Curso Online de ENFERMAGEM DO TRABALHO
O CURSO ABORDA ASSUNTOS REFERENTE A ENFERMAGEM DO TRABALHO, TAIS COMO: LEGISLAÇÃO DO TRABALHO, DOENÇAS OCUPACIONAIS,ACIDENTE DE TRABALHO,...
Continue lendoAutor(a): Daniella Oliveira De Brito Leite
Carga horária: 100 horas
Por: R$ 250,00
(Pagamento único)
Mais de 150 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 2 no total
- Maria Nilva Dos Santos Rocha
- Evani Barbosa Onorio
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
ENFERMAGEM DO TRABALHO
ENFERMAGEM DO TRABALHO
Daniella Oliveira de Brito Leite
-
LEGISLAÇÃO DO TRABALHO
LEGISLAÇÃO DO TRABALHO
Histórico:
A Consolidação das Leis do Trabalho surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil.
A Consolidação das Leis do Trabalho, regulamenta as relações trabalhistas, tanto do trabalho urbano quanto do rural. Desde sua publicação já sofreu várias alterações, visando adaptar o texto às nuances da modernidade. Apesar disso, ela continua sendo o principal instrumento para regulamentar as relações de trabalho e proteger os trabalhadores.
-
Seu objetivo principal é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas.
Os principais assuntos da CLT são:
Registro do Trabalhador/Carteira de Trabalho
Jornada de Trabalho
Período de Descanso
Férias
Medicina do Trabalho
Categorias Especiais de Trabalhadores
Proteção do Trabalho da Mulher
Contratos Individuais de Trabalho
Organização Sindical
Convenções Coletivas
Fiscalização
Justiça do Trabalho e Processo Trabalhista -
DOENÇAS OCUPACIONAIS
Doença ocupacional é designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho.
Elas se dividem em doenças profissionais, que são sempre causadas pela atividade laboral, e doenças do trabalho, que podem ou não ser causadas pelo trabalho.
ESSAS DOENÇAS GERALMENTE SÃO CAUSADAS POR:
AGENTES FÍSICOS
AGENTES QUÍMICOS
AGENTES BIOLÓGICO
AGENTES ERGONÔMICOS -
DOENÇAS OCUPACIONAIS
As doenças mais comuns são:
Sistema tegumentar: dermatoses ocupacionais e tumores cutâneos
Sistema digestivo: patologias hepáticas
Sistema urinário: insuficiência renal
Sistema nervoso e órgãos do sentido: tontura, demência, alterações no cérebro, PAIR(perda auditiva por ruído)
Sistema músculo-esquelético: lombalgias, LER, DORT
Sistema respiratório: faringite, rinite, sinusite, asma, bronquite, pneumonite, câncer de pulmão, e principalmente as pneumoconioses.
-
Pneumoconioses são doenças causadas por inalação de poeiras, substâncias que o organismo pouco consegue combater com seus mecanismos de defesa imunológica e/ou leucocitária.
Dentre as principais destacam-se: asbestose, silicose, bagaçose, estanhose, siderose ,beriliose.
DOENÇAS OCUPACIONAIS: PNEUMOCONIOSES
-
Asbestose: é uma formação extensa de tecido cicatricial nos pulmões causada pela aspiração do pó de amianto/asbesto.
Silicose: é causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão.
DOENÇAS OCUPACIONAIS: PNEUMOCONIOSES
-
A beriliose: é uma inflamação pulmonar causada pela inalação de poeira ou gases que contêm belírio.
Siderose: é a deposição de ferro no tecido pulmonar.
Estanhose: é a deposição de estanho no tecido pulmonar.
Bagaçose: é a deposição de resíduos seco de cana-de-açucar ou bagaço.
DOENÇAS OCUPACIONAIS: PNEUMOCONIOSES
-
1. Lesões por esforços repetitivos (LER) ou Doenças osteomusculares relacionado ao trabalho (DORT): é um conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo devido a má postura, stress ou trabalho excessivo. Exemplo: Tenossinovite, Tendinite, Bursite Síndrome do túneo do carpo, Lesões nos músculos, articulações, coluna. 2. Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR: é a diminuição gradual de acuidade auditiva, decorrente da exposição continuada a níveis elevados de ruído.
