Curso Online de Auxiliar de biblioteca
O Auxiliar de Biblioteca é o profissional responsável por executar atividades auxiliares especializadas e administrativas relacionadas à ...
Continue lendoAutor(a): Paulo Victor Nobre Silva
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Tatiane Nascimento Cunha Carneiro
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Curso
Auxiliar de Biblioteca
Capacitação para o trabalho -
APRESENTAÇÃO
“A biblioteca não constitui uma entidade independente, mas uma parte do todo educacional. Se a escola inicia o aluno na instrução, a universidade fundamenta os conhecimentos e a biblioteca age como um elo complementar de estruturação do ensino-aprendizagem, fornecendo a construturação dos fazeres didático pedagógico, através da leitura e da pesquisa. Onde podemos ter na biblioteca um agente educacional, proporcionando o enriquecimento cultural do aluno.”
(Cristian M. S. Mendes) -
A proposta deste curso é qualificar e treinar o pessoal para se alcançar bons resultados quanto à organização e funcionamento de uma biblioteca. Tendo em vista o que prevê o Decreto-lei nº 247/91, de 10 de Julho,. No Artº 6º, ficou previsto que o recrutamento destes técnicos se faria de entre diplomados com curso técnico-profissional de 3 anos. Mas a divergência no decreto, onde, devido à falta de Unidades ministrantes dos cursos Técnicos, os profissionais deverão ser inseridos em Projetos de Capacitação para os trabalhos, garantindo assim a qualidades dos serviços ofertados pela Biblioteca.
-
Vislumbrar aos profissionais o seu campo de atuação, que vai desde o processar físico-funcional aos trabalhos de incentivo à leitura e por parte dos usuários.
Capacitar pessoas que já trabalham em bibliotecas e aquelas que desejam entrar neste mercado de trabalho;
Demonstrar aos profissionais; meios e métodos de trabalhos simplificados e inovadores dentro das normas internacional do desempenhar os trabalhos de uma biblioteca;
OBJETIVOS
-
Na busca por uma execução o mais sucinta possível, o Curso será ministrado e fundamentado em dois momentos:
Primeiro Momento – destinado aos estudos textuais e explanações das teorias formadores de uma biblioteca;
Segundo Momento – junção entre teoria e pratica, com a execução dos trabalhos realizados em uma biblioteca (oficina – processo técnico).
Metodologia
-
Biblioteca é uma coleção de documentos bibliográficos (livros, periódicos, folhetos) e não bibliográficos (gravuras, mapas, filmes, discos, fitas) organizada e administrada para formação, consulta e enriquecimento cultural dos usuários.
BIBLIOTECA!
O termos “BIBLIOTECA’ vem do grego Bibliothéke que significa “Coleção de Livros”
(Biblio = livros, Théke Caixas, Coleção).O QUE É?
-
Três elementos que formam a biblioteca:
Espaço físico e instalações;
Acervo;
Pessoal.
-
BIBLIOTECA.
QUAL É SUA FINALIDADE?
A Biblioteca tem por finalidade atender às necessidades de estudo, consulta e pesquisa de professores e alunos universitários, atuando como verdadeiro centro documentação
-
AUXILIAR DE BIBLIOTECA
É todo profissional que executa atividade de nível médio (técnico profissionalizante), relativas à execução de trabalhos de rotina de uma biblioteca, centro de documentação e ou informação ou similar.
Função:
Realizar serviços auxiliares de aquisição;
Realizar serviços auxiliares de processamento técnico;
Auxiliar na preparação e conservação do material bibliográfico e não bibliográfico;
Realizar serviços auxiliares de atendimento ao publico;
Elaborar Projetos de Incentivo à Leitura(Ser ou não Ser)
Outras tarefas -
Pretende-se ampliar as ações de estímulo à pesquisa bem como as ações culturais de incentivo à leitura, possibilitando e promovendo encontros com escritores, apresentação de contadores de histórias, encenações teatrais, mostras de vídeo, exposições, dentre outras. Essas ações visam à criação de um núcleo de leitura em cada comunidade, investindo principalmente na formação de educadores-leitores.
A Biblioteca Móvel, por seu caráter itinerante, tem como objetivo aproximar a biblioteca e o livro da comunidade, facilitando o acesso à leitura, à cultura, à informação e ao conhecimento às comunidades distantes e periféricas.
É disponibilizado um acervo bibliográfico composto de aproximadamente 2300 obras de literatura brasileira e estrangeira, de literatura infantil e juvenil, de obras de referência (enciclopédias, dicionários, guias, Atlas, almanaques, bibliografias), de obras gerais (livros de consulta), de jornais, revistas e gibis. As atividades, gerenciadas por auxiliares de biblioteca, envolvem leitura no local e empréstimo de livros.
Projeto Biblioteca Móvel
-
Projeto Jornada de Contadores de Histórias
A Jornada se organiza em torno de experiências e práticas, cuja apresentação é feita por meio de uma maratona de histórias. As atividades diversificam-se com oficinas, cujo objetivo é o de formar novos agentes culturais que disseminem o gosto pelas narrativas.
A Jornada de Contadores de Histórias visa à formação de uma rede de leitura no Espírito Santo, relacionando a prática de contar histórias à leitura e ao livro.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Objetivos;
- Metodologia;
- O que é?;
- Qual é sua finalidade?;
- Auxiliar de biblioteca;
- Projeto biblioteca móvel;
- Projeto jornada de contadores de histórias;
- Projeto roda de leitura;
- Projeto roda de histórias;
- Tipos de biblioteca;
- Acervo;
- O que é uma coleção:
- Elementos componentes do livro;
- Diferença entre livros e periódicos;
- Carimbagem;
- Registro;
- Etiqueta de lombada;
- Registro: catalogação e classificação;
- Atendimento ao usuári