Curso Online de Enfermagem em Home Care
Nesse curso você irá conhecer sobre Cuidado Domiciliar, Internação Domiciliar, Home Care e muito mais.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- Enfermagem em Home Care
-
Olá, bem-vindo (a) ao curso a distância do Só Enfermagem.
Utilize as teclas abaixo para sair, voltar ou avançar.Bons estudos!
-
Programa de Educação Continuada à Distância
EAD Educação à Distância -
Dicas importantes para o bom aproveitamento do curso
O objetivo principal é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso.
Leia todo o conteúdo com atenção redobrada, não tenha pressa.
Explore profundamente as ilustrações explicativas, pois elas são fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo.
Quanto mais aprofundar seus conhecimentos mais se diferenciará dos demais.
O aproveitamento que cada aluno faz, é você que fará a diferença entre os “alunos certificados” dos “alunos capacitados”.
A aprendizagem não se faz apenas no momento em que está realizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento às coisas que estão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foi aprendido.
Critique o que está aprendendo, verificando sempre a aplicação do conteúdo no dia-a-dia. O aprendizado só tem sentido quando é efetivamente colocado em prática. - Conceitos
-
Home Care é uma expressão inglesa na qual Home significa “Lar” e Care “Cuidados”. Traduz-se, desta forma, como cuidados no lar.
-
O Home Care surgiu primeiramente nos Estados Unidos (EUA) no período pós-guerra, mediante a necessidade dos familiares de cuidar de seus doentes em casa. Após essa fase inicial houve a inserção dos profissionais especializados para este cuidado.
Segundo o COFEN, Home Care, Assistência Domiciliar e/ou Assistência Domiciliária, necessita atender e se enquadrar nas disposições da Lei 7498/86 e no Decreto-Lei 94.406/87
Atenção domiciliar - Segundo a OMS, é um conjunto de ações realizadas por uma equipe interdisciplinar no domicilio do usuário/família. Articula promoção, prevenção, diagnostico, tratamento e reabilitação, favorecendo o desenvolvimento e a adaptação de suas funções de maneira a restabelecer sua independência e a preservação de sua autonomia.
-
Atendimento domiciliar é o nome dado a visita ou procedimento isolado ou periódico realizado no domicilio do paciente por um profissional habilitado na área de saúde como alternativa ao atendimento ambulatorial.
Internação domiciliar é o nome dado ao serviço prestado no domicilio do paciente em substituição ou alternativo à hospitalização por uma equipe técnica habilitada e multiprofissional da área da saúde.
Acompanhamento Domiciliar - É o cuidado no domicílio para pessoas que necessitem contatos freqüentes e programáveis com os profissionais da Equipe.
Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) - Profissionais que compõem a equipe técnica da atenção domiciliar, com a função de prestar assistência clínico-terapêutica e psicossocial ao paciente em seu domicílio.
-
O conceito de Home Care é bem abrangente assim como são os serviços médicos e de enfermagem prestados aos pacientes em sua residência. Em geral HOME CARE significa atendimento ambulatorial ou internação domiciliar (24 h.) por pessoal de enfermagem especializada . Vamos designar primordialmente de Internação Domiciliar todo e qualquer tratamento multidisciplinar especializado que requeira atendimento 24 h. de equipe médica-enfermagem na casa do paciente. É necessário repassar a idéia que qualquer tipo de paciente, desde que tido como estável, dependente de respirador ou não, pode ser tratado em casa com relativa simplicidade, dependendo do"know-how"de quem coordena o tratamento.
O movimento de Home Care surgiu nos Estados Unidos em 1947 na era do pós-guerra. Foi quando várias enfermeiras se reuniram e passaram a atender e cuidar dos pacientes em casa. Somente na década de 1960 é que este movimento tomou mais vulto e a idéia da “desospitalização precoce“; começou a ser levada a sério. Os Hospitais viviam cheios, os leitos não eram suficientes, as filas para internação hospitalar começaram a surgir de todos os lados, a população aumentando cada vez, muitos doentes de guerras, os idosos estavam ficando mais longevos precisando cada vez mais de cuidados médicos e de enfermagem e novos Hospitais precisavam ser construídos. Nesta época surgiram as "Nursing Home", que existem até hoje, onde o atendimento é realizado principalmente por enfermeiras e direcionado para o idoso crônico terminal. No entanto a demanda para atender outros tipos de pacientes, com diversas patologias era grande.
-
Em vez deles ficarem se recuperando no hospital, ocupando por vezes leitos desnecessariamente, foram surgindo instituições que se propunham a tratar do paciente em casa, operado ou não. Ao contrário, do que os médicos imaginavam em vez de queda, houve um salto de eficiência com este tipo de tratamento, promovendo-se uma recuperação precoce do paciente. Enfermeiras domiciliares foram surgindo devagarinho, foram se agrupando se organizando em instituições que se propunham a implantar este tipo de atendimento. E o mais importante, foram os resultados conseguidos com uma drástica redução nos custos que variavam entre 20% a 70% mais barato do que os cobrados pelos Hospitais. Começava a surgir embrionariamente uma solução economicamente viável e criativa para um atendimento alternativo a saúde.
No princípio o sucesso não foi tão grande pois os familiares não podiam arcar com os custos desta Internação Hospitalar e que o tornava elitizado demais. Mas na medida que as Seguradoras e Planos de Saúde descobriram este nicho de diminuição de despesas passaram a estudar as planilhas de custos e a remunerar quase todos os procedimentos de HOME CARE. Em pouco tempo foram surgindo centenas destas instituições nos Estados Unidos cuja atividade fim é prestar algum tipo de atendimento ambulatorial ou internação domiciliar a pacientes.
-
Os últimos dados americanos de 1997, demonstraram existir atualmente cerca de 20.215 organizações de HOME CARE nos EUA. O número de pacientes que receberam cuidados domiciliares em 1997 foi surpreendentemente elevado e atingiu a impressionante marca de 7,4 milhões de americanos!
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Conceitos
- História do Home Care
- O paciente de Home Care
- Critérios de inclusão de pacientes em Home Care
- Classificação por grupos
- Vantagens do Home Care
- Modalidades de internação domiciliar – serviço de enfermagem
- Como o paciente chega ao Home Care
- A Família e o Home Care
- O ambiente do Home Care na residência
- O profissional de Home Care
- Material da maleta de visitas domiciliares
- Controle dos Equipamentos no Home Care
- Administração de Medicamentos no Home Care
- Impressos do Home Care
- Direito dos Pacientes
- Atribuições da equipe de saúde na assistência domiciliar
- Papel do enfermeiro na assistência domiciliar – SAE
- Protocolo de segurança de trabalho para a equipe visitante
- Procedimentos e Técnicas em Home Care
- Desmame do serviço de Home care
- Alta domiciliar
- Bibliografia
- Direito dos Pacientes
- Atribuições da equipe de saúde na assistência domiciliar
- Papel do enfermeiro na assistência domiciliar SAE
- Protocolo de segurança de trabalho para a equipe visitante
- Procedimentos e Técnicas em Home Care
- Desmame do serviço de Home care
- Alta domiciliar
- Bibliografia