótese e outros recursos relativamente ao tratamento, habilitação ou reabilitação;
O idoso terá prioridade para a compra de moradia nos programas habitacionais, mediante a reserva de 3% das unidades, sendo prevista, ainda, a implantação de equipamentos urbanos e comunitários voltados para essa faixa etária.
Em conclusão, é fato notório que o Estatuto do Idoso representa um avanço considerável na proteção jurídica aos homens e mulheres com 60 anos e mais da sociedade brasileira, mas é fundamental que todos eles, assim como seus familiares, e profissionais da área se interessem em buscar informações mais detalhadas sobre o mesmo. -
12
Cuidador de Idosos03 - Quem é o Cuidador de Idosos
Para manter a qualidade de vida de um idoso alguns cuidados especiais são necessários, porém, muitas vezes a própria família não consegue manter esses cuidados, por isso, lançam a mão dos profissionais para esses cuidados especiais.
Esse profissional cuida da alimentação, da higiene do idoso, da agenda de medicamentos, das consultas médicas, além de observar e relatar qualquer mudança do idoso. Além dessas necessidades fisiológicas, o cuidador deve acompanhar o indivíduo em suas interações sociais, como atividades ao ar livre, banhos de sol, sessões de fisioterapia e em exames médicos.
Para termos um profissional que atendam todas essas necessidades pessoais dos idosos, há habilidades fundamentais que as pessoas devem ter, adquirir ou melhorar, entre elas podemos destacar: paciência; empatia; atenção; otimismo; inteligência emocional; qualificação profissional; facilidade de socialização.
O cotidiano de um cuidador de idosos envolvem algumas atividades, onde as habilidades serão postos a prova, entre elas podemos citar: atividades básicas; promover o bem-estar; cuidar da alimentação; cuidar da saúde; cuidar do ambiente domiciliar; incentivar na cultura e educação e acompanhar nas viagens. No decorrer do curso abordaremos mais especificamente esses tópicos, para essa aula nos ateremos às habilidades do cuidador.
A paciência é uma das mais importantes características desses profissionais, podemos até colocar, que sem ela, as outras habilidades perdem seus efeitos. Isto porque, cada pessoa, envelhecem de forma diferente. Alguns se mantém lúcidos, outros, podem perder suas habilidades cognitivas, em vários graus. Muitas vezes, o profissional deve explicar várias vezes as mesmas coisas, para o idoso poder entender, pela falta dessas habilidades. Além disso, há idosos, que
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Conteúdo Programático
- O Processo do Envelhecimento
- O Estatuto dos Idosos
- Quem é o Cuidador de Idosos
- Cuidando do Cuidador
- Vencendo o Medo de Envelhecer
- Papel do Cuidador
- Higiene
- Alimentação
- Alimentação por Sonda
- Eliminações
- Dispositivos Para Eliminação
- Idoso Acamado
- Exercícios Para Idosos
- Estimulando o Corpo
- Comunicação
- Problemas nos Idosos
- Uso Correto de Medicamentos
- Maus Tratos aos Idosos
- Primeiros Socorros em Domicílio
- Óbito (Abordagem de Finitud