Curso Online de AGROECOLOGIA
SEJA BEM VINDO AO CURSO AGROECOLOGIA. MODALIDADE ONLINE CURSO LIVRE.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
agroecologia
-
Seja bem vindo
Ao curso
agroecologia
-
Modalidade online
Curso livre.
Ideal para profissionais atuantes na área.
-
agroecologia
A agroecologia refere-se ao estudo da agricultura desde uma perspectiva ecológica. Tem como unidades básicas de análise os ecossistemas agrícolas, abordando os processos agrícolas de maneira ampla, não só visando maximizar a produção mas também otimizar o agroecossistema total incluindo seus componentes socioculturais, econômicos, técnicos e ecológicos.
-
Atualmente, o termo agroecologia pode ser entendido como uma disciplina científica, como uma prática agrícola ou como um movimento social e político. Nesse sentido, a agroecologia não existe isoladamente, mas é uma ciência integradora (holística) que agrega conhecimentos de outras ciências, além de agregar também saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares de comunidades indígenas e camponesas.
-
Portanto, a base de conhecimento da agroecologia se constitui mediante a sistematização e consolidação de saberes e práticas, convertendo os conhecimentos empíricos tradicionais em conhecimentos com bases e metodologias científicas, visando a sociodiversidade e a agricultura ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente justa.
-
Uma nova visão de agricultura é criada ao reavivar/resgatar conhecimentos esquecidos e/ou suprimidos, que é proporcionalmente fundamentais para serem usados nas técnicas de cultivos de plantas.
-
O modelo de crescimento econômico proposto nas décadas de 60 e 70 com o aporte de tecnologia pós-guerra, gerou desequilíbrios significativos nos ambientes (naturais, sociais e do trabalho). Na mesma proporção em que há riquezas e poderes centralizados, a miséria, a fome e a poluição se alastram de forma alarmante. Tendo isso em vista, surge a premissa de uma nova forma de organização econômica que vise o desenvolvimento monetário sem danos relevantes à sociedade e seus integrantes, e ao meio ambiente.
-
A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente define “ desenvolvimento sustentável “ como o progresso capaz de suprir as necessidades de uma atual geração sem que para isso seja comprometido o futuro de uma eventual geração posterior. É basicamente um desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.
-
De modo, a agroecologia se contrapõe a outros modelos desenvolvimento sustentável, como por exemplo a Revolução Verde, que apresentada como solução para a degradação dos recursos naturais o uso de sementes transgênicas e insumos agroquímicos para potencializar a produção agrícola.
-
Entretanto, o uso de sementes e insumos patentiados por empresas transnacionais, que põe em risco a soberania alimentar, apenas garantindo a manutenção da monocultura do agronegócio.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Agroecologia