Curso Online de Comunicação em Libras para Enfermagem
O curso aborda história, comunicação, alfabeto, doenças, etc
Continue lendoAutor(a): So Enfermagem
Carga horária: 14 horas
Por: R$ 39,90
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Comunicação em Libras para Enfermagem
-
Olá, bem-vindo (a) ao curso a distância do Só Enfermagem.
Utilize as teclas abaixo para sair, voltar ou avançar.Bons estudos!
-
Programa de Educação Continuada à Distância
EAD Educação à Distância -
Dicas importantes para o bom aproveitamento do curso
O objetivo principal é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso.
Leia todo o conteúdo com atenção redobrada, não tenha pressa.
Explore profundamente as ilustrações explicativas, pois elas são fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo.
Quanto mais aprofundar seus conhecimentos mais se diferenciará dos demais.
O aproveitamento que cada aluno faz, é você que fará a diferença entre os “alunos certificados” dos “alunos capacitados”.
A aprendizagem não se faz apenas no momento em que está realizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento às coisas que estão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foi aprendido.
Critique o que está aprendendo, verificando sempre a aplicação do conteúdo no dia-a-dia. O aprendizado só tem sentido quando é efetivamente colocado em prática. -
Introdução
-
A audição é o sentido por meio do qual se percebem os sons e a deficiência auditiva por sua vez deve ser tema de discussão, pois embora seja direito da pessoa surda ter acesso a serviços de saúde de qualidade, são por muitas vezes, atendidos de maneira incorreta e desrespeitados em sua condição, pois a área de saúde não possui profissionais capacitados para um atendimento aprimorado.
Durante muito tempo pessoas com surdez eram consideradas doentes, com limitações e deficit cognitivo, estigmatizadas e alvos de preconceito. Atualmente, a sociedade compreende estes sujeitos como normais, apresentando potenciais e habilidades, tornando-se uma temática de interesse da comunidade científica. Entretanto, apesar da surdez ser uma das deficiências sensoriais que mais cresce no Brasil e no mundo, este seguimento social ainda enfrenta muitos obstáculos.
-
A língua, a linguagem e a comunicação são fatores essenciais para que as interações sociais e relações interpessoais ocorram. E diante de tais premissas, os equipamentos sociais disponíveis são poucos para atender demandas de pessoas com deficiência, que precisam de um amparo especial (HAMZE, 2010). Tal fato é agravado pelo fato de a sociedade não oferecer condições para que uma pessoa surda tenha a mesma oportunidade de acesso a linguagem, e neste contexto, a língua de sinais se torna meio propagador para efetivar a comunicação.
Na área da saúde a comunicação do profissional com o paciente representa a principal maneira de criar vínculos com o paciente e familiares. Para que haja um eficaz comunicação entre profissionais da saúde e alguém surdo é necessário tomar medidas cabíveis para facilitar a linguagem, evitando barreiras.
-
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS deveria ser uma disciplina obrigatória nos cursos de formação profissional na área da saúde, com a finalidade de maior interação entre profissional e paciente surdo, visando a melhoria do atendimento à saúde e ainda sendo relevante demonstrar o quão benéfico é melhorar a assistência da saúde primando pela diversidade e atendendo da melhor forma pessoas que precisam de atendimento especial.
Nota-se que a maior parte dos profissionais de
saúde não está preparado nem capacitado para
se deparar com um portador de deficiência auditiva, isso muitas vezes gera um déficit na qualidade integral da assistência. -
William Stokoe
Considerado o pai da linguística da Língua de Sinais Americana (ASL), William Stokoe realizou estudos linguísticos na década de 1960, que buscaram legitimar a American Sign Language como língua natural, assim como as línguas orais. Foi um dos primeiros linguistas a estudar uma língua de sinais com tratamento linguístico. -
Anatomia do Ouvido
-
O ouvido possui três partes principais: o ouvido externo, a ouvido médio, e a ouvido interno.
Ouvido Externo
Pavilhão auricular (orelha) - coleta e encaminha o som para dentro do canal auditivo
Canal auditivo (canal auditivo externo) - direciona o som para o ouvido
Ouvido Médio
Tímpano (membrana timpânica) - transforma sons em vibrações
Martelo, bigorna e estribo - esta cadeia de três pequenos ossos (ossículos) transferem as vibrações para o ouvido interno
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- Anatomia do Ouvido
- Breve histórico da educação dos surdos
- Surdez
- Tipos de Identidades Surdas
- Os Números da Surdez
- Legalidade da LIBRAS
- Importância da LIBRAS na assistência à saúde
- Comunicação com o surdo na perspectiva do profissional de saúde
- Interação profissional de enfermagem/paciente
- Alfabeto em LIBRAS
- Pronomes Pessoais
- Números cardinais
- Números ordinais
- Meses
- Dias da semana
- Cores
- Sentimentos
- Tempo
- Perguntas
- Transtornos Psicológicos e Psiquiátricos
- Alguns exames
- Sinais, sintomas e doenças/ agravos em saúde
- Sinais e sintomas clínicos de IST
- Bibliograf