Curso Online de Curso de nutrição (Modulo I)
Nesta primeira etapa iremos abordar: nutrição, alimentos, nutrientes: macronutrientes e micronutrientes, leis da alimentação, minerais, f...
Continue lendoAutor(a): Carmilene Patrizía Mascarenhas Rocha
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 40,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Curso de Nutrição
Modulo I -
Nutrição
É a ciência que estuda as diversas etapas que um alimento sofre, desde a sua introdução no organismo (mastigação) até sua eliminação, também relacionando estes fatores à presença ou não de conseqüências maléficas ou benéficas. É nessa etapa que ocorre os processos de digestão, absorção, metabolismo e eliminação dos nutrientes. É um ato involuntário e ocorre apenas com a introdução do alimento no sistema digestório. -
Alimentos são substâncias introduzidas no organismo visando promover o crescimento, a reparação dos tecidos, a produção de energia e o equilíbrio das diversas funções orgânicas. Estes são de origem animal, vegetal e mineral. São classificados de acordo com suas propriedades físicas e químicas e sobre sua forma de atuação no nosso organismo.
-
Nutrientes são substâncias químicas que compõem o alimento que é utilizado pelo organismo. São carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas, minerais, fibra e água. Portanto, para se alimentar de forma a nutrir o organismo sem prejudicá-lo é preciso observar as leis da alimentação.
-
Leis da Alimentação Lei da quantidade: a quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço. As calorias ingeridas através dos alimentos devem ser suficientes para permitir o cumprimento das atividades de uma pessoa, bem como a manutenção da temperatura corporal. As diferentes atividades determinam as diferentes exigências calóricas.
-
Lei da qualidade: a composição do cardápio alimentar deve ser completo para fornecer ao organismo - que é uma unidade indivisível - todas as substâncias que o integram. O cardápio completo inclui todos os nutrientes que devem ser ingeridos diariamente.
-
Lei da harmonia: as quantidades dos diversos nutrientes que integram a alimentação devem guardar a relação de proporção entre si. Lei da adequação: a finalidade da alimentação está subordinada à sua adequação ao organismo. Essa adequação está subordinada ao momento biológico da vida e, além disso, deve adequar-se aos hábitos individuais, à situação econômica social da pessoa e em relação ao seu sistema digestório e ao órgão ou sistemas alterados por alguma enfermidade.
-
Nutrientes
Macronutrientes: componentes da dieta fundamentais para o organismo em maior quantidade. São eles: Carboidratos, Proteínas e Lipídios.
Micronutrientes: componentes da dieta fundamentais para o organismo em pequena quantidade. São eles: Vitaminas e Minerais.
-
Macronutrientes
Carboidratos: São moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: Fonte de energia, Reserva de energia, Estrutural, Matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas. O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso. O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado, músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia. Podem ser classificados como:
-
Carboidrato Simples: constituídos de moléculas de glicose, sacarose são o açúcar branco, mascavo, mel, melado, doces compostos destes alimentos, a frutose (da fruta).
-
Carboidrato Complexos: compostos de moléculas de amido, são os pães, as massas, bolachas, arroz, polenta.
Pagamento único