Curso Online de Biorremediação microbiana
Para quem se interessa em Meio Ambiente, a biorremediação é uma técnica moderna de desinfecção aplicada em terrenos e deixá-lo livre de c...
Continue lendoAutor(a): Renato De Marchi Vieira Dos Santos
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 400 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Biorremediação microbiana
biorremediação microbiana
eng.º quím. renato de marchi vieira dos santos
-
Introdução
introdução
a revolução industrial trouxe um enorme aumento da poluição e da produção de resíduos. na realidade, muitos dos problemas ambientais atuais são os resultados de mais de 200 anos de má gestão do lixo industrial, sendo os locais contaminados uma conseqüência freqüente do manuseamento e eliminação inadequados de materiais perigosos.
-
a biorremediação é o processo de tratamento que utiliza a ocorrência natural de microrganismos para degradar substâncias toxicamente perigosas transformando-as em substâncias menos ou não tóxicas.
-
é um mecanismo de estimulação de situações naturais de biodegradação para a limpeza de derramamentos de óleos e tratamento de ambientes terrestres e aquáticos contaminados com compostos xenobióticos (substância sintética que polui o meio ambiente). maior segurança e menos perturbação do meio ambiente são os principais benefícios da biorremediação. os dois maiores enfoques da biorremediação são a estimulação do crescimento microbiano no local contaminado e a adição de microrganismos degradadores de hidrocarbonetos adaptados ou de biosurfactantes.
-
biorremediação é o bom uso de seres vivos ou seus componentes para restaurar ambientes poluídos. geralmente são processos que empregam microorganismos ou suas enzimas para degradar compostos poluentes. na biorremediação utiliza-ea microorganismos, fungos, plantas verdes ou suas enzimas para que o ambiente contaminado retorne a sua condição original. pode ser empregada para atacar contaminantes específicos do solo, tais como a degradação de hidrocarbonetos clorados pelas bactérias. um exemplo mais geral é a limpeza de derramamentos do óleo pela adição dos fertilizantes de nitrato ou de sulfato para facilitar a decomposição do óleo pelas bactérias locais ou exteriores.
-
o processo de biorremediação se da pelo fato de mocroorganismos, como as bactérias, utilizarem carbono orgânico como fonte de alimentação. sendo assim, convertendo os contaminantes em co2 e h2o. a biorremediação e a fitorremediação foram usados por séculos. por exemplo, a desalinação do solo de agricultura pela fitoextração tem uma tradição longa.
-
é uma metodologia atrativa e confiável para o tratamento de solos e cursos d´água contaminados, considerando-se muito eficiente, além de econômica, versátil e principalmente por causar uma menor perturbação ao ambiente, já que é um sistema de estimulação de processos naturais de remediação. enfim é uma estratégia ou processo que emprega microrganismos ou suas enzimas para destoxificar contaminantes no solo ou outros ambientes. esta consiste basicamente na transformação do contaminante a formas que não oferecem riscos de contaminação.
-
portanto, é fundamentada nos processos de degradação microbiana e reações químicas combinadas com processos de engenharia, criando condições para maximizar as transformações dos contaminantes orgânicos do solo. de acordo com a agência de proteção ambiental. as principais categorias de contaminantes do solo são em ordem decrescente: os cloroalifáticos, pesticidas, hidrocarbonetos aromáticos, cloroaromáticos, aromáticos simples e outros.
-
estes originam-se da industrialização do petróleo bruto, industrias químicas diversas e atividades agrícolas, sendo muitos destes produtos de difícil decomposição e, por isto, causam sérios impactos ambientais. alguns representantes mais importantes no âmbito da biorremediação são:
-
a) os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (pahs), que são orgânicos voláteis com várias ligações tipo benzeno condensadas, representam mais de 100 diferentes compostos como antraceno e benzopireno. os pahs são em sua maioria lipofílicos e adsorvendo fortemente a superfícies hidrofóbicas. o interesse na biorremediação destes compostos é crescente devido aos efeitos mutagênicos e carcinogênicos dos mesmos.
-
b) os hidrocarbonetos halogenados, especialmente os clorados, são os xenobióticos de grande persistência no solo devido à sua baixa degradabilidade que é resultante da baixa solubilidade, tamanho molecular, toxicidade e elevada energia química de ligação. os contaminantes mais estudados são: o pcp (pentaclorofenol), tce (tricloroetileno) e os pcb's (bifenis policlorados).
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Biorremediação microbiana
- Introdução
- Técnicas de biorremediação
- Tipos e estratégias para biorremediação do solo
- Principais Dificuldades para o Sucesso dos Tratamentos Biológicos de Solos Contaminados
- Aspectos Biológicos das Técnicas mais Comumente Empregadas
- Landfarming
- Biorremediação fase sólida
- Tratamentos" in situ"
- Bioaumentação
- Fitorremediação
- Bibliografia
- FIM !