Curso Online de Saúde Ocupacional
A importância de cuidar do empregado e em fazer exames ocupacionais.
Continue lendoAutor(a): Andressa N. P. Rangel
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 25,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
SAÚDE OCUPACIONAL.
SAÚDE OCUPACIONAL.
Exames ocupacionais.
Realizado por Andressa N. P. Rangel
-
Realizado por Andressa N. P. Rangel
-
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Os exames médicos ocupacionais são de extrema importância e obrigatório dentro de qualquer empresa, pois serve para comprovar a saúde do empregado na hora da admissão, no periódico, na mudança de função, no retorno ao trabalho e na hora da demissão.
Realizado por Andressa N. P. Rangel
-
Tendo que ser especificado cada exame a ser feito e atestado se está apto ou inapto para exercer a função através do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional). De acordo com o PPRA e o PCMSO, a fim de evitar e prevenir doenças ocupacionais e diminuir o absenteísmo.
Realizado por Andressa N. P. Rangel
-
A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES OCUPACIONAIS
A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES OCUPACIONAIS
Realizado por Andressa N. P. Rangel
-
Os exames ocupacionais são muito importantes tanto para as empresas quanto para os empregados, por conter informações do estado de saúde do empregado, podendo assim o empregador se prevenir de algo que possa prejudicar as duas partes envolvidas. Pois quando um empregado entra em qualquer empresa, ele é encaminhado para que faça alguns exames que comprovem a sua saúde de acordo com a função que irá exercer, dependendo dos seus resultados, a empresa decide se contrata ou não aquele candidato, este tem a oportunidade de realizar exames sem custo e acaba sabendo de uma maneira geral se possui alguma patologia.
Realizado por Andressa N. P. Rangel
-
Os exames ocupacionais são divididos em:
Exame Admissional: É realizado antes da contratação do empregado, para deixar claro se há ou não alguma patologia antes da contratação, para futuramente não alegar que contraiu tal patologia durante o tempo que exerceu suas funções na empresa.
Realizado por Andressa N. P. Rangel
-
2. Exame Periódico: É realizado anualmente durante todo o período que o empregado permaneceu na empresa, sendo acompanhado e identificado qualquer alteração em sua saúde.
Realizado por Andressa N. P. Rangel
-
Exame de Mudança de Função: É realizado quando a nova função existir algum risco diferente da sua função anterior.
Realizado por Andressa N. P. Rangel
-
4. Exame de Retorno ao Trabalho: É realizado quando o empregado retorna de um afastamento igual ou superior a trinta dias por conta de doença ou acidente de trabalho. Não é necessário caso o empregado estiver retornado de férias.
Realizado por Andressa N. P. Rangel
-
Exame Demissional: É realizado no desligamento do empregado da empresa, atestando sua saúde e para que futuramente não alegue que foi demitido com alguma patologia relacionada ao trabalho.
Realizado por Andressa N. P. Rangel
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- SAÚDE OCUPACIONAL.
- INTRODUÇÃO
- A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES OCUPACIONAIS
- FINALIDADE DOS EXAMES OCUPACIONAIS
- ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIOANAL - ASO
- DOENÇAS OCUPACIOANAIS
- Doença ocupacional é aquela doença que é desenvolvida por causa do trabalho realizado, seja ele mais simples ou o mais complexo. E está sempre relacionado ao tipo de ocupação que o trabalhador exerce, podendo ser adquirido através da exposição em excesso a agentes nocivos como radioativos, físicos, biológicos e químicos. Esse tipo de doença é tratado como se fosse um acidente de trabalho para fins legais gerando os mesmos benefícios, como o de receber 40% do salário base durante o período de afastamento, desde que se comprove a existência da doença ocupacional, através de perícias médicas no INSS e ter no mínimo 12 anos de contribuição previdenciária. Certas doenças ocupacionais costumam ser silenciosas, podendo aparecer depois de 10 ou 15 anos de trabalho, causando um grande estrago, pois o empregado muitas das vezes fica impossibilitado de retornar para suas atividades e não pode exercer outra função dentro da empresa, decorrente das suas limitações causadas pela doença ocupacional.
- Existem alguns tipos de doenças ocupacionais como segue abaixo:
- PPRA E PCMSO
- BIBLIOGRAFIA