Curso Online de GASOMETRIA ARTERIAL
O reconhecimento dos mecanismos homeostáticos que controlam o equilíbrio ácido-básico é fundamental. Curso contendo 69 slides com ilustra...
Continue lendoAutor(a): Saber Enfermagem
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 40 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
GASOMETRIA ARTERIAL
-
É um exame considerado invasivo que possui a finalidade de medir as concentrações de oxigênio, a ventilação e também o estado ácido/básico do paciente. Os valores da gasometria são tipicamente obtidos quando o quadro clínico da pessoa deixa a suspeita de alguma possível anormalidade na oxigenação, na ventilação ou no estado ácido/básico.
O QUE É GASOMETRIA ?
-
Quando se possui o intuito de avaliar alterações na terapia que possam estar afetando a oxigenação, como mudanças na concentração do oxigênio inspirado ou pressão nas vias áreas, por exemplo, também se faz uma medição dos gases arteriais. Este é um exame de sangue colhido da artéria radial, que fica próxima ao punho.
-
A amostra também pode ser obtida retirando sangue da artéria braquial ou da femoral. Para a realização do mesmo não é preciso qualquer espécie de jejum ou de preparativos especiais.
Os valores obtidos durante o exame são atingidos por comparações de parâmetros internos do gasômetro com as amostras do paciente.
-
Os valores pesquisados durante a gasometria arterial são, geralmente, o ph, o pO2 ou pressão parcial de oxigênio, o pCO2 ou pressão parcial de gás carbônico, o HCO3 necessário para o equilíbrio ácido/básico e o SatO2 que mede a saturação de oxigênio arterial.
-
Quem pode realizar?
De acordo com a Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício profissional de enfermagem, todos os procedimentos que apresentem maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas são privativos do enfermeiro.
-
A punção arterial, para fins de dosagem de gasometria arterial, é um procedimento que envolve riscos e que, por sua complexidade, exige o conhecimento e a prática de técnicas específicas, considerando as condições física e clínica do paciente.Apenas o enfermeiro, possui conhecimento dos princípios de anatomia e fisiologia, e, é considerado técnica e legalmente apto a realizar a punção arterial para dosagem de gasometria.
-
Outro aspecto que reforça a realização da punção exclusivamente pelo enfermeiro é a necessidade de se executar, antes do procedimento, a consulta de enfermagem, visando identificar possíveis agravos ou fatores de risco presentes, entre os quais, a resposta do paciente em relação ao TS (tempo de sangramento) e em relação ao TC (tempo de coagulação).
-
Técnicos e auxiliares de enfermagem não estão habilitados tecnicamente e não têm suporte legal para a realização da gasometria arterial.
-
INDICAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DO EXAME
É um exame indicado caso haja a necessidade de pesquisar os valores gasométricos de uma pessoa. Quando o quadro clínico dela sugere alguma irregularidade na ventilação, na oxigenação ou no estado ácido/básico é orientado que se submeta a tal procedimento.
-
Alterações na terapia que possam de alguma forma modificar a oxigenação também podem ser pesquisadas com este exame, por exemplo, mudanças na pressão da vias áreas, na concentração do oxigênio que é inspirado, na ventilação ou no nível ácido/básico
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução: definição do exame de gasometria arterial.
- Locais para punção arterial.
- Profissionais responsável pelo procedimento.
- Indicação para realização do exame.
- Orientações para realização do exame (ambulatorial).
- Tabela sobre os parâmetros de resultados.
- Avaliação do paciente internado.
- Interpretação da gasometria arterial.
- Definição, sintomas, fatores predisponentes e tratamento: Alcalose respiratória, metabólica e Acidose respiratória e metabólica.
- Orientações para realização da coleta de sangue arterial: Prova de Allen, materiais utilizados, procedimentos, técnicas, quantidade de amostra.
- Orientações ao paciente.
- Observações importantes sobre gasometria arterial e venosa.
- Agradecimentos.
- Referências bibliográfica