Curso Online de Doença de Alzheimer
É uma doença degenerativa, progressiva que compromete o cérebro causando: diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento e...
Continue lendoAutor(a): Mariana Rodrigues Da Silva
Carga horária: 6 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 30 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 2 no total
- Kelly Cristina Da Silva Ferreira
- Educelina Toledo Da Mata Soares
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Doença de Alzheimer
mariana silva
doença de alzheimer
-
Anatomia e fisiologia Cerebral
anatomia e fisiologia cerebral
o sn é dividido em snp, snc e sna.
sistema nervoso central é constituído por encéfalo (córtex cerebral, ponte, hipotálamo, tálamo, bulbo, cerebelo) e medula espinhal.
o neurônio é constituído por pericário, dendritos e axônio. ele é a unidade funcional do sistema nervoso, que irá receber estímulos e transmiti- los em forma de sinapses. o receptor deste estimulo pode ser uma célula, órgão,partes corpóreas, entre outros. -
o estimulo pode ser: aferente (do órgão ou periferia em direção ao snc) ou eferente (do snc ao órgão ou periferia).
as células da glia são divididas em oligodendrócito/célula de schwann, astrócitos, ependimócito, micróglia.
tudo isso protegido pelas meninges dura-máter, aracnoide e pia-máter, e “lubrificado pelo liquído encefalo raquidiano”. -
dentro do cérebro humano ocorrem as mais variadas situações, tais como: percepção, imaginação, pensamentos, julgamentos, decisões, etc.
a superfície do cérebro – o córtex cerebral – é composta por seis camadas de neurônios.
o cerebro divide- se em 2 metades, o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito e interligados pelo corpo caloso. o seu aspecto se assemelha ao miolo de uma noz. -
o hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisfério esquerdo, é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. enquanto o hemisfério direito, é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade. nos canhotos as funções estão invertidas.
-
o corpo caloso, localiza-se no fundo da fissura inter-hemisférica, ou fissura sagital, é a estrutura responsável pela conexão entre os dois hemisférios cerebrais. essa estrutura, composta por fibras nervosas de cor branca (feixes de axónios envolvidos em mielina), é responsável pela troca de informações entre as diversas áreas do córtex cerebral.
-
o cérebro humano possui quatro áreas conhecidas como lóbulo frontal, lóbulo parietal, lóbulo temporal e lóbulo occipital.
-
o lóbulo frontal é responsável pelos movimentos voluntários , inteligência e personalidade.
-
o lobo parietal tem uma área abrangente denominada somatossensória, responsável pela percepção de estímulos sensoriais que ocorrem através da epiderme ou órgãos internos.
-
o lóbulo temporal possui uma área especial chamada córtex auditivo, como o próprio nome já diz, esta área está intimamente ligada a audição.
-
no lobo occiptal encontra-se o córtex visual, que recebe todas as informações captadas pelos olhos; melhor dizendo, sua especialidade é a visão.
existem outras áreas dos lóbulos que não possuem especialização, estas são chamadas de córtex de associação. além de estas serem conectadas a vários sentidos e movimentos, acredita-se que nelas também são processados nossos pensamentos e armazenadas nossas memórias.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Doença de Alzheimer
- Anatomia e fisiologia Cerebral
- Conceito: O que é a doença de Alzheimer?
- Fator de Risco
- Dados Sociais
- Há uma verdadeira epidemia de demência emergindo; a carga que os serviços de saúde pública suportam atualmente já é grande; 70 a 80% dos pacientes demenciados vivem em seus domicílios; e a doença de Alzheimer, causa mais comum de demência, é uma doença incurável, de causa desconhecida, cuja prevalência e incidência aumentam dramaticamente com a idade.
- Sintomas
- Mecanismo da doença
- Placas Neuríticas
- Novelos Neurofibrilares
- Evolução da doença de Alzheimer
- Assistência de Enfermagem
- Diagnóstico de enfermagem
- Avaliação do sistema neurológico
- Diagnóstico de Enfermagem segundo a NANDA
- MEEM (Mini Exame do Estado Mental)
- Tratamento
- Referências Bibliográficas