Curso Online de MARCHA HUMANA NORMAL & MARCHA PATOLÓGICA
CURSO DESCREVE SOBRE MARCHA HUMANA NORMAL E MARCHA PATOLÓGICA CONCEITOS SUAS FASES: APOIO E BALANÇO E VÁRIOS TIPOS DE MARCHAS PATOLÓGICAS
Continue lendoAutor(a): Milian Oliveira Dos Santos
Carga horária: 7 horas
Por: R$ 29,50
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- MARCHA HUMANA NORMAL&MARCHA PATOLÓGICA
-
OBJETIVOS
Mostrar conceito sobre marcha humana;
Reconhecer as disfunções na marcha patológica.
-
MARCHA
MARCHA é uma sequência repetitiva de movimentos dos membros inferiores que move o corpo para frente, enquanto simultaneamente mantém a estabilidade no apoio.
É o ato do indivíduo deambular.
É um tipo de locomoção de padrão bípede gerado pelo sistema sensório-motor.
-
MARCHA
A marcha é uma forma importante de locomoção, sendo definida como uma sucessão de desequilíbrios controlados que resultam em progressão.
Destaca-se 3 componentes essenciais na marcha:Progressão;
Estabilidade;
Adaptação. -
MARCHA
Na marcha, um membro atua como um suporte móvel em contato com o solo, e enquanto o membro contralateral avança no ar, o conjunto de movimentos corporais se repete de forma cíclica.
-
MARCHA
Constante perda ganho de equilíbrio durante o deslocamento do corpo, mantendo o centro da gravidade dentro da base de sustentação.
A marcha é dividida em fase de apoio (toque do calcanhar, resposta á carga, apoio médio, apoio terminal, e prébalanço) e fase de balanço (balanço inicial, balanço médio e balanço terminal).
A fase de balanço apresenta a aceleração, balanço médio e desaceleração. -
MARCHA
O ciclo da marcha corresponde ao período entre dois toques consecutivos do mesmo membro inferior ao solo.
Durante o ciclo da marcha, a fase de apoio corresponde a 60% e a fase de balanço(oscilação) corresponde a 40% desse ciclo.
O apoio duplo corresponde ao momento em que os dois pés estão em contato com o solo, enquanto que no apoio simples apenas um dos membros está em contato com o solo. -
MARCHA
Para a marcha ser considerada normal, um conjunto de ações precisa ser executado de forma coordenada para promover um menor gasto energético.
Dentre essas ações podemos mencionar: contato inicial realizado com o calcanhar, estabilidade na fase de apoio, liberação adequada do pé, comprimento do passo e conservação de energia.
-
COMPONENTES DA MARCHA
PASSO: distância entre um toque do calcanhar de um pé ao solo e o toque do calcanhar do pé contralateral no solo durante a marcha. Um passo corresponde a metade de uma passada.
PASSADA OU CICLO DA MARCHA: distância entre o toque do calcanhar no solo e o próximo toque do mesmo calcanhar no solo. Uma passada corresponde a dois passos.
-
COMPONENTES DA MARCHA
CADÊNCIA: quantidade de passos realizados em uma determinada unidade de tempo, normalmente utilizam-se passos por minutos.
DESLOCAMENTO VERTICAL: deslocamento de aproximadamente 5 cm do centro de gravidade no sentido longitudinal, sendo o ponto mais alto atingido durante a fase de apoio médio e o ponto mais baixo durante a fase do toque do calcanhar ao solo.
-
COMPONENTES DA MARCHA
DESLOCAMENTO HORIZONTAL: deslocamento de aproximadamente 5 cm do centro de gravidade no sentido laterolateral, sendo os pontos mais distantes alcançados durante a fase de apoio médio (apoio simples).
LARGURA DA BASE DA MARCHA: distância entre os dois calcanhares e varia normalmente de 5 a 10 cm.
INCLINAÇÃO PÉLVICA: observa-se inclinação pélvica no momento em que ocorre a fase de apoio simples. A pelve apresentará uma inclinação para o lado contralateral ao membro de apoio.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- MARCHA HUMANA NORMAL&MARCHA PATOLÓGICA
- MARCHA
- COMPONENTES DA MARCHA
- FASES DA MARCHA
- FASE DE BALANÇO
- FASES DA MARCHA
- MOMENTOS DE POTÊNCIA DURANTE O CICLO DA MARCHA
- CARACTERÍSTICAS DA MARCHA RELACIONADAS A IDADE
- MARCHAS PATOLÓGICAS
- ALTERAÇÕES
- TRATAMENTO
- FRAQUEZA DOS FLEXORES PLANTARES
- FRAQUEZA DE GLÚTEO MÉDIO
- MARCHA ATÁXICA
- MARCHA HEMIPLÉGICA OU HEMIPARÉTICA
- MARCHA PARKINSONIANA/ MARCHA FESTINANTE
- MARCHA ANSERINA
- MARCHA EM TESOURA
- MARCHA DO GLÚTEO MÁXIMO
- MARCHA ABDUZIDA
- MARCHA ANTÁLGICA
- MARCHA DO QUADRÍCEPS FEMORAL
- MARCHA DOS M. POSTERIORES DA COXA
- MARCHA AGACHADA
- CONTRATURA EM FLEXÃO DO QUADRIL
- CONTRATURA EM FLEXÃO DO JOELHO
- MARCHA BAMBOLEANTE