Curso Online de Saúde do Trabalhador
A Saúde do Trabalhador é o conjunto de atividades do campo da saúde coletiva que se destina, por meio das ações de vigilância epidemioló...
Continue lendoAutor(a): Atualização Em Saúde
Carga horária: 15 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Gessi Lopes Da Rosa
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- Saúde do Trabalhador
- O Trabalho
-
Desde tenra idade, o indivíduo convive em seu cotidiano com a presença do trabalho no seio familiar, pais, avós, tios, ou seja, todos aqueles que constituem a família e também os amigos; mesmo assim, o trabalho pode apresentar diversos significados, embora pareça de fácil entendimento para as pessoas. Para uns, pode caracterizar fator de fadiga, desprazer que causa sofrimento; para outros, pode ser considerado fonte de prazer, de construção da identidade e fator de equilíbrio psíquico. Muitos estudos e pesquisas demonstram a relação entre a constituição do ser humano e o trabalho, o que nos permite dizer que o trabalho está presente desde o aparecimento da humanidade. Assim, o trabalho e a consciência de nossa capacidade de transformar a natureza em nosso próprio proveito são eventos concomitantes e que se apoiam mutuamente para o desenvolvimento da humanidade
-
Do ponto de vista social, o trabalho é o principal regulador da vida humana, pois ele orienta os horários, os hábitos, os grupos aos quais o trabalhador pertence e, até mesmo, as atividades pessoais, e isso pode ser conferido quando, ao perderem o emprego, muitas pessoas ficam desorientadas, sem rumo, sentindo-se inúteis, o que pode levar a um adoecimento, ou ainda, fazer com que passem a procurar outras coisas para preencher o espaço antes ocupado pelo trabalho.
-
O trabalho tem um valor de construção social na vida do indivíduo.
-
O mercado de trabalho tem requerido pessoas que saibam se relacionar, pois, como vimos no primeiro tema, a habilidade de interação propicia melhores resultados para as organizações e para os próprios colaboradores, que podem trabalhar em um ambiente mais harmonioso e agradável.
-
Com o passar do tempo, estudos mostraram a necessidade de satisfação na vida profissional. O trabalho é o elemento central da existência humana. Através dele pode-se obter dignidade para a vida em sociedade. Se bem escolhida a sua ocupação, o trabalho gera satisfação além da obrigação, o que resulta em prazer ao trabalhar. Esta satisfação gerada interfere de maneira direta em todos os demais campos da vida do indivíduo. A forma de trabalho mudou, o capital intelectual é a principal fonte de trabalho e a satisfação no trabalho tornou-se item fundamental, entretanto, a escolha da área profissional que será seguida acontece para a maioria das pessoas na adolescência, momento onde o ciclo social, o prestigio da profissão e as perspectivas do mercado atuam como fatores decisivos, os talentos propensos e gostos pessoais podem estar em segundo plano na escolha profissional.
-
A situação de saúde na qual o paciente se encontra o leva à fragilidade e pode, por sua vez, ativar as fragilidades da equipe que atua no estabelecimento, requerendo do gestor maior compreensão sobre a psicologia, sobre como as pessoas se comportam e sobre as relações do indivíduo com o ambiente organizacional.
-
Os gestores, ao atuarem em quaisquer organizações (principalmente em estabelecimentos de saúde), exercem a função de planejar as estratégias alcançar as metas de sua área. Eles precisam organizar as atividades que devem ser realizadas pelos colaboradores e direcionar sua equipe para que atinjam os resultados estabelecidos pela organização. Podem fazer isso de uma forma humanizada, comunicando, motivando e administrando conflitos ou podem conduzir as suas áreas sem reconhecer que as pessoas e os grupos interferem nos resultados organizacionais.
-
Compreender o comportamento organizacional tem o propósito de analisar como os indivíduos, os grupos e a estrutura interferem, tanto de forma positiva como de forma negativa, em uma instituição.
A partir da identificação dessas interferências se torna possível melhorar a eficácia organizacional, aprimorando a qualidade dos serviços e das relações de trabalho.
-
Não só o homem transforma a natureza à sua volta por meio do trabalho, mas ele também é transformado nesta ação, que, para ser considerada de fato trabalho, deve gerar no homem um significado.
Gerar significado é transcender, é algo que se torna eterno, é levar a ação para além de si, uma vez que o trabalho a imortaliza. Assim, podemos pensar em tantos exemplos, como no caso do professor que ensina um novo tema ao seu aluno, fazendo-o refletir e aprender; ou, até mesmo, o marceneiro que produz um novo móvel para um jovem casal que acabara de se mudar para sua nova casa; são ações que geram significado, transcendem àquele que produz e permanecem mesmo que o produtor se vá.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- O Trabalho
- Histórico da Medicina do Trabalho
- Cargas de Trabalho e a Saúde do Trabalhador de Enfermagem
- Saúde e Qualidade de Vida
- Benefícios da Prática de Atividade Física
- Cuidando Da Saúde Mental
- Hábitos Alimentares Saudáveis
- Qualidade de Vida no Trabalho