Curso Online de As Terapias Da Medicina Tradicional Chinesa
Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, o foco é identificar as causas das doenças e não simplesmente aliviar sintomas. Por exemplo: no...
Continue lendoAutor(a): Professor Sérgyo Costa
Carga horária: 8 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 20 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
As Terapias
Da
Medicina Tradicional
Chinesa -
Introdução
Quando ouvimos falar em Medicina Chinesa, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é a Acupuntura. Mais o que poucos sabem é que na Medicina Tradicional Chinesa a acupuntura não é o único método de tratamento.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) conhecida também apenas como Medicina Chinesa é um conjunto de técnicas da medicina tradicional desenvolvida na China a milhares de anos atrás. Podemos dizer que essa é a terceira forma de medicina mais antiga do mundo.
Principais métodos da MTC:
Tuína/ Tui Na
Acupuntura
Moxabustão
Ventosaterapia
Fitoterapia Chinesa
Terapia Alimentar Chinesa
Praticas Físicas( Meditação, Lian Gong, Artes Marciais, etc) -
Também podemos citar mais duas técnicas associadas a esses métodos:
Auriculoterapia
Gua ShaO que poucas pessoas sabem é que a Medicina Tradicional Chinesa não é apenas uma forma de tratamento. Na China essa medicina é realizada como forma de diagnosticar e também realizada de forma preventiva onde assim evitando com que as doenças de desenvolva no organismo.
A MTC trabalha em cima do equilíbrio da energia corporal onde se acredita que tendo um total equilíbrio dessas energias, o organismo funciona corretamente não tendo assim o porquê do aparecimento das doenças.
-
Acupuntura e a sua Historia
A acupuntura surgiu inicialmente na China Antiga tendo como objetivo principal a prevenção das doenças. Posteriormente descobriu-se que, através da estimulação de pontos específicos, a técnica poderia também ser utilizada para tratamento de patologias, desequilíbrios e desarmonias do corpo humano.
A palavra “acupuntura” origina-se do latim, a partir de acus (agulha) e punctura (puncionar). A Acupuntura refere-se, portanto, à inserção de agulhas através da pele, nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo, para produzir o efeito terapêutico desejado.
Esse método terapêutico chinês, originado há mais de 3.000 anos, baseia-se na inserção de agulhas descartáveis em pontos específicos do corpo, chamados pontos de acupuntura, a fim de estimular o sistema nervoso central e o periférico a liberar neurotransmissores que favoreçam o processo de restauração e manutenção da saúde. A Medicina Tradicional Chinesa abrange vasto campo de conhecimento, envolvendo vários setores ligados à saúde. Suas concepções são voltadas principalmente ao estudo dos fatores causadores da doença, à maneira de relata-la conforme os estágios da evolução do processo patológico e ao estudo das formas de prevenção, na qual reside toda a filosofia e a essência da medicina chinesa. -
Durante milênios acreditou-se que o mecanismo de ação da acupuntura fosse puramente energético. No entanto, com a difusão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no ocidente, muitos pesquisadores começaram a questionar sobre a participação de estruturas orgânicas no mecanismo de ação da acupuntura, e o desenvolvimento de pesquisas nessa área, principalmente nas últimas décadas, evidenciou estreita relação entre os efeitos da acupuntura e o sistema nervoso central e o periférico, bem como vários tipos de neuro-hormônios. A Medicina Chinesa é um vasto de conhecimento de origem e de concepção filosófica abrangendo vários setores ligados a saúde e a doença. Suas concepções são voltadas muito mais ao estudo, dos fatores causadores da doença, a sua maneira de tratar conforme os estágios da evolução do processo de adoecer e principalmente aos estudos das formas de prevenção na qual reside toda a essência da filosofia e da medicina chinesa. A acupuntura foi idealizada dentro do contexto global da filosofia de TAO e dos concepções filosóficas e fisiológicas que nortearam a medicina chinesa. A concepção dos canais de energia e dos pontos de acupuntura, o diagnostico e o tratamento baseiam-se nos preceitos do Yang e do Yin dos cincos movimentos da energia (Qi) e do sangue (Xue).
-
Qi (Energia)
O conceito de Qi é absolutamente central ao âmago do pensamento medico chinês. A natureza mutante do Qi, entre uma substancia material e uma força etérea e sutil, é central a visão medica chinesa de corpo e mente como uma unidade integrada. A variedade infinita de fenômenos no universo resulta da união e dispersão de Qi para formar fenômenos de vários graus de materialização. Tal idéia de agregação e dispersão de Qi foi discutida por muitos filósofos chineses de todas as épocas. O Qi é a base das infinitas manifestações da vida do universo, inclusive minerais, vegetais e animais (incluindo os seres humanos).