1. Lesões por esforços repetitivos (LER) ou Doenças osteomusculares relacionado ao trabalho (DORT): é um conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo devido a má postura, stress ou trabalho excessivo. Exemplo: Tenossinovite, Tendinite, Bursite Síndrome do túneo do carpo, Lesões nos músculos, articulações, coluna. 2. Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR: é a diminuição gradual de acuidade auditiva, decorrente da exposição continuada a níveis elevados de ruído.
DOENÇAS OCUPACIONAIS
-
Do ponto de vista legal no Brasil, acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença, que cause a morte ou a perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
Do ponto de vista prevencionista, trata-se de uma ocorrência não programada, inesperada ou não, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo útil e/ou lesões para os trabalhadores, e/ou danos materiais.
ACIDENTE DE TRABALHO
-
Também são considerados acidentes de trabalho:
Acidentes de trajeto: que se refere ao acidente sofrido pelo empregado no percurso da residência ou do local de refeição para o local de trabalho ou deste para aqueles, independentemente do meio de locomoção, sem que haja interrupção de percurso por motivo alheio ao trabalho.
Doença profissional: que pode ser entendida como a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério da Previdência Social.
Doença do trabalho: que pode ser entendida como a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, e constante de relação elaborada pelo Ministério da Previdência Social
ACIDENTE DE TRABALHO
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- ENFERMAGEM DO TRABALHO
- LEGISLAÇÃO DO TRABALHO
- 1. Lesões por esforços repetitivos (LER) ou Doenças osteomusculares relacionado ao trabalho (DORT): é um conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo devido a má postura, stress ou trabalho excessivo. Exemplo: Tenossinovite, Tendinite, Bursite Síndrome do túneo do carpo, Lesões nos músculos, articulações, coluna. 2. Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR: é a diminuição gradual de acuidade auditiva, decorrente da exposição continuada a níveis elevados de ruído.
- COMUNICADO DE ACIDENTE DE TRABALHO - CAT
- SERVIÇOS DE SAÚDE OCUPACIONAL
- Serviços prestados no Serviço de Saúde Ocupacional
- Exame Admissional
- Exame Periódico
- Exame de Retorno ao Trabalho
- Exame Demissional
- BIOSEGURANÇA
- EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
- EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
- EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA
- PLACAS DE SEGURANÇA
- COMPOSIÇÃO (Representantes)
- OBJETIVOS DA HIGIENE DO TRABALHO:
- PLANO DE HIGIENE DO TRABALHO
- ERGONOMIA
- RISCOS ERGONÔMICOS
- VACINAÇÃO DO TRABALHADOR
- ENFERMAGEM DO TRABALHO
- AÇÕES DO ENFERMEIRO NA EMPRESA
- PROCESSO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE OCUPACIONAL
- SINAIS VITAIS
- Medidas Antropométricas
- NORMAS REGULAMENTADORAS
- NR 01
- NR 02 – INSPEÇÃO PRÉVIA
- NR 03 – EMBARGO OU INTERDIÇÃO
- Obs.: "Nos grupos C-18 e C-18a constituir CIPA por estabelecimento a partir de 70 trabalhadores e quando o estabelecimento possuir menos de 70 trabalhadores observar o dimensionamento descrito na NR 18- subitem 18.33.1." .
- ANEXO II REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO DE “SERVIÇO PRÓPRIO DE INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS:
- ANEXO I - LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE
- NR 17
- 23.17. Localização e Sinalização dos Extintores 23.17.1. - Os extintores deverão ser colocados em locais: (123.055-7 / I1) a) De fácil visualização; b) De fácil acesso; c) Onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.
- ANEXO Ao Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho Ministério do Trabalho Brasília - DF Ref. REGISTRO DE TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
- QUADRO II