Curso Online de Prevenção da Cárie e Doença Periodontal
Doença periodontal é uma doença que se característica como um conjunto de condições inflamatórias e de origem bacteriana, que começa afet...
Continue lendoAutor(a): Eliane Maria De Jesus Oliveira
Carga horária: 35 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 30 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Hugo Ricardo Cortez Dos Santos
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
PREVENÇÃO DA CÁRIE E DOENÇA PERIODONTAL
Curso Online
-
PREVENÇÃO DA CÁRIE E DOENÇA PERIODONTAL
BEM VINDO AO CURSO
-
NESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
É UMA SATISFAÇÃO RECEBÊ-LO (A)
-
BOM CURSO!
VAMOS ÀS AULAS!
- Aula 01
- PREVENÇÃO DA CÁRIE E DOENÇA PERIODONTAL
-
“Promover saúde é mais do que contar para o paciente que cárie pode ser prevenida através da utilização correta de produtos contendo flúor, da limpeza adequada dos dentes e da racionalização do consumo de açúcar. Promoção de saúde é uma ação global, objetivando a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Neste contexto, [...] é apenas uma parte do todo. É qualquer esforço planejado para construir políticas públicas saudáveis, criar ambientes que apoiem o esforço individual e comunitário de ser saudável, fortalecer ação comunitária, desenvolver habilidades pessoais ou reorientar os serviços...” (BUISHI, 2003).
-
PRINCIPAIS AGRAVOS EM SAÚDE BUCAL
É característico da atenção prestada nos serviços de Atenção Básica que estes se ocupem das patologias mais prevalentes nas comunidades.
Os principais agravos que acometem a saúde bucal e que têm sido objeto de estudos epidemiológicos em virtude de sua prevalência e gravidade são:
Cárie dentária;
Doença periodontal gengivite e periodontite;
Câncer de boca;
Traumatismos dentários;
Fluorose dentária;
Edentulismo;
Má oclusão. -
GENGIVITE
Termo médico para inflamação da gengiva.
É uma forma branda de doença da gengiva e tende a resultar em vermelhidão, inchaço e sangramento do tecido gengival, principalmente ao escovar os dentes, usar o fio dental ou dar uma dentada em algo duro como uma maçã.EDENTULISMO
Nome para a perda dos dentes, seja total ou parcial. Culturalmente, a condição ainda é vista como um fenômeno natural do envelhecimento no Brasil.
Reflexo da falta de prevenção e cuidados adequados com a higiene bucal. -
FLUOROSE DENTÁRIA
Manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica.O Levantamento Epidemiológico realizado pelo Ministério da Saúde em nível nacional, o SB Brasil, finalizado em 2003, demonstrou a importância desses agravos e reforçou a necessidade de que os serviços de saúde estejam organizados para intervir e controlá-los.
É de fundamental importância a responsabilização da equipe de saúde do nível local pela interferência positiva no quadro sanitário da saúde bucal brasileira. -
A cárie é uma doença transmissível e infecciosa, acontecendo da associação da placa bacteriana formadora da cárie, dieta inadequada e higiene bucal incorreta.
O açúcar em contato com a placa bacteriana acaba por formar os ácidos responsáveis pela formação da cárie, com a saída dos minerais do dente.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Prevenção da Cárie e Doença Periodontal
- Principais Agravos em Saúde Bucal
- Cárie Dentária
- Fases do Tratamento
- Aplicação Tópica de Flúor
- Doença Periodontal
- Principais Fatores de Risco
- Gengivite
- Periodontite
- Câncer de Boca
- Traumatismos Dentários
- Fluorose Dentária
- Vigilância Epidemiológica
- Atenção à Saúde Bucal de Pessoas com Deficiência
- Educação em Saúde
- Biossegurança