Curso Online de Dengue, Chikungunya e ZIKA
Capacitação para entender sobre as doenças dengue, chikungunya e ZIKA. Identificar o mosquito Aedes aegypti, conhecer os sintomas e o tra...
Continue lendoAutor(a): Mauricio De Oliveira Silva
Carga horária: 9 horas
Por: R$ 27,00
(Pagamento único)
Mais de 100 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 4 no total
- Matheus Carvalho Diniz
- Rudney De Oliveira Silva
- Patrícia Da Silva Vieira
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Dengue, Chikungunya e ZIKA
Dengue, Chikungunya e ZIKA
-
Dengue
Dengue
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.
O que é?
-
Quantos tipos existem?
Quantos tipos existem?
Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três.
-
Periculosidade
Periculosidade
Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.
-
Tipos
Tipos
O vírus da dengue possui quatro variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmo sintomas.
Quando uma pessoa é infectada com um determinado tipo de vírus, cria anticorpos no seu organismo e não irá mais contrair a doença por esse mesmo vírus, mas ainda pode ser infectada pelos outros três tipos. Isso quer dizer que só é possível pegar dengue quatro vezes. -
Dengue clássica
Dengue clássica
A dengue clássica é a forma mais leve da doença, sendo muitas vezes confundida com a gripe. Tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias, apresentando sintomas como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, entre outros.
-
Dengue hemorrágica
Dengue hemorrágica
A dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada com dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
No geral, a dengue hemorrágica é mais comum quando a pessoa está sendo infectada pela segunda ou terceira vez. Os sintomas iniciais são parecidos com os da dengue clássica, e somente após o terceiro ou quarto dia surgem hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos. Na dengue hemorrágica, ocorre uma queda na pressão arterial do paciente, podendo gerar tonturas e quedas.
-
Síndrome do choque da dengue
Síndrome do choque da dengue
A síndrome de choque da dengue é a complicação mais séria da dengue, se caracterizando por uma grande queda ou ausência de pressão arterial, acompanhado de inquietação, palidez e perda de consciência.
Uma pessoa que sofreu choque por conta da dengue pode sofrer várias complicações neurológicas e cardiorrespiratórias, além de insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Além disso, a síndrome de choque da dengue não tratada pode levar a óbito.
-
Transmissão
Transmissão
A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.
-
Ciclo de Transmissão
Ciclo de Transmissão
O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas.
O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.
-
Ciclo de Transmissão
Ciclo de Transmissão
A transmissão da dengue raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C - por isso ele se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Dengue, Chikungunya e ZIKA
- Dengue
- Quantos tipos existem?
- Periculosidade
- Tipos
- Dengue clássica
- Dengue hemorrágica
- Síndrome do choque da dengue
- Transmissão
- Ciclo de Transmissão
- Características do Mosquito Vetor de Transmissão.
- Mosquito Aedes aegypti
- Classificação do mosquito
- Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti
- Sintomas da dengue
- Dengue Clássica
- Dengue Hemorrágica
- Tratamento
- Como é o tratamento da dengue hemorrágica?
- Complicações da dengue
- Combate a dengue
- Chikungunya
- Perigos e Complicações
- Tratamento de Febre Chikungunya
- Prevenção
- Febre ZIKA
- O que é O ZIKA vírus?
- Sintomas
- Evolução da doença
- Transmissão
- Possíveis vias de transmissão
- Tratamento
- Prevenção
- Informação
- Cuidado para gestantes
- Cuidado com bebês recém-nascidos
- Microcefalia
- Tratamento microcefalia
- A microcefalia mata?
- Complicações possíveis
- Entenda a relação entre microcefalia e Zika vírus.