Curso Online de Feridas e Curativos
Curso Reformulado Nesse curso você aprenderá sobre anatomia da pele, fisiologia da ferida, medicamentos e curativos e as principais técni...
Continue lendoAutor(a): So Enfermagem
Carga horária: 19 horas
Por: R$ 49,90
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Feridas e Curativos
-
Olá, bem-vindo (a) ao curso a distância do Só Enfermagem.
Utilize as teclas abaixo para sair, voltar ou avançar.Bons estudos!
-
Dicas importantes para o bom aproveitamento do curso
O objetivo principal é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso.
Leia todo o conteúdo com atenção redobrada, não tenha pressa.
Explore profundamente as ilustrações explicativas, pois elas são fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo.
Quanto mais aprofundar seus conhecimentos mais se diferenciará dos demais.
O aproveitamento que cada aluno faz, é você que fará a diferença entre os “alunos certificados” dos “alunos capacitados”.
A aprendizagem não se faz apenas no momento em que está realizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento às coisas que estão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foi aprendido.
Critique o que está aprendendo, verificando sempre a aplicação do conteúdo no dia-a-dia. O aprendizado só tem sentido quando é efetivamente colocado em prática. -
Programa de Educação Continuada à Distância
EAD Educação à Distância -
Introdução
-
A ferida é definida por Borges (2001) como uma ruptura na pele, na membrana mucosa ou em qualquer outra estrutura do corpo causada por um agente químico, físico ou biológico.
Sabemos que a pele é a principal barreira de proteção do organismo e tem como funções básicas impedir a perda excessiva de líquidos, proteger o organismo da ação de agentes externos, inclusive microbianos, sintetizar vitamina D, manter a temperatura corpórea, participar da termorregulação, função estética.
A ferida é ocasionada pelo rompimento da barreira, requerendo não apenas o curativo, mas também a identificação e intervenção nas possíveis e múltiplas dimensões desse agravo, incluindo medidas de promoção, prevenção e reabilitação.
-
O tratamento de feridas se refere a proteção de lesões contra a ação de agentes externos físicos, mecânicos ou biológicos, tendo com objetivo reduzir, prevenir e/ou minimizar os riscos de complicações decorrentes
Antes da seleção e aplicação de um curativo, é necessária uma avaliação completa da ferida, do seu grau de contaminação, da maneira como esta ferida foi produzida, dos fatores locais e sistêmicos e da presença de exsudato, como forma de agilizar o processo de cicatrização e proteger a ferida.
Historicamente o tratamento de feridas tem como filosofia, a proteção das lesões contra a ação de agentes externos físicos, mecânicos ou biológicos. A preocupação com a contaminação exógena por microorganismos fez com que fossem instituídas técnicas de curativo, onde o principio básico era a manutenção do curativo limpo e seco
-
Uma ferida é representada pela interrupção da continuidade de um tecido corpóreo, em maior ou em menor extensão, causada por qualquer tipo de trauma físico, químico, mecânico ou desencadeada por uma afecção clínica, que aciona as frentes de defesa orgânica para o contra ataque.
-
Histórico
-
Tratar uma ferida não é um desafio novo. Desde a antiguidade há relatos sobre este cuidado.Há mais de 3000 anos, os egípcios registraram uma medicina avançada, conheciam o corpo humano, faziam cirurgias e curavam fraturas complexas com perfeição. As feridas também tinham seu destaque, eles associavam uma variedade de plantas, animais e minerais na cobertura das feridas e perceberam a função do Bolor de pão no controle da infecção, utilizando de maneira arcaica o que seria 3000 anos após a penicilina.Na Era Medieval, houve uma regressão destes avançados conhecimentos médicos. O corpo era considerado a morada de divindades ou de demônios e as feridas eram a prova de que os demônios estavam por perto. Então o cuidado das feridas foi entregue a pessoas consideradas bruxas que acreditavam ter poderes para expulsar os demônios e assim curar as feridas e utilizavam todo o tipo de materiais, tais como cataplasmas, teia de aranha e plantas medicinais. Tudo era acompanhado de muitas preces e rituais. Além disso óleos quentes eram utilizados na intenção de cauterizar o sangramento e as feridas.
-
Assim evoluímos até o século IX e XX. Com a descoberta da existência dos microorganismos e sua associação com as doenças, iniciamos a era dos antibióticos. Nesta época acreditava-se que quanto mais seca, mais protegida a ferida estava de microorganismos. Emplastos e pomadas com antibióticos eram muito utilizados, juntamente com gazes secas para manter o ambiente o mais seco possível, facilitando a formação de crostas para a proteção da ferida e para a completa cicatrização.Na década de 50 novos estudos revolucionariam o tratamento de feridas. Assim nasce o conceito de cicatrização em meio úmido, utilizado como base no cuidado de feridas até hoje.Winter em 1962 demonstrou que o meio úmido, enzimas como as colagenases e proteinases capacitam as células para migrarem através da ferida para as áreas úmidas onde há fibrina. Como a epitelização significa migração celular, o meio úmido favorece condições fisiológicas para a cicatrização.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- Histórico
- Pele
- Classificação das feridas
- Tipos de Escalas para avaliação da dor
- Cicatrização
- Lesão por pressão
- Curativos
- Tratamento e Cobertura da Ferida
- Grupos de feridas
- Conceitos relacionados ao tratamento de feridas
- Feridas neoplasicas
- Modelo de fluxo de atendimento e alguns resultados obtidos
- Laserterapia no tratamento de feridas
- Oxigenoterapia hiperbárica no tratamento de feridas
- Bibliograf