Curso Online de AGROECOLOGIA
Agroecologia: Introdução e Conceitos Agroecossistema Conceito de agroecossistema “(...) os homens têm que estar em condições de viver par...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
APRESENTAÇÃO
OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS.
ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela -
Agroecologia representa um conjunto de técnicas e conceitos que surgiu em meados dos anos 90 e visa a produção de alimentos mais saudáveis e naturais. Tem como princípio básico o uso racional dos recursos naturais.
-
ORIGEM DA AGRICULTURA
ORIGEM DA AGRICULTURA Acredita-se que tenha surgido quando o homem passou de nômade a sedentário. Os registros históricos apontam que a agricultura surgiu mais ou menos na mesma época em diversas partes do mundo, tais como na Ásia, na América, na África e na Europa. Os registros também apontam que não existia contato entre estas populações. Evidencia-se, assim, um estágio da história da humanidade.
-
HISTÓRICO DA AGRICULTURA
4 HISTÓRICO DA AGRICULTURANO PASSADO, a agricultura foi considerada como uma arte e um ofício. HOJE é uma ciência, pois se torna cada vez menos empírica e, ao mesmo tempo, mais eficiente e previsível. É renovada não no campo através de experimentos casuais, mas em laboratórios, campos experimentais, centros de pesquisa, universidades e escolas.
-
5 HISTÓRICO DA AGRICULTURAO desenvolvimento da agricultura associou-se à domesticação de espécies. O avanço da agricultura foi acompanhado pelo avanço da degradação, via-de-regra. Exemplos: Mesopotâmia salinização das terras irrigadas; Grécia clássica destruição das florestas e degradação dos campos de cultivo; Romanos as ricas terras de Cartago - deserto; No Vale do Paraíba do Sul da produção de café, hoje restaram morros degradados
-
6 HISTÓRICO DA AGRICULTURAEm diversas ocasiões (Ex. final da Idade Média) houveram crises sociais ocasionadas pela baixa produção da agricultura: secas, ataque de pragas, doenças, desgaste do solo, e outras. Por outro lado, tais adversidades fizeram com que o homem do campo acumulasse um vasto conhecimento, ao longo da história, sobre técnicas de preparo do solo, de fertilização, de seleção de espécies e variedades, dentre outras.
-
7 HISTÓRICO DA AGRICULTURAPrimeira Revolução Agrícola: ocorreu entre os séculos XVI a XIX. Características: Reduziu o problema da escassez de alimentos (maior escala de produção de alimentos); Aproximou a produção vegetal da pecuária; Foi o primeiro estágio da agricultura moderna, sendo que hoje este modelo é chamado de “tradicional”.
-
8 HISTÓRICO DA AGRICULTURAO principal alicerce foi a implantação do sistema de rotação de culturas, o que permitiu: Maior lotação de gado com leguminosas; Aumento da fertilidade do solo; Aumento da diversidade de culturas na mesma propriedade; Intensificar o uso do solo; Abandonar o sistema de pousio.
-
9 HISTÓRICO DA AGRICULTURAO interesse em associar a criação de animais à atividade agrícola relacionava-se à:Obtenção de produtos de origem animal para o auto-consumo; Força de tração animal; Produção de esterco para a adubação do solo. Dificuldades: Insuficiência de adubos orgânicos; Tempo e mão-de-obra necessária; Ocupação de parte das terras com os animais.
-
10 HISTÓRICO DA AGRICULTURASegunda Revolução Agrícola: ocorreu em meados do século XIX. Características: Em 1840, Liebig publicou suas pesquisas em que constatou que a nutrição mineral das plantas se dá pelas substâncias químicas. Liebig desprezava a matéria orgânica e a baixa solubilidade do húmus era tido como evidência de sua inutilidade para a nutrição vegetal. Formulou a tese de que a produção agrícola seria proporcional à quantidade de substâncias químicas adicionadas ao solo lei do mínimo.
-
Tais idéias/teorias impulsionaram a adubação química e mineral (sintética). 11 HISTÓRICO DA AGRICULTURAApesar dos alertas e das descobertas dos defensores da matéria orgânica (Pasteur e a fermentação; a nitrificação; e outros), as descobertas de Liebig conquistaram o setor produtivo (industrial e agrícola), abrindo um amplo e promissor mercado de fertilizantes artificiais/sintéticos (Liebig, um industrial). Conseqüências:
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- APRESENTAÇÃO
- ORIGEM DA AGRICULTURA
- HISTÓRICO DA AGRICULTURA
- O que é a Agroecologia
- Agroecologia x Agricultura Orgânica
- Importância para a agricultura
- Princípios da Agroecologia
- Agroecologia no Brasil e o surgimento de Políticas Públicas
- Espécie dominante
- A função dos ecossistemas naturais
- Agroecossistemas
- Redução da biodiversidade
- Os agroecossistemas modernos
- Monocultivos
- O uso da irrigação
- Qualidade de vida dessas populações
- Referências
- CONSIDERAÇÕES FINAIS