Curso Online de Agroecologia
Mecanismo de transferencia de calor - Processos de transferência de calor; - Energia Radiante; - Balanço de Energia Radiante; - Difusão...
Continue lendoAutor(a): Rony Lourenço De Oliveira
Carga horária: 6 horas
Por: R$ 28,00
(Pagamento único)
Mais de 30 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Rony Lourenço de Oliveira
MECANISMO DE TRANSFERENCIA DE CALOR
-
Transferência de calor → é a passagem da energia térmica de um corpo para o outro.
-
Condução→ ocorre de molécula a molécula (colisão).
Convecção → ocorre por diferença de densidade; advecção ou por propagação do calor por meios de movimentos internos da substância que contém o calor(líquidos e gases).
Radiação → ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz entre dois corpos, sem haver necessariamente, conexão entre eles.
Ex.: processo de troca entre sol-terra. -
É a energia emitida pelo sol no espaço, através do processo de radiação.
Radiação solar é a maior fonte de energia para a Terra, principal elemento meteorológico e um dos fatores determinantes do tempo e do clima.
Além disso, é responsável por diversos processos:
Aquecimento;
Evaporação);
Transpiração;
Fotossíntese; -
Ao atravessar a atmosfera a radiação solar interage com seus constituintes, resultando em modificações na quantidade, na qualidade e na direção dos raios solares, devido aos processos de absorção e difusão da radiação solar
Esses modos de interação dependem do comprimento de onda da radiação e do tamanho do constituinte atmsoférico. Há, portanto, uma interação seletiva que depende das condições atmosféricas locais.
-
Os constituintes atmosféricos, normalmente aerossóis, partículas de poeira e gotículas de água (nuvens, nevoeiros, etc.) mudam a direção dos raios solares. Esse processo gera a radiação multi-direcional, denominada de difusa. Parte dessa radiação retorna ao espaço sideral.Quanto maior a espessura da camada da atmosfera a ser atravessada pela radiação solar, maior a difusão.
-
Dependem do comp. de onda (λ):
O Sol apresenta um brilho branco incandescente e a sua energia é denominada radiação de ondas curtas (ultravioleta).
Irradiam energia (em temperatura muito inferior à do Sol, naturalmente) e essa radiação é emitida em ondas longas (infravermelho). -
A figura mostra a energia associada a cada comprimento de onda. Observe que da energia global, somente uma parte é proveniente da radiação direta o restante é proveniente da radiação difusa, ou seja, a diferença entre Global e Direta.
-
Nessa figura podemos ter uma melhor idéia do porque ocorre redução da irradiância solar à medida que se afasta do sol. Observe que aumentando a distância de 0,5 para 2,0 a irradiância diminuiu de 4 para 0,25.
Nessa figura podemos ter uma melhor idéia do porque ocorre redução da irradiância solar à medida que se afasta do sol. Observe que aumentando a distância de 0,5 para 2,0 a irradiância diminuiu de 4 para 0,25.
-
A irradiância solar varia de acordo com o ângulo de incidência dos raios solares. Esse ângulo formado entre o Zênite local e os raios solares, denomina-se ÂNGULO ZENITAL (Z). Quanto maior Z, menor a irradiância solar. A lei do Cosseno de Lambert mostra essa relação entre a Irradiância solar e Z da seguinte forma:
Iz = In cos Zh
In = Jo = constante solar
Zh = ângulo zenital em dado instantecos Zh = sen sen + cos cos cos h
= latitude (0 a 90o)
= declinação solar (0 a 23,45o)
= 23,45 sen [(360/365).(NDA – 80)]
h = ângulo horário = [(Hora local – 12).15] -
Variação da elevação solar e, conseqüentemente, do ângulo zenital (Z) em diferentes latitudes, considerando-se o dia de Equinócio e às 12h (passagem meridiana do Sol)
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Nessa figura podemos ter uma melhor idéia do porque ocorre redução da irradiância solar à medida que se afasta do sol. Observe que aumentando a distância de 0,5 para 2,0 a irradiância diminuiu de 4 para 0,25.