Curso Online de Alimentação Alternativa Saudável
A alimentação alternativa Saudável tem como princípio fundamental uma alimentação adequada completamente saudável para várias idade. O ...
Continue lendoAutor(a): Jenilton Santos Alves
Carga horária: 6 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
ALIMENTAÇÃO
ALTERNATIVA SAUDÁVEL -
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates (considerado o pai da medicina) já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.
O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século. -
INTRODUÇÃO
CONCEITO DE ALIMENTO
NUTRIENTES
CARBOIDRATOS
COLESTEROL
ÁCIDOS GRAXOS
NUTRIENTES ESSENCIAIS E NÃO ESSENCIAIS
PROTEÍNAS
QUANTIDADE DE ENERGIA
SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR
SUPLEMENTAÇÃO DE MINERAIS
FIBRAS
RECOMENDAÇÕES DIÁRIAS DE FIBRAS
PIRÂMIDE DE ALIMENTOS
NUTRICIONISTA
PIRÂMIDE ALIMENTAR PARA ADOLESCENTES
PIRÂMIDE ALIMENTAR PARA IDOSOS
COMER COM PRESSA
PESO SAUDÁVEL
ESTILO DE VIDA
INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA -
CONCEITO DE ALIMENTO
CONCEITO DE ALIMENTO
Alimentos são todas as substâncias sólidas e líquidas que, levadas ao tubo digestivo, são degradadas e depois usadas para formar e/ou manter os tecidos do corpo, regular processos orgânicos e fornecer energia. Mas deve-se tomar cuidado com definições genéricas. Não existem alimentos perfeitos, ou seja, nenhum alimento possui todos os nutrientes responsáveis por regular, construir ou manter os tecidos e fornecer energia.
-
Também existem alimentos que só nos fornecem calorias vazias, são concentrados em certas substâncias que se transformam apenas em energia após a digestão, como é o caso das bebidas alcoólicas e refrigerantes.
-
NUTRIENTES
NUTRIENTES
Nutrientes são todas as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo, sendo indispensáveis para o seu funcionamento. Também pode-se dizer que os nutrientes são os produtos dos alimentos depois de degradados. Assim, os alimentos são digeridos para que os nutrientes sejam absorvidos, processo pelo qual os nutrientes chegam ao intestino e daí passam para o sangue, agindo sobre o organismo. A caloria é a unidade de calor usada na Nutrição.
-
Esta unidade de calor é a medida de energia liberada a partir da “queima” (digestão) do alimento e que é então utilizada pelo corpo. Cada nutriente fornece diferentes quantidades de energia (caloria). Quanto maior a variedade de nutrientes que um alimento tiver, maior será o seu valor nutricional. Assim, os alimentos são div ididos em grupos, pelas semelhanças que apresentam, sendo uma delas a concentração de nutrientes. Os macronutrientes são os nutrientes dos quais o organismo precisa em grandes quantidades e que são amplamente encontrados nos alimentos. São especificamente os carboidratos, as gorduras e as proteínas.
-
CARBOIDRATOS
CARBOIDRATOS
Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia para o nosso organismo. A ingestão de carboidratos evita que as proteínas dos tecidos sejam usadas para o fornecimento de energia. Quando isso ocorre, há comprometimento do crescimento e reparo dos tecidos, que são as funções importantes das proteínas. Os carboidratos podem ser simples ou complexos. Os simples são moléculas menores de carboidratos e estão presentes em alimentos como o açúcar e o mel. Podem também ser resultados da digestão dos carboidratos complexos.
-
Os carboidratos complexos são moléculas maiores, que levam mais tempo para serem absorvidas, já que, antes disso, precisam ser transformadas em carboidratos simples. Estão presentes nos pães, arroz, milho e massas. As gorduras ou lipídeos são os principais fornecedores de energia, além dos carboidratos. Também são responsáveis por proteger os órgãos contra lesões, manter a temperatura do corpo, ajudar na absorção de algumas vitaminas (A, D, E K) e produzir uma sensação de saciedade depois das refeições. As gorduras podem ser tanto de origem animal quanto vegetal. As de origem animal geralmente são sólidas à temperatura ambiente e as de origem vegetal são líquidas.
-
COLESTEROL
COLESTEROL
O tão falado colesterol não é um tipo de gordura. Conhecido como um vilão, o colesterol tem, na verdade, importantes funções, como estruturação das células, formação de hormônios e de vitamina D. O colesterol só é prejudicial quando ingerido em excesso, acumulando-se no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
-
Existem dois tipos de colesterol, o “bom” e o “ruim”, embora esses não sejam os termos mais apropriados. O colesterol “ruim”, chamado LDL, é aquele que se acumula no sangue. O “bom”, chamado HDL, é responsável por retirar o colesterol “ruim” do sangue e levá-lo até o fígado para ser destruído. Todos nós temos os dois tipos de colesterol e existe um nível sanguíneo normal para cada um deles.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- INTRODUÇÃO
- CONCEITO DE ALIMENTO
- NUTRIENTES
- CARBOIDRATOS
- COLESTEROL
- ÁCIDOS GRAXOS
- NUTRIENTES ESSENCIAIS E NÃO ESSENCIAIS
- PROTEÍNAS
- QUANTIDADE DE ENERGIA
- SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR
- SUPLEMENTAÇÃO DE MINERAIS
- FIBRAS
- RECOMENDAÇÕES DIÁRIAS DE FIBRAS
- PIRÂMIDE DE ALIMENTOS
- NUTRICIONISTA
- PIRÂMIDE ALIMENTAR PARA ADOLESCENTES
- PIRÂMIDE ALIMENTAR PARA IDOSOS
- Pirâmide Alimentar Para Idosos
- COMER COM PRESSA
- PESO SAUDÁVEL
- ESTILO DE VIDA
- INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA