Curso Online de Curso de Apicultura Básica
O objetivo do curso é apresentar informações básicas e necessárias para ter sucesso no manejo do seu apiário. Serão apresentadas as técni...
Continue lendoAutor(a): Adriano Berwanger
Carga horária: 11 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 100 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 4 no total
- Ana Carollyne Duraes Teodoro
- Ana MÁrcia De Matos ConceiÇÃo
- Weverson Victor Oliveira Nevado
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CURSO - APICULTURA BÁSICA
CURSO - APICULTURA BÁSICA
-
Olá! Bem-vindo ao curso - APICULTURA BÁSICA
O objetivo do curso é apresentar informações básicas e necessárias para ter sucesso no manejo do seu apiário.
Serão apresentadas as técnicas adequadas de manejo realizadas pelos apicultores, e cuidados fundamentais na criação de abelhas.
APRESENTAÇÃO DO CURSO
-
Temas abordados na AULA 1
1. Introdução
2. Apicultura – atividade milenar
3. Apicultura racional
4. Aspecto socioeconômico
5. Abelhas
5.1 Abelha Rainha
5.2 Abelhas operárias
5.3 Zangões
6. Colméias
7. Pastagem apícolaAula 1
-
A criação de abelhas é uma atividade lucrativa e pode ser praticada pelo pequeno produtor rural ou agricultor familiar. Para obter resultados significativos é necessário adotar técnicas corretas de manejo (BARBOSA et al., 2007). A criação racional de abelhas está despertando nos últimos anos um crescente interesse dos agricultores, graças principalmente a produção do mel como um dos produtos naturais de maior valor nutritivo para o homem, sendo também utilizado como remédio e sua conseqüente valorização econômica. Esses fatores têm levado muitas pessoas a ingressarem no campo da exploração apícola.
INTRODUÇÃO
-
A apicultura é uma atividade conhecida há muitos séculos, com origens na Pré-história. Povos da Ásia, África e Europa conheciam as abelhas e utilizavam seus produtos. O homem “caçava o mel”, retirava o mel sem nenhum cuidado e com isso, as abelhas acabavam morrendo ou fugindo. Os homens das cavernas saiam à caça dos insetos, mas não sabiam como separar os produtos do favo. O alimento era ingerido com uma mistura de mel, pólen, crias e cera (OLIVEIRA; SEABRA, apud ALMEIDA, 2012).
APICULTURA – atividade milenar
-
Homem das cavernas, consumindo o produto com uma mistura de mel, pólen, crias e cera.
-
Pesquisas arqueológicas demonstram que as abelhas já produziam e estocavam mel há 20 milhões de anos antes do surgimento do ser humano na Terra. Os egípcios são os primeiros a manejar as colméias, colocando as abelhas em potes de barro (OLIVEIRA; SEABRA, apud ALMEIDA, 2012).
A palavra colméia teve origem na Grécia, onde os gregos colocavam enxames em recipientes com forma de sino, feitos de uma palha trançada, chamada colmo (OLIVEIRA; SEABRA, apud ALMEIDA, 2012).
-
A exploração econômica do mel cresceu na Idade Média, quando as abelhas chegaram a ser consideradas símbolos de poder para reis e papas, aparecendo em brasões, coroas, moedas e mantos reais (OLIVEIRA; SEABRA, apud ALMEIDA, 2012).
Os trabalhos e estudos com a apicultura avançaram através dos séculos, com maior desenvolvimento nos últimos 500 anos (FERREIRA et a., s/a).
-
O homem da antiguidade desenvolveu diversos sistemas para criação das abelhas, as transferindo de ocos de árvores para casa de barro, cestos de vime, colméias de corda, e também de madeira.
-
No Brasil, as abelhas nativas já habitavam o território brasileiro antes da chegada dos colonizadores. Mas a apicultura, como forma organizada de produção, começou com os enxames trazidos pelos imigrantes. A atividade se expandiu a partir de 1956, com o cruzamento das espécies européias e africanas, que resultaram na raça africanizada (OLIVEIRA; SEABRA, apud ALMEIDA, 2012).
A diversificação da flora brasileira contribuiu para a expansão da atividade, que hoje está presente em todos os estados (SOUZA, 2006). -
A apicultura racional é entendida pela prática de criação de abelhas, que visa extrair razoável quantidade de mel e outros derivados, através de meios que envolvam a separação das abelhas em caixas específicas de acordo com o tempo de vida e a função a cumprir.
Esta prática, difere-se da apicultura amadora ou primitiva, que apenas alojava a colmeia em uma única caixa, sem cuidados e técnicas de manejo adequados.
APICULTURA RACIONAL
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- CURSO - APICULTURA BÁSICA