Curso Online de Noções Gerais do Cooperativismo
O curso aborda sobre o movimento cooperativista e sua origem na cidade de Manchester (Inglaterra), no bairro de Rochdale, quando um grupo...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Noções Gerais de Cooperativismo
-
Cooperativismo - Origem
O movimento cooperativista teve origem na cidade de Manchester (Inglaterra), no bairro de Rochdale, quando um grupo de 28 tecelões, no dia 21 de dezembro de 1844, decidiu fundar a primeira cooperativa do mundo.
Os pioneiros de Rochdale, inicialmente, se reuniram, discutiram suas ideias, estabeleceram condutas, definiram seus objetivos e traçaram metas, que tinham como foco a organização social do grupo.
-
Cooperativismo - Origem
Após doze meses, esses operários conseguiram economizar 28 libras, valor necessário para abrirem um pequeno armazém cooperativo para oferecer aos seus associados, artigos de primeira necessidade e vários outros serviços promovendo, assim, melhores condições de vida. E aí foi criada a primeira cooperativa de consumo.
Com o sucesso da cooperativa de Rochdale, as cooperativas de consumo foram se multiplicando pela Europa e desencadeando em todo o mundo a criação de outras cooperativas de vários ramos da atividade econômica, tendo sempre como base os mesmos princípios estabelecidos pelos pioneiros.
-
Cooperativismo - Conceito
Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social (Brasil cooperativo, 2008).
-
Cooperativismo - Conceito
É uma associação autônoma de no mínimo vinte pessoas, unidas voluntariamente para atender necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e de controle democrático dos associados (MAPA, 2012).
-
Cooperativismo - Conceito
Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes.
(Brasil cooperativo, 2008)
-
O Que é Cooperação?
É o método de ação pelo qual indivíduos, famílias ou comunidades, com interesses comuns, constituem um empreendimento.
Neste, os direitos de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre seus integrantes, na proporção de sua participação nas atividades da organização.Cooperativismo - Conceito
(OCB, 2009)
-
O Que é Cooperativa?
Durante o congresso do Centenário da Aliança Cooperativa Internacional - ACI, realizado em 1995 na cidade de Manchester - Inglaterra, a definição de cooperativa ficou assim estabelecida: “Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida”.
Cooperativismo - Conceito
(OCB, 2009)
-
O Que é Cooperante?
O cooperante também denominado de associado e/ou cooperado, é o trabalhador urbano ou rural, profissional de qualquer atividade socioeconômica, que associa para participar ativamente de uma cooperativa, assumindo as responsabilidades, direitos e deveres que são inerentes.
Cooperativismo - Conceito
(OCB, 2009)
-
Diferenças entre Sociedade Cooperativa
e Sociedade Mercantil(MAPA, 2012)
-
A cooperativa se diferencia dos demais tipos de sociedades por ser, ao mesmo tempo, uma associação de pessoas e também um negócio.
As empresas cooperativas estão baseadas em valores de ajuda mútua, responsabilidade, solidariedade, democracia e participação.
Tradicionalmente, os cooperados acreditam nos valores éticos de honestidade, responsabilidade social e preocupação com o próximo.
Diferenças entre Sociedade Cooperativa
e Sociedade Mercantil(MAPA, 2012)
Pagamento único