Curso Online de AMOR ROMÂNTICO
Durante o romantismo o amor passou a ser o fator essencial da própria vida; nenhum outro período histórico teve o amor tão presente na li...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CURSO
AMOR ROMÂNTICO
-
APRESENTAÇÃO
OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS.
ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela -
AMOR ROMÂNTICO
Detalhe de "O Beijo", do pintor romântico Francesco Hayez
-
Durante o romantismo o amor passou a ser o fator essencial da própria vida; nenhum outro período histórico teve o amor tão presente na literatura; o amor, suas angústias - "a paixão sobrepondo a razão, a insatisfação com a vida, o prazer no sofrimento, o arrebatamento da imaginação e o desejo de morte" sempre foram retratados nas artes - contudo, foram incorporados ao cotidiano dos românticos do século XIX.
-
Os românticos constroem um melancólico e nostálgico mundo imaginário, e trazem como principais características um distanciamento da realidade social, experiência da perda e procura pelo que se perdeu; a poesia e o amor se tornam a própria vida.
-
Em autores como Álvares de Azevedo esse estado de espírito melancólico leva ao paradoxo de aproximar o amor com a morte, também uma característica dos românticos, patenteados nos dois últimos versos do poema "Amor" deste autor brasileiro:"Quero viver um momento,Morrer contigo de amor!
-
O componente trágico do amor é então revelado: Eros se aproxima de Tanatos, a morte; o amor significa também sofrer; a dualidade se manifesta também na contradição entre a adoração e o prazer carnal; o romântico busca a plenitude dos sentimentos, quer ser possuído pelo amor e, não o conseguindo, experimenta o mais atroz sofrimento.
-
Para o Ocidente o amor romântico passou a ser o "amor verdadeiro"; deste modo selou de forma definitiva a ruptura com a visão então dominante do cristianismo de que o amor servia à procriação, e manteve em seu legado conquistas como o fato de que todos têm liberdade de escolha de seu parceiro, e ainda o ideal de que para o amor não devem existir barreiras.
-
Numa análise sociológica, Anthony Giddens pondera que o amor romântico teve dois impactos na situação feminina: serviu para colocar a mulher "no seu lugar" - o lar.
Segundo o autor, por outro lado, o romantismo também estabeleceu um compromisso ao machismo da sociedade moderna, estabelecendo um vínculo emocional duradouro. -
Compreensão moderna do amor
Grandes Amantes, pintura de Ernst Ludwig Kirchner
-
O século XX assistiu a uma preocupação teórica da compreensão do amor, sob as mais variadas óticas; Denis de Rougemont, ecologista suíço, publica em 1938 seu O Amor e o Ocidente, ganhando diversas traduções, análises, críticas, despertando polêmica.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- CURSO
- APRESENTAÇÃO
- AMOR ROMÂNTICO
- Compreensão moderna do amor
- Era digital, pós-moderna
- Religião
- Hinduísmo
- Judaísmo
- Budismo
- Cristianismo
- Protestantismo
- Espiritismo
- Testemunhas de Jeová
- Islamismo e crenças árabes
- Outras definições religiosas
- Umbanda, Candomblé e sincretismo afro-brasileiro
- Filosofia
- Eros
- Philia
- Ágape
- Natureza do amor
- Definições dos filósofos modernos
- Ideologias políticas
- Anarquismo
- Nazismo
- Comunismo, socialismo e marxismo
- Neo-marxismo
- Positivismo
- Sociologia
- Psicologia
- Direito
- Particularidades culturais
- Artes
- Literatura
- Portugal
- Poesia
- Música
- Cinema e televisão
- Movimentos sociaisAmor livre
- Paz e amor
- Base biológica do amor
- Processo neuro-químico da paixão
- Alterações comportamentais
- REFERÊNCIAS
- Bibliografia
- CONSIDERAÇÕES FINAIS