-
Xue (Sangue)
A essência dos alimentos ou Qi, derivado dos alimentos e das bebidas, é transformada e Xue no tórax pela ação do coração (Xim) e o pulmão (Fei). O aspecto yin do Jing, armazenado nos rins (Shen) produz a medula óssea que produz o sangue (Xue). Alem disso, o aspecto yang do Jing ou yang Qi, ativa as transformações executadas pelo coração (Xim) e o pulmão (Fei) no aquecedor superior e baço/ pâncreas (Pi) e pelo estomago (Wei) no aquecedor médio.
-
Jing (Essência)
O Jing é a essência energética que promove a formação, desenvolvimento, manutenção e recuperação do individuo. O Jing de origem Pré- celestial é formado pela energia que recebemos de nossos pais, ele orienta a formação do individuo, oferecendo as diretrizes energéticas que irão formar e desenvolver o novo ser. O Jing Pos- celestial, que se forma após o nascimento pela capitação da energia do céu (ar) e da terra (alimentos), é responsável pelo desenvolvimento da criança até a fase adulta e também por sua manutenção e recuperação, pode sofrer a ação do meio interno ou externo, causando o desequilíbrio energético, e manifestar como inúmeras doenças. É notório que esse Jing pode ser recuperado ao longo da vida por correções nos hábitos, na alimentação e pela ação da acupuntura acompanhada por ervas especificas para cada caso.
-
Teoria dos 5 elementos
Originalmente, na China, designava-se os cincos elementos de Wu- Hsing; sendo que Wu significa cinco e o Hsing, andar. Os cincos elementos(a madeira, o fogo, a terra, o metal, água) são, na realidade, os cincos elementos básicos que constituem a natureza. Existe entre eles uma interdependência e uma inter- restrição que determinam seus estados de constante movimento e mutação. A teoria dos cincos elementos ocupam lugar importante na medicina chinesa, porque todos os fenômenos dos tecidos e órgãos, da fisiologia e da patologia do corpo humano, estão classificados e são interpretados pelas inter- relações desses elementos. Essa teoria é usada como guia na pratica medica.
-
Quadro dos 5 elementos
Veja o quadro dos 5 elementos:
-
Teoria Yin e Yang
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- Acupuntura e a Sua Historia
- Qi (energia)
- Xue (sangue)
- Jing (essência)
- Teoria dos 5 Elementos
- Quadro dos 5 Elementos
- Teoria Yin e Yang
- Meridianos
- Meridianos- Canais de Energia
- Meridiano do Pulmão
- Meridiano do Pulmão-função e Características
- Meridiano do Intestino Grosso
- Meridiano do Intestino Grosso-função e Características
- Meridiano do Estômago
- Meridiano do Estômago-função e Características
- Meridiano do Baço/pâncreas
- Meridiano do Baço/pâncreas-função e Características
- Meridiano do Coração
- Meridiano do Coração-função e Característica
- Meridiano do Intestino Delgado
- Meridiano do Intestino Delgado-função e Características
- Meridiano da Bexiga
- Meridiano da Bexiga-função e Características
- Meridiano do Rim
- Meridiano do Rim- Funções e Características
- Meridiano do Pericárdio
- Meridiano do Pericárdio-função e Características
- Meridiano do Triplo Aquecedor
- Meridiano do Triplo Aquecedor-função e Características
- Meridiano da Vesícula Biliar
- Meridiano da Vesícula Biliar- Função e Características
- Meridiano do Fígado
- Meridiano do Fígado-função e Características
- Diagnostico e Tratamento na Medicina Tradicional Chinesa
- Diagnostico e Tratamento- Inspeção-cor e Olhos
- Diagnostico e Tratamento - Inspeção ? Nariz,dentes e Lábios
- Diagnostico e Tratamento - Língua
- os Significados das Cores da Língua - Medicina Tradicional Chinesa
- o Formato da Língua Medicina Tradicional Chinesa
- Diagnostico e Tratamento na Medicina Tradicional Chinesa
- Diagnostico e Tratamento - Revestimento Lingual
- Língua -aspecto do Revestimento
- Língua e a Saúde
- Pulsologia Medicina Tradicional Chinesa
- Métodos para Avaliar o Pulso Medicina Tradicional Chinesa
- Relação Entre a Posição do Pulso e os Diferentes Meridianos Medicina Tradicional Chinesa
- as Variações e os Significados do Pulso
- Síndromes- Medicina Tradicional Chinesa
- Síndrome de Deficiência e Excesso
- Conheça Outras Técnicas de Tratamentos da Mtc
- Gua Sha
- Técnica do Gua Sha
- Gua Sha - Terapia Oriental Contra Celulite.
- Referencias Bibliográficas