Curso Online de Saúde do Idoso
Informações sobre envelhecimento saudável, doenças crônicas não transmissíveis, dentre outros assuntos.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Saúde do Idoso
- Idosos
-
O surgimento do termo terceira idade é considerado, pela literatura especializada, uma das maiores transformações por que passou a história da velhice. De fato, a modificação da sensibilidade investida sobre a velhice acabou gerando uma profunda inversão dos valores a ela atribuídos: antes entendida como decadência física e invalidez, momento de descanso e quietude no qual imperavam a solidão e o isolamento afetivo, passa a significar o momento do lazer, propício à realização pessoal que ficou incompleta na juventude, à criação de novos hábitos, hobbies e habilidades e ao cultivo de laços afetivos e amorosos alternativos à família.
-
Os idosos, como grupo, respondem positivamente às medidas de prevenção e são capazes de mudar seus hábitos de vida mesmo após os 75 anos. Considerando que, no Brasil, a expectativa de vida para quem chega aos 60 anos e de mais 20 anos, os idosos dispõem de uma quantidade considerável de tempo para realizar as mudanças de hábitos que levarão à melhora da qualidade de vida.
-
A perda de capacidade funcional está relacionada à perda das habilidades físicas e mentais necessárias para a realização de atividades básicas e instrumentais da vida diária.
-
No Brasil, cerca de 30,1% dos indivíduos com 60 anos de idade ou mais enfrentam restrições funcionais que se manifestam na forma de dificuldade em realizar pelo menos uma cada dez atividades essenciais ou instrumentais da vida diária, como cuidar de si mesmo, interagir socialmente, engajar-se em atividades culturais, recreativas e de lazer, conduzir veículos, viajar, desempenhar funções voluntárias ou remuneradas, participar ativamente na vida comunitária e cidadã, como em reuniões, organizações, associações e grupos sociais.
- Geriatria
-
Nos idosos, alguns aspectos precisam ser mais avaliados levando em consideração a prevalência das disfunções, vulnerabilidade a intervenções, a relação com aspectos de prevenção dos agravos mais frequentes e a capacidade de identificação de alguns problemas de grande repercussão funcional, geralmente assintomáticos ou não registrados de maneira sistemática, que repercutem na qualidade de vida do idoso, sendo eles: visão, áudio, função dos membros superiores e inferiores, estado mental, risco de queda, atividades de vida diária, incontinência urinária, estado nutricional e necessidade de suporte social.
-
Avaliando a saúde do idoso
-
Os problemas de saúde mais frequentes entre idosos são déficits sensoriais, demência, incontinência, instabilidade e quedas, imobilidade, desnutrição, iatrogenia medicamentosa, isolamento social e depressão.
-
Entre as medidas de prevenção da úlcera por pressão temos a mobilização na cama; uso de coxins para aliviar a pressão da região sacra, trocanter, calcanhares, assim como uso de cremes hidratantes para evitar o ressecamento da pele. Isso é corroborado em estudos nacionais e internacionais que reforçam a importância da educação em saúde de outras medidas de prevenção a saber: proteção da pele, para evitar trauma local; hidratação oral adequada; manutenção da pele lubrificada com emolientes; elevação de membros inferiores; utilização de coxins para alívio da pressão; mudança de decúbito a cada duas horas; e estimulação de exercícios.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Idosos
- Geriatria
- Sarcopenia
- Fragilidade
- Doença de Alzheimer
- Saúde do Idoso
- Envelhecimento Saudável