Curso Online de QUIMIOTERAPIA: Mecanismos de Morte e Resistência Celular (Unidade V)
Este curso irá conceituar os padrões de morte celular - necrose e apoptose e os mecanismos de resistência celular.
Continue lendoAutor(a): Thaís Bezerra De Figueiredo
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 30,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
QUIMIOTERAPIA: Mecanismos de Morte e Resistência Celular (Unidade V)
quimioterapia: mecanismos de morte e resistência celular (unidade v)
enfª esp. thaís figueiredo
-
nesta unidade, vamos conceituar os padrões de morte celular - necrose e apoptose e os mecanismos de resistência celular.
-
podemos conceituar o resultado final da lesão como um dos eventos celulares mais cruciais na evolução da doença em qualquer tecido ou órgão!
-
resumidamente, as lesões podem ser provocadas por fatores, tais como:
a redução da capacidade de gerar atp (adenosina trifosfatada);
perda da integridade da membrana celular;
defeitos na síntese de proteínas;
danos ao citoesqueleto;
lesão do ácido desoxirribonucleico (dna). -
convém lembrar que, para todos esses fatores, até determinado ponto, a célula pode elaborar mecanismos de adaptação e reparação, retornando ao seu estado original, se o estímulo nocivo for retirado. caso isso não ocorra, o normal é que a célula morra.
todos esses fatores são de extrema relevância, porém, nesse momento, vamos direcionar nossa atenção ao dna.
-
o dna é uma molécula que está continuamente sujeita aos estresses que resultam tanto dos processos metabólicos celulares internos quanto da exposição aos agentes genotóxicos do ambiente, que são um solo fértil para a formação das neoplasias.
o “organismo” se “organiza” para proteger o dna!
-
como seria de se esperar, um sistema de reparo eficiente é necessário para a manutenção da integridade do genoma, caso o fator de estresse seja capaz de causar danos às moléculas de dna.
preservá-lo é tão importante que as células contam com mais de 150 genes para codificar proteínas relacionadas aos diferentes mecanismos e suas vias de reparo.
-
no momento, vamos citar os genes que promovem o crescimento celular autônomo – os oncogenes – e seus equivalentes celulares normais – os proto-oncogenes.
-
os proto-oncogenes são reguladores fisiológicos da proliferação celular e da diferenciação; os oncogenes caracterizam-se pela capacidade de promover o crescimento celular na ausência de sinais mitogênicos normais. as alterações genéticas mais comuns envolvem a ativação de proto-oncogenes ou a inativação de genes supressores tumorais.
-
na maioria das células, o dano no dna não reparado pode resultar em apoptose, que seria o desejado, ou levar a um crescimento celular descontrolado e, subsequentemente, o câncer.
-
após esses breves comentários, vamos conceituar, de forma resumida, os padrões de morte celular, necrose e apoptose, para identificar suas características diferenciadoras, certo?
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- QUIMIOTERAPIA: Mecanismos de Morte e Resistência Celular (Unidade V)