Curso Online de Saúde Pública e Saúde do Trabalhador.
O curso aborda a relação estabelecidade entre a saúde pública e a preocupação do setor pelas atividades laborais do cidadão.
Continue lendoAutor(a): Douglas Rodrigues Feitosa
Carga horária: 4 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 20 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 2 no total
"Muito proveitoso para o curriculo profissional"
- Raimundo Wagner Da Silva Evangelista- Josimara Rodrigues Da Cruz
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Saúde Pública e Saúde do Trabalhador
Saúde Pública e Saúde do Trabalhador
Prof. Esp. Douglas Feitosa
-
Introdução
Introdução
O termo Saúde do Trabalhador refere-se a um campo do saber que visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença.
O fundamento de suas ações é a articulação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial.
-
Saúde Pública
Saúde Pública
A saúde pública centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações.
-
Na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais.
-
Trabalhador é:
Toda pessoa que exerça uma atividade de trabalho, independentemente de estar inserido no mercado formal ou informal de trabalho, inclusive na forma de trabalho familiar e/ou doméstico.Ressalte-se que o mercado informal no Brasil tem crescido acentuadamente nos últimos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cerca de 2/3 da população economicamente ativa – PEA têm desenvolvido suas atividades de trabalho no mercado informal.
-
SUS
SUS
A municipalização e a distritalização, como espaços descentralizados de construção do SUS, são considerados territórios estratégicos para estruturação das ações de saúde do trabalhador.
-
A adoção da Estratégia da Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde, visando contribuir para a construção de um modelo assistencial que tenha como base a atuação no campo da Vigilância da Saúde.
-
Assim, as ações de saúde devem pautar-se na identificação de riscos, danos, necessidades, condições de vida e de trabalho, que, em última instância, determinam as formas de adoecer e morrer dos grupos populacionais.
-
Aspectos relativos ao trabalho, presentes na vida dos indivíduos, famílias e conjunto da população, devem ser incorporados no processo, como propõe o diagrama a seguir.
-
Em relação aos trabalhadores, há que se considerar os diversos riscos ambientais e organizacionais aos quais estão expostos, em função de sua inserção nos processos de trabalho.
Assim, as ações de saúde do trabalhador devem ser incluídas formalmente na agenda da rede básica de atenção à saúde.
Dessa forma, amplia-se a assistência já ofertada aos trabalhadores, na medida em que passa a olhá-los como sujeitos a um adoecimento específico que exige estratégias – também específicas – de promoção, proteção e recuperação da saúde.
-
No intuito de contribuir com o avanço da organização dessas ações na rede básica de saúde, nos programas:
Saúde da Família;
Agentes Comunitários de Saúde;
Sob orientação da Norma Operacional de Saúde do Trabalhador no SUS/MS – NOST/SUS
da Instrução Normativa de Vigilância em Saúde do Trabalhador e demais normas existentes para a atuação do SUS no campo da Saúde do Trabalhador, a
Coordenação de Saúde do Trabalhador
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Saúde Pública e Saúde do Trabalhador
- Introdução
- Saúde Pública
- SUS
- O papel do Ministério da Saúde/Sistema Único de Saúde – MS/SUS
- Lei Orgânica da Saúde
- Ações em Saúde do Trabalhador a serem desenvolvidas no nível local de saúde
- Atribuições Gerais
- Atribuições específicas da equipe
- ACS – Agente Comunitária(o) de Saúde
- Auxiliar de Enfermagem
- Enfermeiro
- Médico
- OBRIGADO!