Curso Online de AUDITORIA EMPRESARIAL
O curso Auditoria Empresarial dispõe de conteúdos para que você saiba como proceder e verificar os planejamentos e atividades da empresa....
Continue lendoAutor(a): Willian Braga MagalhÃes Lima
Carga horária: 8 horas
Por: R$ 40,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NA DETECÇÃO DE FRAUDES
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NA DETECÇÃO DE FRAUDES
-
RESUMO
RESUMO
Neste artigo os autores estabelecem uma inter-relação entre o evento fraudes e o papel a ser realizado pela auditoria no sentido de sua identificação e minimização das causas de sua ocorrência. Alguns aspectos de análise do presente artigo foram extraídos de pesquisas realizadas por instituições conceituadas em nível nacional e internacional que atuam na área de auditoria e áreas afins. É evidenciado ainda pelos autores que a função do auditor por essência está diretamente associada ao conhecimento e descoberta da fraude. Trata-se de uma análise reflexiva para propiciar ao segmento empresarial a magnitude quantitativa das fraudes, e a relevância da variável auditoria como ferramenta indispensável para contrapor este “câncer“, possibilitando a continuidade operacional do empreendimento.
-
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Em decorrência da evolução das fraudes seja no aspecto quantitativo, seja no aspecto qualitativo atingindo mundialmente empresas públicas e privadas em países desenvolvidos e emergentes ocasionando perdas substanciais nos respectivos patrimônios, associado à rara literatura sobre a matéria e as recentes pesquisas que apresentam números contundentes, sentimo-nos estimulados a investigar e evidenciar o inter-relacionamento da auditoria e a sua correspondência biunívoca com o fenômeno fraudes.
-
O enfoque do presente trabalho é apresentar a classe empresarial de forma delimitada a função da auditoria ao nível necessário a permitir, o discernimento sobre as possibilidades de aplicação na prevenção e descoberta das fraudes. Obviamente, não é nossa pretensão conferir aos administradores, conhecimentos específicos sobre a matéria, mas o suficiente a permitir uma reflexão para a decisão de implementar a utilização da auditoria como elemento estratégico para minimizar as fraudes nas organizações.
-
O escopo do presente artigo, inicialmente explicita alguns conceitos de auditoria de forma sintética em seus três tipos no que tange a relação da entidade com o auditor: Auditoria interna, Auditoria Externa e Auditoria Governamental. Em seguida é abordada a conjuntura de fraudes em nível internacional e nacional evidenciando a generalização das fraudes e o inter-relacionamento da auditoria antes, durante e posteriormente a ocorrência da fraude nas empresas, conforme dados extraídos em diversas pesquisas realizados por instituições renomadas que atuam na área de auditoria e áreas afins.
-
Finalmente são apresentadas algumas considerações finais para reflexão.
-
A FUNÇÃO DA AUDITORIA
A FUNÇÃO DA AUDITORIA
A origem latina do termo auditoria, que vem de audire (ouvir), foi ampliado pelos ingleses como auditing para denominar a tecnologia contábil da revisão. Para atender o mundo globalizado, de uma sociedade moderna composta pelas grandes organizações, com o desenvolvimento econômico dos países, gerando crescente complexidade na administração dos negócios, onde as transações são contabilizadas em real-time, sujeitas às determinações fiscais e legais, e devido à criação de normas regulamentadoras da profissão, o conceito de auditoria tem-se ampliado ao longo do tempo.
-
Apresentamos a título de ilustração, alguns conceitos atuais de auditoria. Segundo Attie (1998, p.25), “a auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado”, ou de forma ampliada de acordo com Sá (1998, p.25), Auditoria
-
[...] é uma tecnologia contábil aplicada ao sistemático exame dos registros, demonstrações e de quaisquer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões, críticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza aziendal, pública ou privada, quer ocorrido, quer por ocorrer ou prospectados e diagnosticados.
-
Podemos observar que a auditoria poderá apresentar-se de diversas formas, conforme as suas características peculiares. Assim de acordo com os fins a que se destina, a auditoria pode ser realizada para confirmar a exatidão das demonstrações contábeis, permitir melhor controle administrativo, atender as exigências legais, verificar o cumprimento das obrigações fiscais, entre outros, apurar erros e fraudes (Franco e Marra, 1992, p.163).
-
Muitas empresas entendem que o objeto principal de uma auditoria é de apenas de descobrir e de protege-la contra fraudes e de evitar multas fiscais, esquecendo da importância dos objetos básicos como da eficácia e eficiência.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NA DETECÇÃO DE FRAUDES
- RESUMO
- INTRODUÇÃO
- A FUNÇÃO DA AUDITORIA
- 11.1.4.3
- 11.1.4.4
- O CENÁRIO, TENDÊNCIAS E A INTER-RELAÇÃO COM A AUDITORIA
- Sistêmica
- Quantitativa
- Comportamental
- TABELA 2 - Contas contábeis mais utilizadas pelo funcionário para classificar e tentar esconder a prática criminosa
- TABELA 3 - Quem executa a auditoria interna nas empresas
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- REFERÊNCIAS